Selecionamos as questões dos vestibulares mais importantes do país para elaborar este banco de exercícios de Minas Gerais.
Analise, neste mapa de Minas Gerais, a localização das regiões I e II:
A partir da análise desse mapa e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
na Região I, a rede hidrográfica é parte integrante da Bacia do Paraná e apresenta caráter perene, enquanto, na Região II, alguns contribuintes do Rio Jequitinhonha são ribeirões e córregos intermitentes.
na Região I, o dinamismo econômico é responsável por sua transformação em polo atrativo de população, enquanto, na Região II, o quadro socioambiental é fator de expulsão populacional, em especial, da mão-de-obra masculina.
na Região I, o grau de modernização do espaço agrícola é reduzido, enquanto, na Região II, a tecnificação da agricultura, poupadora de mão-de-obra, é empregada no cultivo de grãos destinados ao mercado externo.
na Região I, o plantio da soja ocupa posição de destaque na economia, enquanto, na Região II, essa posição é desempenhada pela pecuária extensiva e pela agricultura de subsistência.
Analise este mapa, em que está destacada a área de distribuição espacial da Depressão do São Francisco em Minas Gerais:
A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que essa área.
abriga uma população que, em número e densidade, decresce, grosso modo, de sul para norte, à medida que se afasta da metrópole nacional localizada em território mineiro.
constitui, hoje, o principal pólo mineiro de atração da indústria nacional, diretamente beneficiado pela desconcentração industrial em curso no Estado.
é constituída de grandes áreas, em que a criação extensiva de gado faz uso de pastagens desenvolvidas em áreas ocupadas, originalmente, pelo cerrado e pela caatinga.
ocupa extenso corredor de terras baixas, de orientação norte–sul, resultante do rebaixamento do relevo por ação do Rio São Francisco e de seus principais afluentes.