Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Perda de biodiversidade ameaça ecossistemas do planeta, diz estudo
A dimensão da perda de biodiversidade no mundo todo ameaça o funcionamento dos ecossistemas da Terra e, inclusive, a sobrevivência dos seres humanos, segundo um estudo publicado na revista científica americana "Science". Em 58% da superfície terrestre, onde vive 71% da população mundial, "o nível de perda de biodiversidade é substancial o suficiente para questionar a capacidade dos ecossistemas de suportar as sociedades humanas", alerta o estudo.
Fonte: Zero hora, 14/07/2016. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br
Assim, é correto afirmar, exceto:
Ecótono é uma área de transição ambiental, onde se encontra grande número de espécies e, por conseguinte, uma grande biodiversidade.
Denomina-se biótopo a reunião das várias espécies que ocorrem em um mesmo espaço geográfico e no mesmo tempo cronológico.
O termo biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade e variabilidade de organismos vivos, nos seus diferentes níveis, e os ambientes nos quais estão inseridos.
Dentre as causas da perda de biodiversidade destacam-se a destruição de habitat e a introdução de espécies exóticas. Essas espécies possuem vantagens competitivas, são favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem predar fortemente espécies nativas, reproduzirem-se exageradamente e até mesmo provocam doenças, impactando negativamente na biodiversidade de um ecossistema.
No ano de 2017 lembra-se os 500 anos da Reforma Protestante. A publicação das 95 teses de Martinho Lutero iniciou um confronto entre Roma e o monge agostiniano.
Considere a Reforma Protestante e seus desdobramentos, ocorrida na Europa, e analise as afirmações a seguir.
I - A ética Calvinista glorificava o trabalho e o lucro e classificava a riqueza como uma graça divina. II - Para reforçar o catolicismo na Inglaterra e, com o apoio do Papa Clemente, Henrique VII fundou a Ordem Anglicana. III - Em sua doutrina, Lutero manteve o celibato e a liturgia em latim. IV - Excomungado pela Igreja Católica, Lutero recebeu a proteção da nobreza alemã.
Todas as afirmações corretas estão em:
II - III
I - IV
I - II - III
II - III - IV
Mesmo após a queda da monarquia em 1889, o Brasil estava longe de ter um governo democrático e com eleições gerais. Ao longo da história política da República, ocorreram permanências e mudanças no sistema eleitoral. Nesse contexto é correto afirmar, exceto:
Durante a vigência do Estado Novo (1937-1945) as eleições para os governos estaduais e para a presidência do Brasil ficaram suspensas.
Na constituição de 1934 foi efetivado o voto feminino e a votação passou a ser secreta.
Durante a República Velha (1889-1930), o voto censitário evidenciava o controle do coronelismo em muitos municípios do nordeste brasileiro.
No governo de João Figueiredo, durante o governo militar, ocorreram eleições diretas para governadores dos estados e para prefeitos.
A formação dos Estados Modernos, o Absolutismo Monárquico e o Mercantilismo caracterizaram a centralização política em várias partes da Europa, em oposição ao poder político descentralizado do sistema feudal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
O processo de fortalecimento do poder real atingiu seu ápice com o absolutismo. O monarca passou a exercer o controle total sobre o comércio, as manufaturas e sobre a máquina administrativa.
O casamento de Fernando, herdeiro do trono de Aragão, com Isabel, do trono de Castela, consolidou a formação do território que corresponde à Espanha.
As Guerras da Reconquista, ao expulsarem os muçulmanos da Europa, contribuíram decisivamente para a formação da Monarquia francesa numa aliança com setores da nobreza.
O mercantilismo foi caracterizado pelo controle estatal da economia e priorizava o domínio de colônias para fornecer matérias primas e criar mercados consumidores para a metrópole.
Sobre os princípios estabelecidos pela Constituição do Brasil em 1988 é correto afirmar, exceto:
A tortura e o racismo passaram a ser crimes inafiançáveis e imprescritíveis.
Foi estendido o voto aos analfabetos e aos adolescentes entre 16 e 18 anos.
Estabeleceu-se a jornada de trabalho de 44 horas semanais e o direito de greve.
A Constituição permitia a reeleição para presidente da república e criava a Su-dene (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste).
As tensões internacionais têm aumentado consideravelmente e, para muitos analistas, o atual momento é de graves problemas políticos, econômicos e institucionais.
Acerca da História e da formação desse contexto é correto afirmar, exceto:
Nova Guerra Fria é uma das percepções gerais. Rússia e China de um lado, EUA e União Europeia de outro. A origem do problema é o apoio dos dois primeiros aos países islâmicos, inclusive o Estado Islâmico, e dos dois últimos a Israel, Turquia e Índia. Um cenário de conflito entre as potências no Oriente Médio levaria a um grande risco de guerra.
A questão dos refugiados tem se agravado sobremaneira em decorrência dos conflitos no Oriente Médio. Vários países da região e até a Alemanha estão com grande número de refugiados, o que tem acirrado a animosidade contra imigrantes, em especial de origem muçulmana.
O crescimento de partidos e propostas de extrema direita tem gerado preocupações pelo teor xenófobo e intolerante das mesmas. Parte desse cenário diz respeito à crise econômica que tem perpassado o mundo desde 2008.
As eleições nos EUA foram um excelente exemplo do atual teor político das propostas. Donald Trump manifestou em vários momentos de sua campanha posturas que foram classificadas como machistas, intolerantes e inflexíveis.
Acerca das principais artes e manifestações culturais dos séculos XIX e XX, analise as afirmações a seguir.
I - A literatura do século XIX produziu obras primas como as de Leon Tolstoi, Émile Zola e Honoré de Balzac. A influência dessas obras permanece até hoje e ajudou a retratar diversos momentos da História. II - O cinema tornou-se uma arte de grande prestígio no século XX. A principal escola cinematográfica é a estadunidense, sediada principalmente em Hollywood. Seu conteúdo político contestador e de esquerda à levou a perseguição pelos grupos mais conservadores da política dos EUA. III - A escultura teve em Auguste Rodin um de seus mais criativos e brilhantes artistas. Sua vida cheia de percalços e dificuldades contrasta com o alto valor atual de muitas de suas obras. IV - A radicalização política do início do século criou a chamada literatura totalitária. Friedrich Nietzsche e August Comte contribuíram com obras que elogiavam a violência, a força e regimes políticos autoritários.
I - III
I - III - IV
A História dos países latino-americanos está repleta de contradições e lutas sociais durante o século XX.
Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:
O México teve em sua Revolução um dos marcos da política no início do século XX. Na atualidade, o país tem uma ampla aproximação com os EUA, que é elogiada pelos setores mais identificados com as ideias liberais, e criticada por analistas que julgam que essa relação causa muita dependência em relação a seu vizinho do norte.
A Argentina passou por períodos de grande prosperidade no século XX mas, ao mesmo tempo, viveu uma das ditaduras mais violentas da região que ainda causa debates no país.
Os atuais países da América Central formavam uma única República, a Centro-Americana. Em função dos projetos de construção do Canal do Panamá houve uma fragmentação desses países, que foi incentivada pelos EUA para melhor controlar a construção do canal.
Colômbia e Bolívia são talvez os dois países da América Latina que mais foram marcados pela questão da produção e tráfico de drogas. O primeiro é um dos aliados mais fiéis dos EUA, o segundo possui um governo de forte inspiração indígena e rejeita o perfil e percepção das políticas antidrogas da potência do norte.
Sobre a orientação e as coordenadas geográficas, é correto afirmar, exceto:
As linhas imaginárias constantes nos mapas e globos determinam dois tipos de coordenadas geográficas: a latitude e a longitude, que funcionam como “endereços” de qualquer lugar do planeta.
A rosa dos ventos indica os pontos cardeais e colaterais e aparece no mostrador da bússola, que tem uma agulha sempre apontando para o norte magnético.
A orientação em cidades e estradas, graças ao avanço tecnológico, é possível de ser feita através do Sistema de Posicionamento Global.
O Equador corresponde ao círculo máximo da Terra e determina a divisão do globo terrestre em dois hemisférios: o Norte e o Sul, nos quais, a partir do Equador, temos os círculos paralelos denominados longitude, que por si só é suficiente para localizar um ponto no espaço terrestre.
As estruturas geológicas e as formas de relevo influenciam as atividades humanas, sejam nas áreas rurais como nas urbanas.
Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.
I - O conhecimento das características do relevo é fundamental para o planejamento das atividades humanas, com destaque para os locais adequados à construção de moradias, formas de uso e ocupação do solo, traçado de rodovias, dentre outras. II - O relevo é resultante da ação conjunta de agentes internos ou endógenos, impulsionados por forças tectônicas e agentes externos ou exógenos, também chamados de modeladores do relevo. III - O intemperismo é uma fase dos agentes externos que provoca a desagregação (intemperismo químico) e a decomposição (intemperismo físico), sendo que na segunda o fator principal é a variação da temperatura. IV - Em relação à estrutura geológica o Brasil não dispõe dos dobramentos modernos, mas apresenta as bacias sedimentares que cobrem a maior parte da superfície do país e os escudos ou maciços antigos.
Todas as alternativas corretas estão em:
I - II - IV
II - IV
III - IV