Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2016/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre os autores e respectivas obras literárias, assinale a alternativa correta.
A escritora e freira Maria Valéria Rezende, de 42 anos, nascida no Rio de Janeiro, é a autora do romance Quarenta dias, com o qual ganhou o Prêmio Jabuti em 2010.
A escritora mineira Conceição Evaristo, em sua obra Olhos D’Água, trata das questões que envolvem a imigração açoriana para o Brasil, no século XVIII, como se observa na síntese a seguir: “Ao saber do tratado de D. João V, Ricardo, um dos personagens, desejoso de tentar melhor sorte no Brasil, tenta convencer a esposa a aceitar a viagem, mas cabe a ela a última palavra, a de não migrar, a de não abandonar o solo onde nasceu, ainda que com todas as dificuldades que neste havia. Não dissemos, mas quando Portugal decide por incentivar a emigração dos açorianos, o arquipélago dos Açores vivia a realidade do superpovoamento e da carência de alimentos. Mas coube à esposa uma decisão que afetaria todo o futuro da sua família, e não uma posição de submissão à vontade do marido.”
O escritor Carlos Henrique Schroeder é festejado pelo percurso narrativo das suas histórias, ambientadas no jeito simples de mulheres e homens, em seu romance Cruzeiros do Sul, por exemplo, aborda a formação do “povo catarinense” como resultado do encontro de muitos povos, de muitas culturas, e apresenta o estado de Santa Catarina como um grande caldeirão cultural, indicando aí uma influência dos estudos de Gilberto Freyre na sua ficção.
A afirmação “em sua rotina de trabalho, na qual se dedica quase obsessivamente a limpar o tampo de granito da recepção com álcool, Renê trava amizade com o travesti Copi” diz respeito ao romance As Fantasias Eletivas, de Carlos Henrique Schroeder.
Em relação às escolas literárias, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Pré-Modernismo é um período de transição para o Modernismo, representado no Brasil pelos escritores Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Lima Barreto (autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma), Graça Aranha (autor de Canaã), entre outros. ( ) O Movimento Antropofágico foi uma corrente de vanguarda que marca a primeira fase da era modernista da literatura brasileira em 1922. Liderado por Mário de Andrade (1893-1945) e pela pintora Anita Malfatti (1889-1964), a finalidade principal era remodelar a cultura nacional. ( ) O Tropicalismo é um movimento cultural do fim da década de 60 que revoluciona a música popular brasileira. É iniciado no lançamento das músicas “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso e “Domingo no Parque” de Gilberto Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. Representa também uma certa ruptura com o intelectualismo da Bossa Nova e um reflexo da resistência à censura e à repressão, agravada após o AI-5 (1968). ( ) Tomás Antônio Gonzaga escreveu poesias líricas, típicas do Barroco. Fez uso de linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos, figuras de linguagem e sintaxe: hipérboles, metáforas, antíteses e paradoxos. ( ) O Romantismo brasileiro caracteriza-se, em sua primeira fase, pelo indianismo e pelo nacionalismo, de que serve de exemplo a citação a seguir, extraída do romance Canção do Exílio, de Casimiro de Abreu: Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta.”
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V - F - V - F - F
F - V - F - V - V
F - F - V - V - F
V - V - F - F - V
Com base na obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
Trata-se de __________ que retoma elementos contidos em autos medievais e da literatura __________ para exaltar os humildes e satirizar os poderosos e ____________ que se preocupam apenas com questões materiais.
uma peça teatral - de cordel - os religiosos
um conto - regionalista - políticos
um romance - modernista - cristãos
filme - clássica - magistrados
Considerando o contexto social e histórico, os personagens, a linguagem e outros elementos relacionados aos estilo, assinale a citação extraída da obra Esaú e Jacó, de Machado de Assis.
“Tudo ele contou pro homem e depois abriu asa rumo de Lisboa. E o homem sou eu, minha gente, e eu fiquei pra vos contar a história. Por isso que vim aqui. Me acocorei em riba destas folhas, catei meus carrapatos, ponteei na violinha e em toque rasgado botei a boca no mundo cantando na fala impura as frases e os casos de Macunaíma, herói de nossa gente."
“Um dia pareceu à mãe que a filha andava nervosa. Interrogou-a e apenas descobriu que Flora padecia de vertigens e esquecimentos. Foi justamente um dia em que Aires lá apareceu de visita, com recados de Natividade. A mãe falou-lhe primeiro e confiou-lhe os seus sustos. Pediu-lhe que a interrogasse também. Aires fez de médico, e, quando a moça apareceu e a mãe os deixou na sala, cuidou de a interrogar cautelosamente.”
“Não se lembrava de Fabiano. Tinha havido um desastre, mas Baleia não atribuía a esse desastre a impotência em que se achava nem percebia que estava livre de responsabilidades. Uma angústia apertou-lhe o pequeno coração. Precisava vigiar as cabras: àquela hora cheiros de suçuarana deviam andar pelas ribanceiras, rondar as moitas afastadas.”
“Escobar e a mulher viviam felizes; tinham uma filhinha. Em tempo ouvi falar de uma aventurado marido, negócio de teatro, não sei que atriz ou bailarina, mas se foi certo, não deu escândalo…”
Indica la alternativa que sintetiza el contenido del relato.
El permiso se niega porque el concederlo sentará un precedente. A partir de entonces todos los que sufran alguna vejación querrán hacer justicia con las propias manos.
Los habitantes de una comunidad rural ya no soportan los abusos del líder comunitario, “Presidente Municipal”; entonces piden y obtienen licencia para actuar en defensa propia.
Sacramento, usando recursos oratorios, exageró los abusos del presidente de S. J. de las Manzanas para obtener la venia que solicitaban.
Lo que piden los habitantes de S. J. de las Manzanas no es justicia, sino venganza. Luego, tendrá que rehusárseles.
Observa las V (verdaderas) y las F (falsas).
( ) Lo que pide Sacramento en nombre de su comunidad es, en realidad, la legitimación de una acto ya ejecutado. ( ) Moraleja del relato: no hay que perder tiempo esperando que las autoridades competentes nos hagan justicia; cada uno debe defenderse como pueda. ( ) Los habitantes de S. J. de las Manzanas piden una licencia con efecto retroactivo; la obtienen sin gran dificultad debido a los vejámenes que han sufrido. ( ) Los abusos cometidos por el Presidente Municipal y denunciados por los subordinados, no justifican una reacción violenta por parte de la comunidad. ( ) La petición de los querellantes, para hacer justicia con sus propias manos, fue concedida por unanimidad por la asamblea.
La secuencia correcta es:
F - V - F - V - F
V - F - V - F - V
Indica las opciones con la descripción correcta.
I - analfabeto – persona con poca escolaridad. II - coraje – en el contexto: valor, valentía. III - latió – tiempo del verbo latir, palpitar, pulsar. IV - se alborotó – lo mismo que se alborozó. V - ominoso – azaroso, amenazante, temible.
Todas las correctas están en:
III - IV
IV - V
I - II - III
II - III - V
Señala la alternativa que rellena los espacios vacíos con los tiempos de los verbos ACEPTAR y HACER.
SI LA PETICIÓN DE LOS HABITANTES DE S. J. DE LAS MANZANAS NO __________ , NO SABEMOS QUÉ ____________ LOS REQUERENTES.
HABÍA SIDO ACEPTADA - HAN DE HACER
HAYA SIDO ACEPTADA - HAYAN HECHO
HUBIERA SIDO ACEPTADA - HABRÍAN HECHO
FUERA ACEPTA - HABRÁN HECHO
Distingue las V (verdaderas) de las F (falsas).en lo referente al uso de la preposición, e indícalo enseguida.
( ) Los habitantes de San Juan de las Manzanas denuncian AL Presidente Municipal. ( ) Los ”ingenieros” piden PARA los campesinos tener paciencia. ( ) Resuelto su problema, los habitantes de S. J. de las Manzanas van A vivir en paz. ( ) Los campesinos volverán a encontrarse EN el sábado siguiente. ( ) Los ingenieros van DE coche, los campesinos a pié.
F - F - V - F - V
Indica la alternativa correcta que completa los espacios vacíos de la frase:
COMO EN EL POBLADO NO HABÍA RESTAURANTES, LOS CAMPESINOS LLEVABAN _____________ ITACATES (LANCHES). CADA UNO LLEVABA ________. YO TAMBIÉN LLEVABA _______.
SUS - EL SUYO - EL MÍO
LOS SUYOS - EL DE SUYO - LO MÍO
LOS SUS - DE EL - EL MÍO
SU - DE ÉL - EL DE MI