Selecionamos as questões dos vestibulares mais importantes do país para elaborar este banco de exercícios de Cuba.
No mês de março de 2016, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, rompeu um período de quase 90 anos, durante os quais nenhum presidente norte-americano havia feito uma visita oficial a Cuba.
Assinale a alternativa correta sobre este país da América Central.
É um país insular que divide sua ilha principal com a República Dominicana.
Após a derrubada de Fulgêncio Batista, ocorrida em 1959, o país teve diversos presidentes eleitos e empossados, durante as quatro décadas seguintes.
Na província de Guantánamo localiza-se uma base naval dos Estados Unidos.
A economia é baseada no plantio de café e soja, mas o turismo é uma atividade em franca expansão.
Tinha uma economia independente da União Soviética, o que explica a aceleração do crescimento que atravessou durante a década de 1990.
Tendo em vista o que a charge pretende expressar e a data de sua publicação, dentre as legendas propostas abaixo, a mais adequada para essa charge é:
Suspensão do embargo econômico a Cuba por parte dos EUA.
Devolução aos cubanos da área ocupada pelos EUA em Guantánamo.
Fim do embargo das exportações petrolíferas cubanas.
Retomada das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba.
Transferência de todos os presos políticos de Guantánamo, para prisões norte-americanas.
Com base no recorte Jornalístico abaixo, e diante das recentes informações vinculadas na mídia sobre CUBA pode-se afirmar que:
Um dos mais marcantes acontecimentos recentes vem sendo o êxodo dos cidadãos cubanos que tentam alcançar a Europa utilizando-se de improvisadas e toscas embarcações.
Teve destaque a posição do Presidente Francês, François Hollande, ao se posicionar favorável ao fim do embargo comercial norte-americano que dificulta a reestruturação da economia do país.
As grandes reservas de recursos naturais em Cuba, em especial o petróleo, são na verdade os grandes responsáveis pelo recente interesse de aproximação dos Estados Unidos com a Ilha Comunista.
O embargo a Cuba que os EUA mantêm desde 1961, Barack Obama acredita que este tenha cumprido o seu propósito. O Presidente esclarece que para por fim o embargo, precisará do apoio do poder legislativo, nomeadamente do Congresso, que neste momento é controlado pelos Democratas, a força política oposta.
Cuba, com a abertura econômica se tornou uma potência econômica neoliberal hoje aliada aos Estados Unidos.