Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Existem várias formas de sintetizar metanfetamina e uma delas é a partir da reação entre fenil-2-propanona e metilamina, conforme reação a seguir.
Assim, analise as afirmações a seguir.
I - A metanfetamina admite a existência de isômeros ópticos dextrógiro e levógiro. II - Existe um átomo de carbono de hibridização sp2 na molécula de fenil-2-propanona que após reação apresenta hibridização sp3. III - Na reação do fenil-2-propanona com o reagente de Tollens (solução de AgNO3 + NH3) aparecerá um depósito de prata finamente dividida (espelho de prata).
Assinale a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas I está correta.
Apenas III está correta.
Considere os seguintes equilíbrios químicos hipotéticos e suas respectivas constantes de equilíbrio (K) sob temperatura de 400K.
2A(g) + 3B2(g) ↔ 2 AB3(g) KI AB3(g) + B2(g) ↔ AB5(g) KII 2A(g) + 5B2(g) ↔ 2AB5(g) KIII
Assinale a alternativa que melhor representa o valor de KIII:
KIII = 2.KI.KII
KIII = 2.KI + KII
KIII = KI.(KII)2
KIII = (KI)2 + KII
Baseado nos conceitos sobre funções químicas inorgânicas, analise as afirmações a seguir.
I - O ácido fosforoso possui 3 hidrogênios ionizáveis. II - Os nomes dos seguintes ânions ClO-, NO2-, CrO42- e P2O74- são, respectivamente: hipoclorito, nitrito cromato e pirofosfato. III - Água régia corresponde a uma mistura de 3 partes de ácido nítrico para 1 parte de ácido clorídrico.
Todas as afirmações estão incorretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas a II está correta.
Baseado nos conceitos sobre os gases analise as afirmações a seguir.
I - Doze gramas de gás hélio ocupam o mesmo volume que 48g de gás metano, ambos nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP). II - Em um sistema fechado para proporcionar um aumento na pressão de uma amostra de gás numa transformação isotérmica é necessário diminuir o volume desse gás. III - Em um recipiente fechado existe 1 mol do gás A mais uma certa quantidade mol do gás B, sendo que a pressão total no interior do recipiente é 6 atm. Se a pressão parcial do gás A no interior do recipiente é 2 atm a quantidade do gás B é 3 mol.
Dados: C: 12 g/mol; H: 1 g/mol; He: 4 g/mol.
Apenas a I está correta.
Recentemente uma grande fabricante de produtos eletrônicos anunciou o recall de um de seus produtos, pois estes apresentavam problemas em suas baterias do tipo íons lítio. Considere a ilustração esquemática dos processos eletroquímicos que ocorrem nas baterias de íons lítio retirada do artigo “Pilhas e Baterias Funcionamento e Impacto Ambiental”, da revista Química Nova na Escola, número 11, 2000, página 8.
Analise as afirmações a seguir. I - Durante a descarga da bateria, os íons lítio se movem no sentido do ânodo para o cátodo. II - A reação global para a descarga da bateria pode ser representada por: LixCoO2(s) + LiyC6(s) → Lix+y CoO2(s) + C6(s) III - Durante a descarga da bateria, no cátodo, o cobalto sofre oxidação na estrutura do óxido, provocando a entrada de íons lítio em sua estrutura:
II - IV
III - IV
OMS pede que governos aumentem impostos sobre bebidas açucaradas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu aos governos que aumentem o imposto sobre as bebidas açucaradas para combater o problema da obesidade no mundo, onde um adulto em cada três está com excesso de peso.
Em um novo relatório, a agência da ONU afirma que existem provas contundentes de que novos impostos cobrados sobre as bebidas açucaradas, como refrigerantes, "reduziria, proporcionalmente, seu consumo".
Um aumento de 20% dos preços desse tipo de bebida teria uma redução do consumo da ordem de 20%. Em escala mundial, o número de casos de obesidade duplicou desde 1980. Em 2014, mais de 1,9 bilhão de adultos - pessoas de 18 anos ou mais - estavam com excesso de peso, e deles mais de 600 milhões eram obesos. Fonte: g1. globo, 11/10/2016. Disponível em: http://g1.globo.com/
Nesse sentido, é correto afirmar, exceto:
Como problemas de saúde que a obesidade pode causar pode-se citar: pressão alta, diabetes, câncer e infertilidade.
Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, dentre elas: fonte de energia, reserva energética e estrutural. São formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, apresentando a fórmula geral (CH2O)n.
Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool. São insolúveis em água, mas se dissolvem em solventes orgânicos, como a benzina e o éter. São exemplos de lipídios: os óleos, as gorduras, as ceras e os hormônios esteroides.
O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon. O glucagon facilita a entrada da glicose que será utilizada para a produção de energia na célula, e/ou seu armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.
O parasitismo é uma relação direta e estreita entre dois organismos geralmente bem determinados: o hospedeiro e o parasita. Essa relação pode levar à ocorrência de doenças que são responsáveis por considerável morbidade e mortalidade em todo o mundo e, frequentemente, estão presentes com sinais e sintomas não específicos.
Em relação às doenças parasitárias correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Amebíase ( 2 ) Ancilostomíase ( 3 ) Cólera ( 4 ) Teníase ( 5 ) Ascaridíase
( ) Infecção intestinal aguda, causada pela enterotoxina de uma bactéria, pode se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e câimbras. Esse quadro, quando não tratado prontamente, pode evoluir para desidratação, acidose, colapso circulatório, com choque hipovolêmico e insuficiência renal. ( ) Parasitose intestinal, causada por um platelminto, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação.
( ) Infecção causada por protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. O quadro clínico varia de uma forma branda, caracterizada por desconforto abdominal leve ou moderado, com sangue e/ou muco nas dejeções, até uma diarreia aguda e fulminante, de caráter sanguinolento ou mucóide, acompanhada de febre e calafrios. ( ) Doença parasitária, causada por um nematelminto, cuja contaminação ocorre através da ingestão dos ovos do parasita presentes na água ou alimentos contaminados. ( ) Infecção intestinal causada por nematódeos, cuja infecção ocorre quando as larvas presentes no solo contaminado penetram na pele, geralmente pelos pés. Com frequência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta em anemia ferropriva.
A sequência correta é:
3 - 4 - 1 - 5 - 2
5 - 2 - 3 - 1 - 4
2 - 3 - 4 - 5 - 1
4 - 1 - 2 - 3 - 5
Bioinseticida feito de micro-organismos
Depois de 15 anos de pesquisa, uma nova tecnologia para o controle biológico de pragas está pronta para uso comercial. Trata-se de um bioinseticida feito a partir de nematoides, vermes milimétricos que vivem no solo, para uso no combate a insetos e outros organismos que atacam cultivos como os de cana-de-açúcar, plantas ornamentais e eucalipto. O novo inseticida biológico foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo e entomologista Luís Garrigós Leite, da unidade de Campinas do Instituto Biológico, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A comercialização dos nematoides será feita com os vermes envoltos em diatomita, um pó de origem mineral, que deixa os vermes úmidos e em estado de latência. Só voltam à atividade quando o produto é diluído em água.
Fonte: g1. globo, 11/10/2016. Disponível em: http://g1.globo.com/
Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Controle biológico é um fenômeno que pode acontecer espontaneamente na natureza e consiste na regulação do número de indivíduos de uma determinada espécie por inimigos naturais. ( ) Os nematódeos ou nemátodos são vermes cilíndricos, com simetria bilateral, triblásticos e celomados. ( ) O controle biológico é um componente fundamental do equilíbrio da Natureza, cuja essência está baseada no mecanismo da densidade recíproca, isto é, com o aumento da densidade populacional da presa ou do hospedeiro poderá aumentar, também, o número dos predadores ou dos parasitos. Dessa maneira, os inimigos naturais causam um declínio na população predada ou parasitada. ( ) Controle biológico artificial é quando o homem interfere de modo a proporcionar um aumento de seres predadores, parasitos ou patógenos, podendo esses serem insetos, fungos , vírus, bactérias, nematoides e ácaros.
V - F - V - V
V - V - F - V
F - F - V - F
F - V - V - F
Em 1665, Robert Hooke, ao examinar cortes de cortiça em seu microscópio, observou espaços que denominou de célula. A Ciência que estuda as células, sua composição e estruturas é denominada Citologia.
Nesse sentido, a alternativa correta é:
A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP - adenosina trifosfato, que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração celular ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa. Essas etapas ocorrem em uma organela celular denominada mitocôndria.
A silicose é uma doença muito comum em trabalhadores que lidam com amianto. Um dos componentes do amianto é a sílica, uma substância inorgânica que forma minúsculos cristais que podem se acumular nos pulmões. As células dos alvéolos pulmonares afetadas por esses cristais acabam sofrendo autólise, devido à destruição das mitocôndrias.
Os fibroblastos são um tipo de célula do tecido conjuntivo. Eles sintetizam e secretam glicoproteínas, como o colágeno. As organelas citoplasmáticas denominadas retículo endoplasmático agranular e complexo golgiense participam de forma interativa para a produção e a secreção dessa glicoproteína.
O citoplasma de células eucarióticas apresenta um conjunto de fibras finas e longas, de constituição proteica, chamado de citoesqueleto. Entre as funções desempenhadas pelo citoesqueleto podemos citar a compartimentalização do citoplasma, a realização de movimentos celulares e o deslocamento de determinadas organelas citoplasmáticas.
O câncer é uma doença multifatorial, o que significa que diversos fatores concorrem e podem se sobrepor, favorecendo seu desenvolvimento.
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I - Chamamos de câncer uma classe de doenças que tem como característica básica o crescimento desordenado e irregular de células que podem invadir outros tecidos e/ou espalhar-se para outras regiões do organismo (metástase). II - Em condições normais, através de um processo denominado divisão celular, as células do nosso corpo crescem, duplicam seu material genético e se dividem. Quando uma célula se divide e dá origem a duas células idênticas, o processo de divisão celular é denominado mitose. III - Entre os fatores que concorrem e podem se sobrepor favorecendo o desenvolvimento do câncer, citam-se: tabagismo, exposição à radiação, distúrbios hormonais, alguns vírus e mutações genéticas. IV - Os proto-oncogenes são genes mutados que ao serem ativados provocam a divisão incontrolada da célula, ocasionando a formação do tumor.
Todas as afirmações estão corretas em:
I - II - III
II - III - IV
I - III