Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Leia o texto e seguir.
“[...] Depois de um gesto lento e cuidadoso abriu as palmas das mãos, contemplando-as. Sim, lá estava o vestígio do carinho. [...] Ela estava prendendo um novo amor. Um amor que vivia e se fortalecia na espera do amanhã, que se fazia inesperadamente nas frinchas de um momento qualquer, que se revelava por um simples piscar de olhos, por um sorriso ensaiado na metade das bordas de um lábio, por um repetir constante do eu te amo, declaração feita, muitas vezes, em voz silenciosa, audível somente para dentro, fazendo com que o eco dessa fala se expandisse no interior mesmo do próprio declarante.”
Considerando o conteúdo, a linguagem e as personagens da obra Olhos d’Água, de Conceição Evaristo, é correto afirmar que o texto:
foi extraído de uma narrativa, cuja protagonista é apresentada como mendiga, prostituta, louca - qualificativos que, obviamente, põem-na à margem da chamada cidadania.
é um fragmento do conto “Quantos filhos Natalina teve?”, em que a personagem engravida várias vezes, vira mãe de aluguel, vê-se obrigada a dar os filhos a desconhecidos e, no desfecho da trama, acaba sendo estuprada.
refere-se aos sentimentos da personagem Salinda, uma esposa em crise que se entrega a um novo amor, ainda que seja preciso enfrentar o marido violento, que a mantém presa ao casamento à força.
conta parte da história de uma mulher anônima que tenta salvar a vida de Ardoca, um homem “cansado por todos os dias, todos os trabalhos, e por toda a vida”.
Assinale a alternativa em que o texto citado foi extraído da obra As Fantasias Eletivas, de Carlos Henrique Schroeder.
“Zana mandava e desmandava na casa, na empregada, nos filhos. Ele (Halim, o marido, o pai), paciência de Jó apaixonado e ardente, aceitava, engolia cobras e lagartos, sempre fazendo as vontades dela (Zana) […], mimando-a, tocando o alaúde só para ela, como costumava dizer.”
“Não gostava de constatar o quanto me atormentavam algumas coisas. Até meu pai desaparecer novamente. Fiquei sozinho no apartamento da Avenida Atlântica sem que ninguém tomasse conhecimento. E eu já tinha me acostumado com o mistério daquele apartamento. Já não queria saber a quem pertencia, porque vivia vazio. O segredo alimentava o meu silêncio.”
“[...] só sou interessante se me transformo em escrita, o que me destrói sem deixar rastro, ele imagina, sorrindo, antevendo algum crime perfeito. Ninguém descobrirá nada, ele enfim sonha, oculto em algum refúgio da infância.”
“Os verdadeiros donos das cidades turísticas: os recepcionistas de hotéis. Nada escapa ao controle deles. Eles sabem exatamente o que você vai fazer, conhecem seu tipo, sabem o quanto você é idiota, que tipo de turismo você veio fazer, pois todo turismo tem um fim, e eles são o meio.”
Assinale a alternativa correta em relação à caracterização do autor.
A obra satírica de Gregório de Matos Guerra é complexa como o tempo em que ele viveu, assim como a visão cultural do período Romântico. O riso que seus romances provocam não diminui a força dos ataques às figuras corruptas da corte, no Rio de Janeiro.
Sobre o estilo de João Guimarães Rosa, a crítica aponta como características fundamentais a clareza, a transparência e a correção. Em suas obras emprega regionalismos gauchescos, diferenciando-se assim dos escritores nordestinos.
O escritor “Visconde Taunay ficou conhecido sobretudo pela obra Inocência, romance em que narra a história de um amor impossível, tendo como cenário a exuberante natureza do Brasil Central, os costumes regionais e, sobretudo, peculiaridades da fala do nosso sertanejo”.
Mário de Andrade, autor do livro de contos Brás, Bexiga e Barra Funda (1927), é também autor do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que propunha, basicamente, a “devoração” da cultura estrangeira e sua elaboração com autonomia.
Marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Na peça de teatro original, escrita por Ariano Suassuna, o romance da história é vivido por Rosinha e Chicó, cujo casamento foi realizado pelo Padre João, logo após o enterro do cachorro. ( ) A mendiga Duzu-Querença é uma personagem da obra Olhos d’Água que teima em "enfeitar a vida", alegrando-se em visões e sonhos que ficaram perdidos no meio do caminho. Isso pode ser observado no fragmento a seguir: “Ela, ali no meio, se sentia como um pássaro que ia por cima de tudo e de todos. Sobrevoava o morro, o mar, a cidade. As pernas doíam, mas possuía asas para voar. Duzu voava no alto do morro. Voava quando perambulava pela cidade. Voava quando estava ali sentada à porta da igreja. Duzu estava feliz. Havia se agarrado aos delírios, entorpecendo a dor. E foi se misturando às roupas do varal que ela ganhara asas e assim viajava, voava, distanciando-se o mais possível do real”. ( ) O conselheiro Aires é uma espécie de alter ego de Machado de Assis mesmo, não só pelo fato de ser o “autor” de Esaú e Jacó, mas também por encarnar em si, como narrador, todos os pensamentos acerca da literatura do escritor carioca nos vários trechos e capítulos mínimos. ( ) Na obra Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende, a protagonista descreve em um caderno os diálogos com sua filha recém-nascida, como em: “Oi, boneca, bom dia. Acabo de folhear seu caderno e dar uma lida em diagonal nas últimas páginas. Reparou que muitas folhas atrás parei de falar com minha filha? É bom ou mau sinal?”
A sequência correta, de cima para baixo, é:
F - V - V - F
V - F - V - F
V - V - V - F
F - V - F - V
Com relação ao texto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) La política es una actividad humana regida por la moral. ( ) Es preferible un político ineficaz que un político sin ética profesional. ( ) Lo peor en la política es la falta de ética y honestidad. ( ) Un político apenas podrá ejercer sus funciones si distanciado de la moral, la honestidad y la responsabilidad.
F - F - V - V
Leia o que segue.
( 1 ) La política es una actividad humana que rige la moral. ( 2 ) La ética conduce el proceso de acceso al poder. ( 3 ) El mayor problema de una sociedade reside en la falta de ética y moral de los ciudadanos, políticos y empresarios. ( 4 ) Es necesario escoger a políticos que actúen con un mínimo de ética.
Contém conceitos incluídos no texto:
1, 2 e 3
2, 3 e 4
1 e 2
3 e 4
Assinale a alternativa que indica o uso correto dos pronomes na sentença a seguir.
La sociedad __________ si es mejor un político eficaz o un político ético.
( 1 ) se pregunta ( 2 ) pregunta ( 3 ) termina preguntándose ( 4 ) acaba se preguntando ( 5 ) acaba reflexionando
2 - 4 - 5
1 - 3 - 5
3 - 4 - 5
4 – 5
Analise a sentença a seguir.
- ¿ Qué (1) es preferible en un político: deficiencia política o falta de ética? - Un político qué (2) quiera gobernar, sólo (3) podrá hacerlo sí (4) apegado a la moral y conducta professional.
A acentuação incorreta corresponde aos números:
1, 2 e 3.
2, 3 e 4.
2 e 4.
Assinale C (correto) ou E (errado) considerando o uso dos artigos e contrações nas sentenças a seguir.
( ) Lo que falta es moral y conducta entre los políticos. ( ) ¿Qué es lo mejor: eficiencia o ética en política? ( ) Lo problema moral es también político. ( ) Lo político está sujeto a lo moral y lo ético. ( ) Hablar de ética es hablar del bueno y del malo.
C - E - C - E - C
E - E - E - C - C
C - E - E - C E
E - C - E - C E
Assinale a alternativa que contém orações com uso gramatical inadequado.
( 1 ) El principio y el fin de la política es alcanzar el bien común. ( 2 ) Un estado corrupto no busca el bien común si no el beneficio de unos pocos. ( 3 ) Gobernantes es parte del pueblo. ( 4 ) Si el pueblo es corrupto, los políticos probablemente los serán.
1 - 3
1 - 4
2 - 3 - 4
1 - 2 -3