Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
“Diferentemente do Realismo e do Naturalismo, que se voltavam para o exame e para a crítica da realidade, o Parnasianismo representou na poesia um retorno ao clássico, com todos os seus ingredientes: o princípio do belo na arte, a busca do equilíbrio e da perfeição formal. Os parnasianos acreditavam que o sentido maior da arte reside nela mesma, em sua perfeição, e não na sua relação com o mundo exterior.” (CEREJA; MAGALHÃES, 1999, p. 334).
Sobre o Parnasianismo, assinale a alternativa correta.
Um exemplo de poesia parnasiana é a obra Suspiros poéticos e saudade, de Gonçalves de Magalhães, na qual o poeta anuncia a revolução literária, libertando-se dos modelos românticos, considerados ultrapassados.
Os parnasianos consideravam que certos princípios românticos, como a simplicidade da linguagem, valorização da paisagem nacional, emprego de sintaxe e vocabulário mais brasileiros, sentimentalismo, tudo isso ocultava as verdadeiras qualidades da poesia.
Os maiores expoentes do Parnasianismo, na poesia e na prosa, ocuparam-se da literatura indianista, na qual exaltavam a dignidade do nativo e a beleza superior da paisagem tropical.
Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa exemplificam a tendência de uma poesia pura, indiferente às contingências históricas, com sátira à mestiçagem e elogio à nobreza local.
Em relação à obra Esaú e Jacó, de Machado de Assis, marque com V as citações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. ( ) ‘Confeitaria do Custódio'. Muita gente certamente lhe não conhecia a casa por outra designação. Um nome, o próprio nome do dono, não tinha significação política ou figuração histórica, ódio nem amor, nada que chamasse a atenção dos dois regimes, e conseguintemente quepusesse em perigo os seus pastéis de Santa Clara, menos ainda a vida do proprietário e dos empregados. Por que é que não adotava esse alvitre? Gastava alguma coisa com a troca de uma palavra por outra, Custódio em vez de Império, mas as revoluções trazem sempre despesas. ( ) Aires quis aquietar-lhe o coração. Nada se mudaria; o regime, sim, era possível, mas também se muda de roupa sem trocar de pele. Comércio é preciso. Os bancos são indispensáveis. No sábado, ou quando muito na segunda-feira, tudo voltaria ao que era na véspera, menos a constituição. ( ) Entre a morte de Quincas Borba e a minha, mediaram os sucessos narrados na primeira parte do livro. O principal deles foi a invenção do emplasto Brás Cubas, que morreu comigo, por causa da moléstia que apanhei.
A sequência correta é:
F - V - F - V
V - F - V - F
F - V - V - F
V - F - F - V
Assinale a alternativa em que o texto faz referência à obra de Maria Valéria Rezende.
A contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele, não sem antes colocar-se com o menino em situações de risco iminente. Sente-se, então, na obrigação de levar o garoto ao encontro do pai. A viagem mostra um Brasil agreste, endurecido e cheio de perigos. A cumplicidade entre os dois cresce à medida que o tempo passa.
Um estudante e aspirante a escritor de 28 anos está prestes a ser pai. E o personagem que nos é apresentado é um jovem imaturo que pressupõe estar preparado para a tarefa e acha que a paternidade vai dar um novo sentido à sua vida, fazendo com que ele escreva de forma mais compenetrada e seja mais respeitado. Ou seja, ele queria um filho para tapar os buracos da sua existência.
Uma reviravolta familiar deixa a protagonista abandonada à própria sorte, numa cidade que lhe é estranha, e impossibilitada de voltar ao antigo lar. Ao saber que Cícero Araújo, filho de uma conhecida da Paraíba, desapareceu em algum lugar dali, ela se lança numa busca frenética, que a levará às raias da insanidade.
Ajudada por um ex-historiador que se converteu em "terapeuta de vidas passadas", uma mulher descobre que, no século X a. C., foi uma das setecentas esposas do rei Salomão - a mais feia de todas, mas a única capaz de ler e escrever. Encantado com essa habilidade inusitada, o soberano a encarrega de escrever a história da humanidade - e, em particular, a do povo judeu -, tarefa a que uma junta de escribas se dedica há anos sem sucesso.
Correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Ariano Suassuna ( 2 ) Machado de Assis ( 3 ) Carlos Henrique Schoereder ( 4 ) Conceição Evaristo
( 5 ) Maria Valéria Rezende
( ) Renê, um recepcionista noturno de hotel, tenta reconstruir sua vida e encontra na amizade de Copi, um travesti obcecado por fotografias, uma alternativa para sua vida destruída. Renê lerá o que Copi escreve e será o único que terá acesso a suas fotos de surpreendente beleza. ( ) [...] Vou me acalmando desse jeito. Foi bom botar pra fora essa coisa toda, dizer claramente pra mim mesma o que tinha vergonha de dizer a qualquer pessoa, vergonha de dizer o que minha filha fez comigo?, ou da minha raiva, do meu próprio egoísmo?, é egoísmo querer ter minha própria vida? Diga-me, Barbie, você que nasceu pra ser vestida e despida, manipulada, sentada, levantada, embalada, deitada e abandonada à vontade pelos outros, você é feliz assim?, você não tem vergonha?, eu tenho vergonha de ter cedido, estou lhe dizendo, vergonha ( ) As personagens principais de seus contos são quase sempre femininas. Velhas, moças, crianças. Negras, quase todas e quase todos. Ex-prostitutas, domésticas, pedreiros, traficantes. E outros e outras. Pobres todas e todos. ( ) O enredo da peça é um trabalho de montagem e moldagem baseado em uma tradição antiquíssima, que remonta aos autos medievais de Gil Vicente e mais diretamente a inúmeros autores populares que se dedicaram ao gênero do cordel. ( ) Os meninos foram crescendo, fisicamente eram idênticos, porém suas opiniões e modo de pensar divergiam muito. Isso afligia Natividade, que era toda dada aos filhos, esses por muitas vezes brigavam por nada, afligindo a mãe ainda mais. Um dos motivos de tanta discórdia eram as opiniões políticas que tinham.
4 - 2 - 1 - 3 - 5
2 - 1 - 3 - 5 - 4
1 - 4 - 5 - 2 - 3
3 - 5 - 4 - 1 - 2
Todas las alternativas son correctas, es decir, encuentran confirmación en el texto, excepto una. ¿Cuál es esa alternativa?
Gracias a una administración honesta y eficiente Mujica logró combatir la pobreza y el desempleo, y favorecer al sector agrícola.
La labor política del Presidente Mujica en Uruguay ha demostrado al mundo entero que es posible asociar ética y política en el manejo de la cosa pública.
Todos los ex revolucionarios latinoamericanos, sin excepción, cuando llegaron al poder, cometieron los desmanes que antes condenaban.
La honestidad y la transparencia durante el gobierno de Mujica evitó que se produjeran en Uruguay los escándalos financieros ocurridos en otras naciones.
En esta pregunta todas las alternativas son incorrectas, excepto una. Indícala.
Generalmente los líderes políticos dicen una cosa y hacen otra. En el gobierno de José Mujica eso no ocurrió; hubo adecuación entre discurso y actuación política.
Durante su actuación como guerrillero, Mujica tomó como modelo al Che Guevara. Después de las derrotas, de la prisión y las torturas sufridas, pasó a hacer una campaña tipo Ghandi.
Los gobernantes latinoamericanos, elegidos por el pueblo, son gente del pueblo y legislan de acuerdo con las necesidades del pueblo; es decir, hay perfecta sintonía entre el gobierno y la sociedad.
José Mujica no fue un presidente popular sino más bien populista; su actuación estaba orientada a conseguir nada más la popularidad y el aplauso.
Observa la descripción de los vocablos de la izquierda, tomados del texto.
( 1 ) inminente – es sinónimo de eminente. ( 2 ) emblemático – lo mismo que simbólico, representativo. ( 3 ) enriquecimiento inexplicable – es un eufemismo. ( 4 ) regímenes – es el plural de regime. ( 5 ) aleccionador – edificante.
Indica ahora la alternativa con todas las correctas en orden descendente.
2 - 3 - 5
1 - 2 - 3
2 - 3
4 - 5
Observa cuáles de las siguientes proposiciones son V (correctas) y cuáles F (incorrectas). Atención a las palabras en cursiva (itálico).
( ) Brasil es la nación más grande de América del Sur. ( ) En Brasil no se habla el español si no el portugués. ( ) Cuando un amigo mío fue a Uruguay le pedí para me mandar una postal. ( ) Algunos no saben por qué Brasil, aunque su lengua no sea el español, es nación latinoamericana.
La secuencia correcta es:
F - F - V - F
V - V - F - V
Opciones que reflejan el significado del texto. Después de leer las opciones, indica las correctas.
( 1 ) El relato narra la ejecución de un mal gobernante por el Contran D´Orville, con la colaboración de su esposa.
( 2 ) En el texto se cuenta el asesinato de un tirano y el recurso a la mentira por parte del asesino para atenuar la pena. ( 3 ) Para librar al pueblo del tirano, Contran acaba sacrificando no sólo su vida, sino también la honra de su esposa. ( 4) Contran se mostró valiente ejecutando a un mal gobernante, pero pusilánime al invoclucrar a su mujer para disminuir la pena.
3 - 4
2 - 3 - 4
¿Cuál fue el móvil del asesinato cometido por Contran D´Orville?
Hubo más de un móvil; además de sospechar de relaciones ilícitas del conde con su esposa, quería eliminarlo también por ser un mal gobernante.
El asesinato fue un crimen pasional; el conde había seducido a la esposa de Contran.
Liberar al pueblo de “un tirano”, es decir, de un mal gobernante.
El asesinato fue por rencillas personales y abusos de autoridad cometidos por el conde y que perjudicaron a Contran y a los suyos.