Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2016/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Este ano a imprensa inglesa noticiou que multidões comemoram o 90º aniversário da rainha Elizabeth, que realizou um passeio público. A Monarquia tem uma tradição histórica na Inglaterra e boa parte do povo inglês reverenciou os noventa anos da rainha de Elizabeth.
Nesse contexto, e considerando as raízes históricas do atual sistema de governo da Inglaterra é correto afirmar, exceto:
O Primeiro Ministro da Inglaterra não pode atuar em conflitos diplomáticos e na política externa, cabendo à rainha este direito, estabelecido pelo Parlamento Inglês.
A Revolução Gloriosa ocorreu entre 1688 e 1689, determinando o fim do absolutismo monárquico, estabelecendo a monarquia parlamentar constitucional.
Além de garantir a propriedade privada, a Declaração de Direitos (1689), elaborada pelo Parlamento Inglês, estabelecia a superioridade do parlamento sobre o rei.
O Parlamento Inglês é formado pela Câmara dos Comuns e pela Câmara dos Lordes. Existe também a Sala da Rainha, que é aberta para o pronunciamento anual da monarca.
A fase histórica do Brasil conhecida como Período Regencial foi de 1831 com a abdicação de D. Pedro I até o final de 1840, quando Pedro de Alcântara assumiu o trono do Império do Brasil.
Acerca do período regencial é correto afirmar, exceto:
Criação da Guarda Nacional que, entres outras funções, servia para reprimir conflitos e rebeliões regionais. Os grandes proprietários rurais receberam o título de “Coronel”.
A Guerra da Cisplatina e a Confederação do Equador foram movimentos que aconteceram no período regencial e serviram de pretexto para antecipar a maioridade de Pedro de Alcântara (D. Pedro II), e levá-lo ao trono do Império.
Politicamente, os Liberais Moderados eram formados por proprietários rurais e comerciantes brasileiros das províncias. Defendiam a manutenção da escravidão.
Em 1835, escravos de origem islâmica realizaram a Revolta dos Malês, em Salvador, na Bahia. A revolta foi sufocada por forças imperiais e muitos revoltosos foram presos e degredados.
Acerca dos principais conflitos do século XX é correto afirmar, exceto:
Uma das características marcantes da Segunda Guerra Mundial foi sua amplitude, envolvendo a participação das principais potências e múltiplos cenários como, por exemplo, a Europa, norte da África e grande parte da Ásia.
A Guerra da Coréia foi um dos conflitos que marcou o início da Guerra Fria. EUA, Reino Unido e URSS enfrentaram-se diretamente, disputando a península coreana que se mantém até a atualidade dividida entre as duas Coréias.
A Guerra do Vietnã, amplamente retratada pelo cinema dos EUA, foi responsável por inúmeros movimentos contrários ao conflito dentro e fora dos EUA. Acabou com a derrota da superpotência estadunidense.
A guerra de 2003, no Iraque, levou à ocupação do país por tropas ocidentais, principalmente dos EUA e Reino Unido. A resistência interna aos ocupantes tornou-se bastante forte, como constantes choques e atentados terroristas.
A litosfera é a camada superficial de nosso planeta. Ela é importante para a vida.
Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:
A parte mais externa da Terra, também chamada de crosta, é formada por minerais, os quais apresentam elementos químicos na sua composição.
As relações entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera envolvem importantes processos como é o caso da erosão modeladora do relevo terrestre.
A litosfera apresenta jazidas minerais de grande interesse econômico que foram formadas por ação de agentes endógenos, como é o caso do ferro, da bauxita e do carvão, encontrados nos escudos ou maciços antigos.
A camada mais superficial da litosfera – o solo – é o produto final da ação do intemperismo, cuja dinâmica depende dos chamados agentes externos, como é o caso do clima, do relevo e dos seres vivos.
O estado de Santa Catarina, com cerca de 95 mil km², apresenta uma diversidade geográfica tanto natural quanto humana. Sobre ele é correto afirmar, exceto:
A Serra Catarinense deslumbra pela paisagem natural caracterizada pelas araucárias, campos, cânions, serras - como a do Corvo Branco e a do Rio do Rastro -, o frio intenso com possibilidade de neve, além dos hotéis-fazenda, pousadas rurais, ecoturismo e vinícolas já reconhecidas nacionalmente.
A configuração da bacia, a declividade dos cursos d’água que compõem a rede de drenagem, e o desmatamento das encostas são elementos naturais que tornam o vale do Itajaí-Açu vulnerável aos desastres.
O perímetro de Joinville, no Nordeste catarinense, até Rio Negrinho, no planalto Norte, passando por Rio Do Sul, no alto Vale do Itajaí, continuando em direção a Brusque, no vale do Itajaí-Mirim, seguindo até Blumenau e depois para Joinville novamente, caracteriza a área da região mais industrializada de Santa Catarina.
As serras do Mar e Geral dividem Santa Catarina em duas grandes regiões: o planalto a Oeste, com destaque para a agroindústria, indústria de móveis dentre outras; e o Litoral, com expressiva influência de povos ibéricos que colonizaram os vales fluviais da vertente do Atlântico.
Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água – “Tenha um pingo de consciência” deveria ter sido manchete em todos os meios de comunicação para marcar a importância desse elemento natural.
Abaixo uma figura retirada da internet.
Fonte: acessada em 13/04/2016. http://3.bp.blogspot.com/x0udm53mWvg/UBL4OsOXaKI/AAAAAAAACZc/9MKRFLu4NmM/s640/5.jpg
Sobre a água é correto afirmar, exceto:
A importância deste recurso hídrico reside na pequena parcela de água doce economicamente aproveitável, pois, além da maior parte dela estar localizada em geleiras e lençóis subterrâneos, sua distribuição no mundo é irregular e o seu desperdício e a poluição são consideráveis.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural, visando desenvolver o respeito aos direitos e obrigações de cada pessoa no planeta.
“Um pingo de consciência” deveria considerar a Declaração Universal dos Direitos da Água, a qual diz que a água faz parte do patrimônio do planeta e, cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade e cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
A figura acima aborda de forma simples e poética o ciclo da água ou o ciclo hidrológico – o movimento contínuo da água – em sua totalidade, caracterizado pela evaporação, condensação e precipitação.
“Desde a sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. (...) Entretanto, recentemente foram detectados alguns fenômenos provocados pela ação humana que tem alterado o clima no planeta bem mais rapidamente do que os acontecimentos transcorridos ao longo da história”. Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: v.1: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010.
Sobre as ações humanas na nossa casa, que é o planeta Terra, é correto afirmar, exceto:
A expansão urbana altera o comportamento térmico e tem como uma de suas consequências a formação das chamadas “ilhas de calor” nas zonas rurais onde as temperaturas, em média, são mais altas que as das cidades.
A poluição atmosférica, além de provocar chuvas ácidas e afetar a saúde da população, tem também intensificado o efeito estufa, o qual reflete no aquecimento global.
A tragédia em Mariana (MG) provocada pelo rompimento das barragens de rejeitos da Samarco em novembro de 2015, além de causar mortes e afetar a população, foi considerada destaque mundial em função do volume e da distância percorrida pelo material, bem como dos custos ambientais e financeiros.
As inversões térmicas ocorrem particularmente no inverno, de modo que a camada de ar frio permanece embaixo e o ar quente acima e, por conseguinte, a circulação de ar fica bloqueada, o que favorece a retenção dos poluentes, como é o caso das áreas urbanas.
Medidas questionáveis são adotadas pelos países subdesenvolvidos para superar os problemas econômicos e financeiros.
Considerando a questão do subdesenvolvimento atual é correto afirmar, exceto:
Empréstimos a partir de organismos como o FMI e o Banco Mundial e a atração de investimentos estrangeiros através de incentivos fiscais podem resultar no aumento da dívida externa e também na remessa de lucros via transnacionais para as matrizes de países desenvolvidos.
Exportações crescentes de commodities – bens cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional – atendem os interesses da agroindústria transnacional e acarretam consequências negativas como a deterioração ambiental e dos termos de troca, já que as matérias-primas exportadas valem cada vez menos.
As práticas neoliberais adotadas pelos países subdesenvolvidos facilitam a incorporação de novas tecnologias pelas indústrias locais, com impacto positivo na geração de emprego, bem como aumentam os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, exportam produtos de maior valor agregado e oferecem uma educação que seja compatível com um maior patamar tecnológico.
A abertura do mercado financeiro aos investidores estrangeiros, com a oferta de altas taxas de juros, atrai dólares que se constituem em recursos a serem utilizados no pagamento da dívida externa.
Leia as afirmações a respeito dos elementos naturais do território brasileiro e da ação desenvolvida no mesmo pelos seus habitantes.
I - Os escudos cristalinos constituem formações muito antigas desgastadas pela erosão que cobrem no Brasil cerca de 64% do seu território, onde aparecem recursos minerais como carvão, petróleo e ferro. II - As áreas em que os processos de erosão superam os de sedimentação correspondem a maior parte da superfície do território brasileiro. III - A Amazônia – um gigantesco domínio, encaixado entre os Andes e os planaltos Brasileiro e Guianense – pela sua posição geográfica recebe forte entrada de energia solar e apresenta baixa amplitude térmica anual, além de ser drenada pela bacia hidrográfica do rio Amazonas e coberta por uma formação florestal latifoliada, densa e heterogênea. IV - O Subtropical é o clima brasileiro que registra uma queda mais acentuada das temperaturas durante o inverno, época em que a neve pode chegar a cair a partir das chuvas orográficas e convectivas resultantes da entrada da massa de ar Polar atlântica que vai de encontro a massas de ar quente do quadrante sul. V - O fator antrópico está presente no processo de degradação do espaço geográfico e, no caso brasileiro, as transformações impostas pelo homem foram e são mais intensas nas regiões economicamente mais desenvolvidas, onde sobressaem a retirada da vegetação, a ocupação em encostas, os deslizamentos, cheias violentas, entre outros.
Todas as alternativas corretas estão em:
I - II - III
II - III - V
III - IV
IV - V
Leia as afirmações abaixo sobre a atualidade e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter fez a terra tremer no noroeste do Equador em virtude do choque entre a placa de Nazca e a Sul-americana, segundo os relatórios do Instituto Geofísico da Escola Politécnica desse país.
( ) A proximidade temporal (abril) entre os terremotos do Japão e do Equador levou muita gente a se preocupar com os dois eventos, porém, as placas tectônicas onde estão localizados os dois países são diferentes, muito embora estejam localizados no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico. ( ) Embora o aquecimento global ameace o planeta, no Encontro da Convenção - Quadro das Nações Unidas, cerca de 50% dos países presentes ratificaram o acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, que passou a vigorar já em dezembro de 2015, o qual determinou um investimento de 100 bilhões de dólares, divididos igualitariamente entre os países-membros para o combate dos fatores provocadores das mudanças do clima. ( ) Os Jogos Olímpicos a serem realizados pela primeira vez na América do Sul, especificamente no Rio de Janeiro, em agosto de 2016, tiveram seu início em Olímpia, ainda na Antiguidade, e depois na era Moderna em Atenas, capital da Grécia, país que tem preocupado a zona do Euro em função da crise econômica que vem passando. ( ) A cidade de Paris (França), em novembro de 2015, e Bruxelas (Bélgica), em março de 2016, sofreram ataques terroristas, com várias mortes e muitos feridos, atribuídos ao “Estado Islâmico”, atentados que trouxeram preocupação internacional.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V - F - V - F - V
V - V - F - V - V
F - F - V - V - F
F - V - F - V - F