Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2015/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A Genética se dedica a estudar os genes que, por sua vez, trata da hereditariedade. A essência da genética clássica originou-se dos trabalhos de Mendel publicado em 1866, com data de 1865, os quais foram considerados inicialmente controversos.
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I - As características ditas qualitativas são, de modo geral, determinadas por muitos genes situados em vários loci, são muito influenciadas pelo ambiente e apresentam variação contínua, o contrário daquelas chamadas características quantitativas que são descontínuas e pouco influenciadas pelo ambiente. II - As sequências de DNA codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons. Estes íntrons, inicialmente transcritos em um transcrito primário, no núcleo são removidos em um processo denominado splincing. III - A probabilidade de um casal heterozigoto para uma dada característica ter, seguidamente, duas meninas homozigotas é 1/64. IV - Gene é uma sequência de nucleotídeos distintos que fazem parte de um cromossomo. Cada gene codifica uma determinada sequência de uma cadeia polipeptídica. V - Cromossomos homólogos são cromossomos que formam pares, nos quais um é de origem materna (óvulo) e o outro, origem paterna (espermatozoide). Nesses cromossomos encontram-se os genes alelos, que ocupam a mesma posição nos cromossomos homólogos e são responsáveis por determinar uma mesma característica.
Assinale a alternativa correta.
Somente II, IV e V estão corretas.
Somente I e V estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
Cadastro Ambiental Rural é prorrogado até maio de 2016
O governo federal estendeu até maio de 2016 o prazo para a inclusão de imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo terminaria na próxima quarta-feira (06/05). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (04/05) pelos ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), durante entrevista coletiva. Por meio do sistema eletrônico do CAR, são identificadas em todos os imóveis rurais do país três áreas específicas: Áreas de Preservação Permanente; Áreas de Reserva Legal; e Áreas de Uso Restrito. O cadastro permite, assim, o conhecimento efetivo do passivo ambiental (o que deve ser recuperado) e o ativo florestal. Fonte: Portal Brasil, 04/05/2015. Disponível em:http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/05. Acesso em: 16/05/2015. Fragmento adaptado.
Acerca das informações apresentadas e dos conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:
Em um ecossistema os seres vivos se relacionam uns com os outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies diferentes (relações interespecíficas). Estas podem ser harmônicas quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando há prejuízo para pelo menos um dos indivíduos.
Ecossistema é o conjunto formado pelas comunidades biológicas (fatores bióticos) em interação com os fatores abióticos do meio.
Uma população pode ser conceituada como um grupo de organismos que se encontram ocupando um determinado espaço geográfico.
A vegetação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) desempenha importantes papéis ecológicos, tais como: de proteger e manter os recursos hídricos, de conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, de controlar a erosão do solo e o consequente assoreamento e a poluição dos cursos da água.
A salga é um dos mais antigos meios de conservação de alimentos conhecido. Seu princípio está baseado no emprego do sal que, em concentração adequada, diminui ou até mesmo impede a decomposição do alimento, quer seja pela autólise, quer seja pela ação de microrganismos. Este processo está diretamente relacionado com a membrana plasmática (membrana celular).
Em relação ao tema é correto afirmar.
O Transporte Passivo ocorre através da membrana semipermeável sempre a favor do gradiente de concentração, no sentido de igualar as concentrações nas duas faces da membrana. Nele, a água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de maior concentração de soluto para o de menor concentração, não envolvendo gasto de energia. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.
A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, consiste em um envoltório composto por fosfolipídios e proteínas, encontrada somente em células eucariontes.
O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana plasmática é o mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson. De acordo com este modelo, a membrana é formada por uma bicamada lipídica (fosfolipídios) onde se encontram mergulhadas moléculas de proteínas. Externamente, apresenta o glicocálix, que entre outras funções, participa do reconhecimento intercelular.
O sal inibe o crescimento microbiano afetando a pressão osmótica das células.Os microrganismos morrem por turgência, pois como o meio externo contém alta concentração de sal, a água entra no citoplasma do microrganismo através do processo de osmose.
Em 2015, a principal emissora de televisão do país, a rede Globo, completou 50 anos de existência.
Acerca dela e das outras grandes empresas brasileiras de mídia é correto afirmar, exceto:
A TV Globo começou sua existência como empresa subsidiária da estadunidense CBS. Na metade nos anos 70 do século passado a família Marinho tornou-se a principal controladora da empresa.
Para seus críticos, o discurso da imparcialidade apenas visa esconder seus interesses como uma das principais empresas privadas do país.
Criada durante a Ditadura Militar, e com grande crescimento nas décadas seguintes, tornou- se uma das maiores e mais influentes empresas de mídia da América Latina.
Em sua campanha publicitária dos 50 anos a empresa define sua atuação como imparcial e informativa, sem assumir colorações partidárias ou ideológicas.
A recente crise institucional da Petrobrás remete a um dos temas mais complexos da economia mundial do século XX: a indústria petrolífera global.
Sobre esse setor e a participação da Petrobrás na mesma é correto afirmar, exceto:
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo - OPEP reúne muitos dos principais países produtores e exportadores. Para seus críticos é um cartel injusto. Para seus membros, uma defesa de seus interesses e projetos políticos estratégicos.
A Rússia de Putin tornou a exportação de petróleo um de seus principais trunfos. O presidente russo reestatizou várias empresas que haviam sido privatizadas no governo de Boris Yeltsin, seu antecessor, entendendo a importância estratégica do setor para a política interna e externa da Rússia.
Apesar da atual conjuntura, a Petrobrás foi e ainda é uma das empresas estatais mais exitosas do segmento. Nasceu em 1953, no governo de Getúlio Vargas, e teve seu monopólio quebrado no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.
As grandes empresas petrolíferas privadas dos EUA recentemente optaram por mudar drasticamente sua estratégia, fazendo uma transição tecnológica para a chamada era pós petróleo. Nesse sentido, hoje já produzem muito mais energia “limpa” do que a derivada da exploração de petróleo e gás.
Caio Prado Jr e Sérgio Buarque de Holanda foram dois grandes historiadores brasileiros.
Acerca da História brasileira do século XX e da contribuição desses dois grandes expoentes da História é correto afirmar, exceto:
Há grande polêmica ainda hoje sobre a atuação de Getúlio Vargas como governante brasileiro entre 1930 e 1945. De reformador e transformador da ordem oligárquica a ditador de inspiração fascista há inúmeras percepções sobre sua atuação.
“Raízes do Brasil”, de Sergio Buarque de Holanda, é até hoje um clássico. Sua abordagem da História brasileira apesar de antiga permanece instigante e sofisticada.
Uma das características marcantes da sociedade brasileira é o chamado patrimonialismo, ou seja, a pretensão de grandes setores da elite de utilizar do patrimônio público como se fosse sua própria propriedade ou, pelo menos, para seus interesses próprios.
O Brasil republicano foi marcado pela defesa da grande propriedade, dos coronéis e da abolição do trabalho servil dos imigrantes. A obra de Caio Prado “Os Sertões” representa bem esse contexto.
Água, minérios e madeira são exemplos de três recursos naturais que tem preocupado cientistas e governos de todo o mundo. Escassez ou mesmo esgotamento são possibilidades reais.
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Até o Brasil, um dos países mais ricos do mundo em termos de recursos naturais, viveu crises como a que recentemente caracterizou a grave escassez de água nos reservatórios que abastecem a área metropolitana de São Paulo.
A China, em função de sua grande população, tem poupado suas reservas minerais e de petróleo e ampliado as importações de países africanos e latino-americanos. Dessa forma, mantém seus recursos intactos e garante seu crescimento no futuro.
Os cientistas no mundo inteiro têm alertado para a exploração predatória dos recursos naturais. Apesar dessa crítica alarmante, a maioria dos países ainda mantém práticas de exploração do meio ambiente que não são sustentáveis.
A ideia de sustentabilidade foi construída nas últimas décadas. Sua principal percepção é de que a utilização de recursos hoje não deve inviabilizar o acesso a esses mesmos recursos pelas gerações futuras.
O colapso do socialismo no Leste europeu ocasionou profundas transformações políticas e sociais nos países que viviam sob a influência política do Estado soviético.
Na Alemanha Oriental, após pressão e grandes manifestações, foram abertas as fronteiras com a Alemanha Ocidental. Em 1990, com a unificação da Alemanha, a Alemanha Oriental deixou de existir.
Na Tchecoslováquia, os protestos contra o socialismo foram violentamente reprimidos. Posteriormente, entre novembro e dezembro de 1989, ocorreu a redemocratização do país num movimento conhecido como Revolução de Veludo.
Na Polônia, o Sindicato Solidariedade, ligado ao Partido Comunista Russo, dificultou a abertura política e insistiu na permanência da Polônia no Bloco soviético.
Na Romênia, o fim do socialismo foi marcado pela prisão e execução do então presidente Nicolau Ceausescu. Em seguida foram convocadas eleições livres e a democracia voltou aos Cárpatos.
Em 2015, completam-se 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
Acerca do ano de 1945 no contexto dessa guerra é correto afirmar, exceto:
Na Batalha de Berlim o exército estadunidense cercou Berlim e, com o apoio aéreo da Inglaterra, tornou-se o primeiro exército aliado a entrar na cidade, destruindo a Chancelaria alemã e os últimos focos de resistência do Exército alemão.
Hitler e sua companheira Eva Braun cometeram suicídio no “bunker” da Chancelaria em abril de 1945. Em maio, a Alemanha assinou a rendição incondicional.
Em agosto, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas no Japão: uma na cidade de Hiroshima e outra em Nagasaki. O governo japonês capitulou e a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim.
Apesar da rendição alemã, a guerra continuava no Pacífico, com uma forte resistência japonesa e a ação dos pilotos kamikases.
Sobre a economia do período colonial no Brasil é correto afirmar, exceto:
As armações que pescavam baleias também aparecem no contexto econômico da colônia. Em Santa Catarina, a atual praia da Armação do Pântano do Sul no município de Florianópolis e o município de Governador Celso Ramos tiveram armações baleeiras.
A pecuária e a ação dos tropeiros exerceram importante papel na expansão territorial do Brasil. Estabeleceram-se ligações entre litoral e interior e intensificou-se o comércio na região mineradora.
Durante o ciclo do ouro surgiram vários centros urbanos no interior da colônia, além do comércio de charque e muares nos núcleos de mineração.
Com a expulsão dos holandeses do Nordeste, a economia açucareira voltou a crescer e o açúcar proporcionou o surgimento de um grande comércio interno entre o Nordeste e o Sudeste.