Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Considerando que Botânica é a parte da Biologia que estuda as plantas, analise as afirmações a seguir.
I - O fruto é uma estrutura presente nas gimnospermas e angiospermas, sendo importante para a dispersão e a proteção da semente. II - As angiospermas estão subdivididas em dois grupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. Como exemplos de plantas dicotiledôneas, pode-se citar: feijão, amendoim, soja, arroz e trigo. III - As briófitas e as pteridófitas são plantas criptógamas e dependem da água para a fecundação. IV - As plantas vasculares são dotadas de xilema e floema, estruturas responsáveis pelo transporte da seiva bruta e da seiva elaborada, respectivamente. V - Os tecidos meristemáticos são responsáveis pelo crescimento dos vegetais e a partir deles são formados os tecidos adultos da planta.
Todas as afirmações estão corretas em:
I - II - III
II - III - V
III - IV - V
II - V
Proposta em meados do século XIX pelo botânico alemão Mathias Jakob Schleiden (1804-1881) e pelo zoólogo, também alemão, Theodor Schwann (1810-1882), a Teoria Celular estabeleceu que a célula é a unidade fundamental da vida. Com o avanço tecnológico e científico, essa teoria vem sendo atualizada.
Considere as informações acima e os conhecimentos relacionados ao tema e assinale a alternativa correta.
Os lisossomos são vesículas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias provenientes do meio externo através da fagocitose ou da pinocitose, degradar organelas envelhecidas através da autólise ou destruir a própria célula através da autofagia.
As mitocôndrias são organelas celulares presentes exclusivamente no interior das células animais. Nelas ocorrem duas etapas da respiração celular: ciclo de Krebs e cadeia respiratória (fosforilação oxidativa).
O centríolo, estrutura constituída por nove trincas de microtúbulos, possui grande importância no processo de divisão celular, visto que participa da organização do fuso mitótico.
A membrana plasmática, também denominada plasmalema, consiste em um envoltório composto basicamente por fosfolipídios e proteínas, na forma de mosaico fluido. Está ausente em células procarióticas.
Prefeitura de Formiga inicia campanha de prevenção contra escorpiões
Relatos recentes feitos à Prefeitura de Formiga (MG) sobre aparecimento de escorpiões em algumas regiões colocaram a cidade em situação de alerta. Apesar de ainda não ter havido registro de pessoa picada pelo artrópode neste ano no município, a Secretaria de Saúde informou que começou uma campanha nos postos de saúde com o objetivo de informar a população sobre os cuidados necessários. Fonte: g1.globo, 03/05/2017. Disponível em: http://g1.globo.com.br
Em relação aos grupos de animais pertencentes ao filo Arthropoda, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Insecta ( 2 ) Crustacea ( 3 ) Arachnida ( 4 ) Diplopoda ( 5 ) Chilopoda
( ) Podem ser encontrados em ambientes marinhos, dulcícolas e terrestres, possuem dois pares de antenas e, grande parte dos animais pertencentes a este grupo apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome. ( ) Possuem o corpo alongado e achatado, dividido em duas partes principais: cabeça e tronco; com um número variável de segmentos corporais apresentando um par de patas por segmento. ( ) Possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, três pares de patas articuladas, olhos compostos e um par de antenas. ( ) Vivem em lugares escuros e úmidos. Possuem um par de antenas na cabeça e o corpo segmentado, sendo que na maioria dos segmentos há dois pares de patas. ( ) Possuem quatro pares de patas ou apêndices locomotores inseridos no cefalotórax e um par de apêndices modificado em quelícera.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
2 - 5 - 1 - 4 - 3
4 - 2 - 1 - 5 - 3
5 - 3 - 1 - 2 - 4
3 - 4 - 5 - 1 - 2
Antibiótico doxiciclina pode ser esperança no tratamento do Parkinson
Um estudo publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, sugere que o medicamento antibiótico doxiciclina – usado há mais de meio século contra infecções bacterianas – pode ser indicado em doses mais baixas para o tratamento da doença de Parkinson. Segundo os autores, a substância reduz a toxicidade de uma proteína conhecida como α-sinucleína, que, em certas condições, forma agregados que recobrem e lesam as células do sistema nervoso central. Fonte: Secretaria de Estado da Educação - Estado do Paraná, 01/03/2017. Disponível em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br
Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:
Os antibióticos são medicamentos utilizados no combate às infecções bacterianas como: herpes simples, meningite e sífilis.
As bactérias apresentam três mecanismos de transferência de genes que aumentam a diversidade genética: transformação, transdução e conjugação. A transformação bacteriana se dá pela absorção de fragmentos de DNA que estão dispersos no ambiente, provenientes de bactérias mortas e decompostas.
As bactérias têm sido usadas pela engenharia genética, como por exemplo, na síntese de proteínas humanas como a insulina e o hormônio de crescimento.
Certas infecções hospitalares podem ser de difícil combate por meio de antibióticos comumente utilizados. Esse feito deve-se à seleção de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos
Descobertos os 287 culpados pela calvície
Uma equipe do Centro de Medicina Genética e Experimental da Universidade de Edimburgo, Reino Unido, analisou o DNA de mais de 52.000 homens entre 40 e 60 anos para predizer o risco de calvície em cada indivíduo. Segundo Riccardo Marioni, chefe da pesquisa, 287 genes estão relacionados ao problema, mas os mecanismos hormonais são importantes na perda do cabelo. Fonte: Jornal El País, 28/02/2017. Disponível em: http://brasil.elpais.com
Considerando o acima exposto, analise as afirmações a seguir.
I - O padrão de herança é denominado influenciado pelo sexo quando os genes responsáveis pelo seu determinismo se manifestam diferentemente em machos e em fêmeas. II - A calvície é uma herança cuja expressão é influenciada por fatores extracromossômicos – hormônios sexuais. III - Indivíduos portadores do gene em heterozigose para a calvície, quando forem do sexo masculino serão calvos, mas quando forem do sexo feminino, não serão calvos. IV - A herança ligada ao sexo está relacionada a genes presentes na parte não homóloga dos cromossomos sexuais. Na espécie humana, esses genes estão presentes no cromossomo X, sem correspondentes no cromossomo Y, por isso só se manifestam no sexo feminino. V - Os genes localizados no cromossomo Y, na porção encurvada que não é homóloga ao X, caracterizam a herança restrita ao sexo, sendo exemplo desse padrão de herança a hemofilia.
II - III
IV - V
D. Pedro II foi o governante brasileiro que mais tempo permaneceu no poder, sendo forçado a exilar-se em 1889, por ocasião da proclamação da república.
Acerca do seu governo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Assinou a Lei de Terras de 1850, sendo esta uma das primeiras tentativas de se regulamentar a propriedade privada no Brasil.
Em seu governo, a Guerra da Cisplatina contribuiu para o desgaste de sua imagem e teve como desfecho a independência política do Uruguai.
Visando proteger o mercado interno foi declarada a Tarifa Alves Branco, que elevava o tributo sobre produtos importados.
Em seu governo, D. Pedro II chegou a romper relações diplomáticas com a Inglaterra; foi a Questão Christie.
“Mas sua ênfase maior se encontrava na tomada de consciência do valor espiritual da nação, assentado em princípios unificadores: “Deus, Pátria e Família” era o lema do movimento. (...) negava a pluralidade dos partidos políticos e a representação dos cidadãos. Seus inimigos eram o socialismo, o liberalismo e o capitalismo financeiro internacional”. FAUSTO, Boris. História do Brasil. – 5º edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo - Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1997. Página 353.
O texto do historiador Boris Fausto evidencia uma das organizações políticas que surgiram no período em que Getúlio Vargas estava no poder, que foi a (o):
Aliança Nacional Libertadora (ANL).
Ação Integralista Brasileira (AIB).
Movimento Tenentista.
União Democrática Nacional (UDN).
No rastro dos movimentos influenciados pela ideologia Iluminista e até pela independência dos Estados Unidos da América, no século XVIII, acentuaram-se os movimentos pela ruptura da América espanhola com a Metrópole, na primeira metade do século XIX.
Nesse contexto é correto afirmar, exceto:
A Doutrina Monroe, instituída pelos Estados Unidos apoiou as independências da América Latina na guerra contra a Metrópole espanhola.
Organizando-se a partir dos cabildos e formando as juntas governativas, os revoltosos depuseram autoridades metropolitanas e assumiram a administração das colônias.
Simom Bolívar, conhecido como um dos “libertadores da América”, foi um exemplo típico da ideologia da elite criolla.
Os chapetones, com o ideal nacionalista de quem já havia nascido na América, foram os principais organizadores das lutas contra o domínio metropolitano.
Em 2017 completam-se os 500 anos da Reforma Protestante. Iniciada em 1517, promoveu transformações religiosas e políticas na Europa moderna.
Sobre os eventos que têm relação com a Reforma Protestante é correto afirmar, exceto:
O sistema clerical dominante foi criticado por Lutero através das 95 teses fixadas na porta da igreja do castelo de Wittenberg.
A doutrina calvinista aceitava o mundo dependente da vontade de Deus, estando todos os homens sujeitos à predestinação.
A supressão do celibato e a condenação da simonia também caracterizaram princípios defendidos pelo protestantismo.
Na Dieta de Worms, convocada pelo monarca Carlos V, o luteranismo foi oficializado como religião do Sacro Império e difundiu-se rapidamente na Península Ibérica.
Fernando Collor de Melo, eleito presidente da República por voto direito em 1989, foi o primeiro presidente republicano que sofreu um impeachment (impedimento) na história política do Brasil.
Apesar do processo de impedimento que determinou o afastamento da presidência da república, Fernando Collor não teve seus direitos políticos cassados e nas eleições seguintes foi eleito senador pelo Estado de Alagoas.
Na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que foi instalada na Câmara dos Deputados pesavam sobre o presidente, entre outras acusações, tráfico de influências no governo e de movimentar milhões em dólares nos paraísos fiscais.
Fernando Collor foi acusado por crime de responsabilidade devido ao esquema de corrupção montado por Paulo César Farias, seu tesoureiro durante a campanha à presidência.
No julgamento que aconteceu no Senado, Collor também foi cassado, antes, porém, sem resultado, foram forjados documentos para sugerir que o dinheiro em questão vinha de um empréstimo para campanha feito no Uruguai.