Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre a atualidade, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A Guerra do Contestado, conflito armado que completou 100 anos em 2016, colocou do mesmo lado forças do governo e camponeses que viviam na região disputada pelos Estados de Santa Catarina e Paraná contra a empresa norte-americana Brazil Railway Company, interessada em construir a estrada de ferro de São Paulo até o Rio Grande do Sul.
Vivenciamos o maior número de refugiados desde o fim da II Guerra Mundial, e o entendimento desse fenômeno exige a compreensão da geopolítica do Oriente Médio e do surgimento do Estado Islâmico.
O plebiscito realizado em junho deste ano pelos eleitores do Reino Unido decidiu que o país não fará mais parte da União Europeia. O Brexit foi debatido exaustivamente pela mídia e os desdobramentos terão consequências no funcionamento do mais importante bloco econômico do planeta.
Ventos fortes, destelhamentos, quedas de árvores em Tubarão e ondas do mar invadindo a praia em Araranguá, episódios ocorridos no mês de outubro deste ano; enchentes frequentes, tornados, secas, o furacão Catarina (único pelo Estado) e neve como a de 2013 que chegou a atingir até a Grande Florianópolis fazem de Santa Catarina um estado de extremos, com uma grande variedade de eventos climáticos, muitos dos quais resultam em desastres naturais.
Neoliberalismo é um termo usado para definir uma corrente da economia. O uso dessa corrente vem desde meados da década de 1980.
Sobre o neoliberalismo é correto afirmar, exceto:
Os conceitos neoliberais preconizados pelo Consenso de Washington passaram a ser instrumentos para a expansão do capitalismo.
Os economistas da Escola de Chicago recomendaram que o capital privado passasse a investir em setores controlados pelo Estado.
O neoliberalismo apregoa o protecionismo comercial, o aumento de leis e normas para entrada e saída de capitais, além do fortalecimento de empresas estatais.
Os países que seguissem a proposta do Consenso de Washington deveriam promover uma reforma fiscal como também implementar mudanças na previdência social, nas leis trabalhistas e no sistema de aposentadorias, entre outros ajustes.
Sobre problemas atmosféricos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
As áreas centrais das grandes manchas urbanas apresentam temperaturas mais elevadas em relação à periferia, fruto da ausência de verde, excesso de prédios, asfalto, além da poluição que retém calor.
A queima de combustíveis fósseis advindos do carvão mineral e dos derivados do petróleo produz enormes quantidades de dióxido de carbono, fator de poluição atmosférica, sendo a China e os Estados Unidos os principais responsáveis.
O aquecimento da atmosfera da Terra deve-se às emissões de chaminés, queimadas e escapamentos de veículos, cujas consequências podem ser desastrosas para todo o planeta e quem nele vive.
A carta do chefe Seattle mostra uma relação de vivência equilibrada e harmoniosa com o ambiente que vai ao encontro da proposta e do interesse do capital.
Sobre o estado catarinense, todas as alternativas estão corretas, exceto:
Santa Catarina é um estado grande produtor de cebola, pinhão, erva-mate e maçã, sendo que o oeste destaca-se na criação de suínos e aves que impulsiona a agroindústria, além da cerâmica, da indústria têxtil e da metal mecânica localizadas na região entre o Litoral e a Encosta das serras do Mar e Geral.
A região turística conhecida como Costa Verde e Mar apresenta o movimentado Balneário Camboriú com ótima infraestrutura hoteleira, de comércio e de serviços, além de Itajaí e Navegantes com seus portos e outras cidades como Penha e Bombinhas com suas águas cor verde-esmeralda.
As correntes migratórias que moldaram a ocupação do território catarinense com uma rica diversidade de costumes ocorreram somente a partir do século XIX, pois até essa data a região era povoada por indígenas, quando chegaram inicialmente os alemães, os italianos, os poloneses, dentre outros, os quais se instalaram pelo litoral. Vieram depois os açorianos portugueses, os negros africanos, os árabes (sírios e libaneses) e os orientais (japoneses).
Os sistemas atmosféricos que agem no estado são controlados pela ação de massas de ar quentes (tropicais) e frias (polares) e as condições do tempo dependem da atuação das massas de ar provenientes dessas duas regiões: a massa Tropical Atlântica e a massa Polar Atlântica, responsáveis pelas chuvas frontais.
Observe atentamente o mapa do Brasil.
Considerando os conhecimentos sobre o mapa é correto afirmar, exceto:
O estado escurecido no Sul do Brasil correspondente a Santa Catarina e está localizado entre os estados do Paraná, ao norte, e Rio Grande do Sul, ao Sul, apresentando destaque nos aspectos naturais, culturais e socioeconômicos.
O estado de Santa Catarina ressaltado no mapa indica o fato de ser a única unidade federativa do Brasil a apresentar um Índice de Desenvolvimento Humano elevado (0,800 a 1), podendo se colocar entre os 20 países com maior índice.
Os números 1 e 2 correspondem, respectivamente, aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, cujas capitais, na hierarquia urbana, são metrópoles nacionais influenciadoras do território brasileiro.
As letras A e B indicam, respectivamente, os estados do Amazonas e do Pará, que são cortados por rios da bacia do rio Amazonas, região de clima quente e úmido, com pequena amplitude térmica anual e possuidora de uma floresta heterogênea, com rica biodiversidade.