Exercícios de História da América Espanhola

Selecionamos as questões dos vestibulares mais importantes do país para elaborar este banco de exercícios de História da América Espanhola.

Exercício 1: (UFSC 2015)

Os criollos: uma elite contra os espanhóis

Instalados há várias gerações [...] numa terra que consideram sua, os criollos têm nas mãos as rédeas econômicas da América hispânica. Possuem imensas estâncias e rebanhos de escravos, detêm e desempenham cargos da advocacia e constituem, de modo compacto, o povo dos letrados, particularmente aberto às ideias do século.
Ora, por uma contradição interna, essa elite econômica e de inteligência, numa sociedade em que a presença do índio e do escravo negro confere a todo homem branco “um complexo de superioridade”, sofre com a exclusão da administração real e com a desconfiança que esta lhe manifesta.

CHAUNU. História da América Latina. 4. ed. São Paulo: Difel, 1979. p. 59.

A respeito do texto e dos movimentos de resistência e de independência na América hispânica, é CORRETO afirmar que:


Exercício 2: (UFRGS 2015)

Considere as afirmações abaixo, sobre o Império Espanhol nas Américas, nos séculos XVI e XVII.

I - O Peru e o México, conquistados, respectivamente, dos incas e dos astecas, foram as regiões mais importantes desse império.
II - Uma das principais atividades econômicas foi a mineração, centrada principalmente na região de Potosí, na atual Bolívia.
III - A política econômica da metrópole privilegiou o livre-comércio entre as possessões espanholas e outras regiões europeias, com suas colônias.

Quais estão corretas?


Exercício 3: (FUVEST 2018)

A imagem representa a morte de Atahualpa, o último imperador inca, em 1533, após a conquista espanhola comandada por Francisco Pizarro.

Analise as quatro afirmações seguintes, a respeito da empresa e da conquista colonial espanhola no Peru e da representação presente na imagem.

I. A conquista foi favorecida pelo conflito interno entre os dois irmãos incas, Atahualpa e Huáscar, aproveitado pelas forças espanholas lideradas por Francisco Pizarro.
II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu-se na base econômica do vice-reinado do Peru, controlado pelos espanhóis.
III. Do lado esquerdo da pintura, há uma movimentação conflituosa, na qual as mulheres incas são contidas por guardas espanhóis, contrastando com a expressão ordenada e solene do lado direito, composto por religiosos e autoridades espanholas em torno do corpo do imperador inca.
IV. A pintura revela o resgate de elementos históricos — importante para a construção do ideário nacionalista no século XIX, no processo pós-independência e de formação do Estado nacional peruano —, mas retrata os personagens indígenas com trajes e feições europeus.

Estão corretas apenas as afirmações:


Exercício 4: (UNICAMP 2016)

As revoluções de independência na América hispânica foram, ao mesmo tempo, um conflito militar, um processo de mudança política e uma rebelião popular.
(Rafael Rojas, Las repúblicas de aire. Buenos Aires: Taurus, 2010, p. 11.)

São características dos processos de independência nas ex-colônias espanholas na América:


Exercício 5: (URCA 2018/1)

Sobre o processo de colonização na América no contexto das transformações europeias, a partir dos séculos XV e XVI, é correto afirmar:


Exercício 6: (URCA 2018/1)

No final do século XVIII e início do século XIX, a América espanhola foi palco de diversas revoltas sociais, insurreições escravistas e lutas pela independência.

Sobre estes movimentos, é correto afirmar:


 

Mais exercícios de áreas específicas: