Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2015/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Documento da Organização Mundial da Saúde – OMS relata um total de 4.920 mortes e 13.703 casos nos oito países afetados pelo surto de ebola, até 27 de outubro de 2014. Especialistas dizem que é preciso monitorar a doença para derrotá-la. Libéria, Serra Leoa e Guiné são os países com mais casos de contaminação. Fonte: http://g1.globo.com/ Acesso em 30/10/2014
A respeito do vírus ebola, transmissão, sintomas e tratamento, é correto afirmar, exceto:
O ebola pode ser transmitido por animais e humanos. A transmissão de humanos para humanos se dá por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluidos corpóreos de uma pessoa infectada com o vírus.
O contato direto com cadáveres durante os rituais fúnebres, por exemplo, é uma das principais formas de transmissão da doença. Os funerais são práticas importantes nas comunidades afetadas por essa epidemia e envolvem pessoas tocando e lavando o corpo, em demonstração de amor à pessoa falecida.
Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica, envolvendo o material genético, que no caso do ebola, como já foram identificadas cinco cepas, pode ser o DNA ou RNA.
Como há dificuldades para diagnosticar o ebola nos estágios iniciais da doença, as pessoas que apresentam os sintomas e que sejam provenientes de áreas endêmicas devem ser isoladas e os profissionais de saúde notificados. A terapia de apoio deve continuar, desde que medidas de precaução e equipamentos de proteção individual apropriados sejam utilizados e até que amostras do paciente sejam testadas para afastar o diagnóstico da doença.
Pesquisas recentes apontam que a Floresta Amazônica já possui espécies com garantia de extinção até 2050. Em artigo publicado na revista Science, professor da UFG afirma que ações antrópicas na Floresta Amazônica são responsáveis pelo aumento na taxa de extinção de espécies.
O gráfico a seguir mostra a relação entre área degradada e extinção de espécies.
Acerca do tema, é correto afirmar:
A construção de hidrelétricas em busca de desenvolvimento econômico afeta organismos terrestres proporcionalmente à medida da área desmatada/alagada. Porém, contribui para a proliferação de organismos aquáticos à medida que gera barreiras para a dispersão de espécies ao longo do rio.
Extinções acontecem "naturalmente", sem intervenção antrópica, fenômeno denominado de “taxa de extinção de fundo”. A ação antrópica tende a aumentar essa taxa, contribuindo positivamente na renovação das espécies e do ambiente.
O impacto ambiental causado na Floresta Amazônica pelas ações humanas (chamadas de antrópicas) é motivo de preocupação, levando a perda de hábitat e mudanças climáticas, dentre outras.
A diminuição do desmatamento seria a única medida para preservar a biodiversidade.
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I - As técnicas biotecnológicas possibilitam à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos, por exemplo. II - A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção de hormônio de crescimento e insulina, seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos). III - Hoje, a utilização de plasmídeos bacterianos restringe-se à produção de novos medicamentos. IV - Através de técnicas biotecnológicas é possível o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas. V - A aplicação da biotecnologia está limitada a área médica e de saúde.
Todas as afirmações corretas estão em:
I - II - IV
II - III - IV
III - IV - V
IV - V
Hemofilia é um grupo de doenças genéticas e hereditárias que prejudicam a capacidade de coagulação sanguínea, favorecendo hemorragias.
Observe a genealogia a seguir e assinale a alternativa correta.
Como afetou somente homens, é uma herança restrita ao sexo.
3 e 7 são obrigatoriamente heterozigotas.
Homens normais podem ter filhas afetadas.
13 pode ser portador do gene da hemofilia.
O parasitismo é uma relação ecológica onde o parasita pode provocar uma série de danos ao hospedeiro, caso não haja tratamento adequado.
Analise as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Plasmodium, protozoário causador da malária, vive na forma de esporozoítos na glândula salivar do mosquito Anopheles ( ) A diarreia é um dos sintomas da infestação da Entamoeba hystolitica .Os cistos dessa bactéria chegam ao intestino pela ingestão de água ou alimento contaminados. ( ) A cisticercose é contraída pelo homem quando esse ingere carne de boi ou de porco malcozida, contendo o cisticerco. ( ) O verme nematelminto Ancylostoma duodenale (ou Necator americanus ) ataca o intestino delgado, provocando feridas que fazem com que o indivíduo parasitado perca sangue, o que pode causar anemia. ( ) A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo verme platelminto chamado Schistosoma mansoni, que se aloja nos vasos sanguíneos do fígado.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V - V - F - V - V
V - F - F - V - V
F - V - V - F - F
F - V - F - V - V
Recentemente o Instituto de Pesquisa com Células-tronco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IPCT/UFRGS gerou a primeira linhagem de células-tronco pluripotentes induzidas da região sul do País. Pela primeira vez na região Sul, uma célula madura foi induzida a se tornar pluripotente através de uma série de procedimentos laboratoriais, ou seja, a partir de uma célula somática (2n) já constituída, foi obtida uma célula-tronco. Esse procedimento é essencial para o futuro das pesquisas na área, já que foge da discussão ética-religiosa a qual cerca as células-tronco embrionárias, além de evitar o risco de rejeição do corpo à nova célula por carregar o mesmo material genético do transplantado. Fonte: http://celulastroncors.org.br/ Acesso em 30/10/2014
O esquema a seguir mostra o potencial das células tronco.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.
I - As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Elas podem se dividir e se transformar em outros tipos de células. II - As células pluripotentes são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. III - As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem mais versáteis que as embrionárias e encontram-se principalmente na medula óssea. IV - As células-tronco multiplicam-se através do pro cesso de divisão celular chamado meiose. V - O tecido do cordão umbilical é uma fonte riquíssima em células-tronco jovens, as quais podem dar origem a uma infinidade de tipos de células, como por exemplo, células musculares, ósseas, tendíneas e cartilaginosas. Essa plasticidade permite que essas células-tronco possam, futuramente, ser aplicadas para o tratamento de diversas patologias.
III - IV
I - III - V
II - IV - V
I - II - V
De modo geral, a Revolução Industrial foi o período entre os séculos XVIII e XIX em que aconteceram diversas transformações nas formas de produção de mercadorias e produtos. A produção artesanal e manufatureira acabou sendo substituída pela produção em série, realizada por trabalhadores assalariados e com o uso de máquinas. A Inglaterra foi o Estado pioneiro nesse processo.
Acerca do pioneirismo inglês na Revolução Industrial, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
O território inglês tinha grandes jazidas de carvão mineral, importante matriz energética para as indústrias.
Os cercamentos das terras comunais (enclosures), levando ao êxodo rural e ao aumento da oferta de trabalhadores nas cidades.
Criação das “Trade Unions” (união da tradição têxtil), responsáveis pela implantação das primeiras fábricas de tecidos na Inglaterra.
Acúmulo de capitais proporcionado pelo seu intercâmbio comercial com outras nações.
Em 2014 completaram-se 60 anos da morte de Getúlio Vargas. Político de muitas facetas, a figura de Vargas ainda reflete muitas discussões políticas na atualidade, como podem atestar as diversas publicações que abordam seus governos.
Acerca do seu último governo (1951/1954), todas as alternativas estão corretas, exceto a:
O plano SALTE, criado por Getúlio Vargas, previa investimentos nacionais em setores da saúde, alimentação, transporte e energia. A aprovação deste plano estava tramitando no Congresso Nacional quando Vargas cometeu suicídio.
Uma das crises políticas de seu governo está ligada aos aumentos do salário mínimo. Vargas chegou a aumentar o salário mínimo em 100% já que o mesmo estava bastante defasado em virtude da inflação.
Sobre a questão indígena no Brasil, Vargas deu um passo importante ao criar o Parque Nacional do Xingu, delimitando uma grande área para as populações indígenas.
O nacionalismo, defendido por Getúlio Vargas em seu governo, teve como ápice a campanha “o petróleo é nosso” e a criação da Petrobrás, em 1953. Para Vargas, o petróleo era uma questão central para o desenvolvimento e autonomia do país.
No século XIX ocorreu nos Estados Unidos da América a expansão para o Oeste, tendo como uma das consequências grande alargamento territorial.
Nesse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ideologia do Destino Manifesto, forma radical de nacionalismo, no qual os Estados Unidos se proclamava como povo “escolhido” para tomar posse de diversas áreas territoriais.
Os Estados Unidos compraram o Alasca da Rússia. Apesar dessa aquisição ser muito discutida no congresso, comprovou-se posteriormente ser uma região rica em recursos naturais.
A Espanha apoiou militarmente os Estados Unidos na retomada das terras mexicanas, principalmente na região do Texas.
Big Stick: imperialismo estadunidense caracterizado pela intervenção militar na América Latina, destacando-se a separação do Panamá do território colombiano para a construção de um canal que ligaria os oceanos Pacífico e Atlântico.
Acerca das questões e aspectos do chamado terceiro mundo, analise as afirmações a seguir.
I - De maneira geral essa caracterização definiu a maior parte dos países mais pobres e não desenvolvidos da África, Ásia e América Latina. II - O Terceiro Mundo desapareceu com o final da Guerra Fria. Atualmente a divisão mais coerente é: países desenvolvidos, emergentes e falidos. III - Para muitos dos analistas liberais, a realidade do Terceiro Mundo era fruto de sua incapacidade de gerar renda e de modernização. Para os críticos, o Terceiro Mundo era muito mais o produto da exploração por parte dos países centrais do que de seus problemas internos. IV - A ONU (Organização das Nações Unidas) jamais aceitou e utilizou a expressão Terceiro Mundo. Todas as resoluções que usavam tal terminologia foram vetadas por EUA, Reino Unido e França, membros permanentes do Conselho de Segurança da instituição. V - Em vários momentos os países do Terceiro Mundo procuraram se reunir para vencer suas dificuldades. O movimento dos Não-Alinhados foi o mais conhecido e o Brasil, Índia e África do Sul foram os líderes do mesmo. Hoje esses três países fazem parte dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
I - IV - V
I - III
III - V