Exercícios de Ecologia

Selecionamos as questões dos vestibulares mais importantes do país para elaborar este banco de exercícios de Ecologia.

Exercício 1: (Enem 2013)

No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.

PETESSE, M. L.; PETRERE JR., M. Ciência Hoje, São Paulo, n. 293, v. 49, jun. 2012 (adaptado).

Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)


Exercício 2: (Enem 2013)

Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais está diretamente relacionada às taxas de produção primária líquida e à rápida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas.

Dos grupos de seres vivos citados, os que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são:


Exercício 3: (Enem 2013)

Apesar de belos e impressionantes, corais exóticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originários do Oceano Pacífico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petróleo e outras embarcações, provavelmente na década de 1980, e disputam com as espécies nativas elementos primordiais para a sobrevivência, como espaço e alimento. Organismos invasores são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruição direta de hábitats pela ação do homem. As populações de espécies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espaço de organismos nativos.

LEVY, I. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 5 dez. 2011 (adaptado).

As populações de espécies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de:


Exercício 4: (UFSC 2016)

Sobre os temas de ecologia relacionados à letra da música “Quede água?”, é CORRETO afirmar que:


Exercício 5: (FUVEST 2016)

É preocupante a detecção de resíduos de agrotóxicos no planalto mato-grossense [Planaltos e Chapada dos Parecis], onde nascem o rio Paraguai e parte de seus afluentes, cujos cursos dirigem-se para a Planície do Pantanal. Em termos ecológicos, o efeito crônico da contaminação, mesmo sob baixas concentrações, implica efeitos na saúde e no ambiente a médio e longo prazos, como a diminuição do potencial biológico de espécies animais e vegetais.

Dossiê Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. Adaptado.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:


Exercício 6: (URCA 2017/1)

Sobre a relação homem x natureza, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e indique a alternativa correta:

( ) Conforme a disponibilidade de recursos econômicos, tecnológicos, etc., as sociedades modernas modificam a natureza original de seus territórios.
( ) A localização geográfica de uma determinada Área, Região ou País, tem um sentido relativo, pois, com o incremento da indústria bélica, podemos viajar mais rapidamente de um lugar a outro.
( ) Nas grandes cidades onde há grande concentração industrial e/ou de veículos, a poluição do ar é mais impactante, sobretudo com a ausência ou pouca disponibilidade de áreas verdes nos centros urbanos.
( ) Com o processo de modernização agrária através da mecanização e introdução de técnicas como o uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos os centros urbanos tiveram, como consequência, aumento dos índices de pluviosidade.
( ) O uso intensivo de agrotóxico na pecuária e no cultivo de hortaliças, entre outros traz consequências negativas para o solo e para o consumo dessa produção.


Exercício 7: (URCA 2016/1)

Muitas plantas foram introduzidas no território brasileiro. Encontramos muitas delas causando prejuízos a muitos ecossistemas. Algumas são plantadas em áreas urbanas e rurais de forma indiscriminada e muitas vezes são distribuídas por órgãos ligados a defesa do meio ambiente. São exemplos de plantas introduzidas em território brasileiro e que não faziam parte da nossa flora, até a chegada de europeus:


Exercício 8: (Unespar 2015)

”A natureza, em contraste, move-se devagar não exige nada, e talvez para muita gente não impressione tanto assim. Mas se você nunca se coloca no meio da natureza, para perceber que a sua essência é a nossa essência, você fica inclinado a tratá-la como algo trivial. Fica disposto a abusar dela e destruí-la pelo descuido, sem perceber sequer que esse modo de agir está errado.”
“A natureza se torna um papel de parede, um pano de fundo da experiência, sem revelar seu significado mais profundo. No entanto, tudo o que fazemos para a natureza, fazemos para nós mesmos. Precisamos agir de maneira afirmativa para deter a destruição.”
Gore, Albert. Uma verdade inconveniente. Manole, 2006; p.161.

Assinale a alternativa correta, baseado no estudo da ecologia.


 

Mais exercícios de áreas específicas: