Teste VDRL

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O teste VDRL, sigla de Veneral Disease Research Laboratory, é um teste laboratorial que permite a identificação de pacientes portadores da sífilis, uma doença de transmissão sexual, causada pela espiroqueta Treponema pallidium. Outras possíveis vias de transmissão são a transplacentária (congênita) e por meio de transfusão sanguínea, sendo que, atualmente, esta última praticamente não ocorre mais, em consequência da triagem sorológica de rotina.

O resultado do teste VDRL pode ser positivo ou negativo, sendo que alguns laboratórios usam a terminologia reagente e não-reagente, respectivamente.

O teste VDRL consiste em um teste de floculação, não-treponêmico, que busca anticorpos (reaginas) no soro, plasma ou líquido cefalorraquidiano. Inicia-se este teste coletando do paciente a amostra que será utilizada no teste, colocando-a numa placa juntamente com o reagente, sendo possível observar uma floculação quando o teste apresenta resultado positivo, devendo ser feita uma titulação para obter o valor da positividade, que pode ser alta ou baixa, positivo forte ou fraco.

Comumente, um teste VDRL negativo significa que o indivíduo nunca entrou em contato com o agente etiológico da sífilis. Contudo, em indivíduos que se estão em estágio avançado da moléstia, o resultado do VDRL dará negativo com frequência, sendo este denominado resultado falso-negativo, devido à presença de grande quantidade de reaginas, não havendo a ocorrência de uma reação equilibrada.

Contrariamente, também pode acontecer do resultado do teste fornecer resultado positivo na ausência da doença, chamado de resultado falso-positivo. Embora esta situação não seja comum, pode ocorrer em indivíduos que apresentem outro quadro patológico, como: brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, gripe, tuberculose, câncer, diabetes e doenças auto-imunes que também liberam antígenos que resultam na produção de reaginas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_VDRL
http://www.plugbr.net/vdrl-exame-para-diagnosticar-sifilis-pode-apresentar-falso-positivo/
https://web.archive.org/web/20170803220337/http://www.ebah.com.br:80/content/ABAAABVJEAA/teste-vdrl

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!