Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
No final do século XIX e início do século XX, os Estados Unidos continuavam com sua posição para influenciar a política e a economia do continente americano.
Nesse contexto é correto afirmar, exceto:
No início do século XX os Estados Unidos conseguiram um acordo diplomático com a Colômbia para a construção do Canal do Panamá, ligando o Atlântico ou Pacífico. Os dois países passaram a controlar o fluxo de embarcações pelo canal.
Mesmo após sua independência e a revolução de 1959, Cuba tem até hoje em seu território uma base militar estadunidense, localizada na Baía de Guantánamo.
Intervindo nas lutas camponesas na Nicarágua, os EUA atuaram militarmente neste país em 1909, ocupando-o até 1933 e colocando no poder políticos aliados aos seus interesses.
As intervenções militares realizadas na América Latina e que garantiam aos Estados Unidos investimentos vantajosos, estavam de acordo com a política do Big Stick (“grande porrete”) iniciada no governo de Theodore Roosevelt.
O Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte em 1806 tinha por objetivo isolar a Inglaterra dos países europeus e estipulava que os países da Europa e aliados da França não poderiam comercializar com os ingleses. Este evento europeu trouxe consequências para o Brasil, pois ocasionou um evento com profundas transformações políticas e sociais.
Assim, assinale a alternativa correta acerca do evento que gerou essas transformações.
A invasão do território português pelos espanhóis e a anulação do Tratado de Tordesilhas.
A transferência da capital, da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.
A vinda da Família real portuguesa para o Brasil e o consequente decreto da Abertura dos Portos.
A Revolução do Porto, em 1820, contribuindo com a intensificação do comércio entre franceses e comerciantes luso-brasileiros.
Sobre escala geográfica e escala cartográfica é correto afirmar, exceto:
As representações em escalas grandes mostram áreas maiores em que aparece com dificuldade o detalhamento das áreas projetadas como, por exemplo, 1:10.000.
A escala geográfica define um recorte espacial, seja local, regional, nacional ou mundial; enquanto a escala cartográfica delimita a escala de representação no mapa, isto é, a proporcionalidade entre o objeto real e a representação.
A representação da realidade no mapa é estabelecida por uma correspondência entre as dimensões dos objetos representados e as do papel, dadas por uma escala, que expressa quanto os elementos do espaço foram reduzidos.
A escala é considerada pequena quando se reduzem muito os elementos a serem representados para que possam caber numa folha ou mapa, como é o caso de 1:24.000.000.
O mundo contemporâneo apresenta ainda muitos conflitos, alguns dos quais antigos, porém acompanhados pela emersão de novos. Para entender a geopolítica atual é preciso considerar o jogo das potências.
Assim, analise as afirmações a seguir.
I - Do ponto de vista cultural a influência exercida pelos Estados Unidos no mundo é muito grande e do ponto de vista econômico esse país ainda mantém de forma clara a supremacia sobre os demais, ocupando o primeiro lugar em relação ao Produto Interno Bruto. II - A União Europeia (bloco formado por países europeus), do ponto de vista estratégico-militar, constituiu forças armadas unificadas que substituíram a OTAN, extinta com o fim da Guerra Fria. III - A China é personagem importante na geopolítica mundial: tem o maior exército do mundo, é potência nuclear e membro do Conselho de Segurança da ONU, e tem a maior população do planeta. IV - A Índia, país do BRICS, é uma potência nuclear com mais de um bilhão de habitantes e destaca-se por possuir uma classe média quantitativamente elevada, o que lhe assegura significativo mercado consumidor interno.
Todas as afirmações corretas estão em:
II - IV
III - IV
I - III - IV
II - III - IV
"A Terra provê o suficiente para as necessidades de todos os homens, mas não para a voracidade de todos." Mahatma Gandhi – líder indiano. Fonte: www.frase.co/de/mahatma-gandhi. (Acessado em 11/05/2017)
Sobre a frase de Gandhi e o meio ambiente à mercê da ação humana, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A água doce é um elemento estável e sua contínua reposição, mesmo com sua poluição e consumo crescente, se faz graças ao ciclo hidrológico, responsável pela renovação e infinitude desse recurso.
O mês de novembro de 2015 ficou marcado pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, o qual impactou regiões e atividades produtivas, resultando em milhares de pessoas atingidas, cidades sem abastecimento de água e no rio Doce destruído.
A generosidade da Terra, mesmo com o meio ambiente sendo danificado, continua ajudando na produção de alimentos, muito embora o acesso a eles não ocorra a milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, que vivem na pobreza e subalimentadas.
A concentração de riqueza nas mãos de poucos tem a ver com a voracidade ou com a avidez representada pelas grandes corporações que controlam tanto a economia quanto a política.
Santa Catarina é um estado de grande diversidade geográfica, tanto física quanto humana. Sobre ele é correto afirmar, exceto:
Santa Catarina tem nas suas características geográficas, com enseadas e baías, a possibilidade de instalações portuárias, como é o caso dos portos de Itajaí, Imbituba, Itapoá, Navegantes e São Francisco.
A fachada atlântica catarinense de inúmeras bacias hidrográficas foi a região de colonização europeia onde se desenvolveram importantes cidades catarinenses.
A gênese e formação do território catarinense aponta a facilidade inicial de ligação entre o planalto e o litoral, sobretudo a ocupação do oeste do estado, efetivada pelos excedentes de colonizadores europeus dos vales fluviais litorâneos de Santa Catarina.
A bacia hidrográfica do Itajaí-Açu, com aproximadamente 16% do território catarinense, apresenta grande complexidade geoecológica, sujeita a dinâmica dos processos erosivos e tem fragilidade ambiental devido à configuração da bacia e declividade dos cursos d’água, além da ação antrópica existente em toda a sua área.
A dinâmica terrestre mostra o planeta em constante transformação tanto em seu interior quanto na sua porção externa.
Analise as afirmações a seguir quanto à geografia física geral e do Brasil.
I - O relevo e o modelado da superfície da Terra são decorrentes da atuação dos agentes endógenos, como é o caso das forças tectônicas e dos agentes exógenos, que modelam e atuam de forma contínua no tempo geológico. II - A erosão e o intemperismo são dois processos que agem no relevo, sendo que as rochas sofrem em relação ao segundo, dependendo do ambiente, a desagregação física e a decomposição química. III - A estrutura geológica do território brasileiro é constituída pelos escudos ou maciços antigos, por dobramentos modernos, os mais recentes, e pelas bacias sedimentares, as quais predominam com 64% do território nacional. IV - A compreensão do clima de um lugar ocorre com o conhecimento da sucessão dos diferentes tipos de tempo - estado momentâneo da atmosfera - que atuam nesse lugar durante um período suficientemente longo.
I - IV
II - III
I - II - III
I - II - IV
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza os censos demográficos e econômicos, e considera população urbana aquela residente no perímetro urbano de cada município.
Sobre a tabela acima e a urbanização brasileira é correto afirmar, exceto:
As regiões Sudeste e Nordeste, a conforme a tabela, possuem três municípios cada uma, seguidas do Sul com dois, Centro Oeste e Norte com um cada, sendo o Sudeste a região de maior concentração demográfica no Brasil.
No Brasil, com a nova classificação das cidades a partir da globalização, as duas primeiras cidades da tabela, São Paulo e Rio de Janeiro, são consideradas cidades globais do tipo Alfa, pois a oferta e os fluxos de bens e serviços, bem como a densidade e a qualidade da infraestrutura urbana resultam em poder e influência entre os maiores nós da rede urbana mundial.
A tabela mostra os 10 municípios mais populosos, e a ausência de municípios catarinenses nesta mostra explica-se pelo fato de não existirem em Santa Catarina unidades administrativas com mais de um milhão de habitantes, mesmo que Joinville e Florianópolis sejam os maiores em população absoluta.
Demanda cada vez maior de tempo para deslocamento, violência, falta de infraestrutura, poluição do ar, das águas, do solo e visual, segregação espacial, subemprego e submoradia são características que marcam as grandes cidades brasileiras, muito pela falta de planejamento.
A agropecuária sempre exerceu, ao longo da história, papel de destaque na economia brasileira.
Sobre essa atividade econômica é correto afirmar, exceto:
A agricultura patronal é aquela executada por empresas agrícolas submetidas à indústria, aos serviços e ao comércio, formando desta forma uma cadeia produtiva, fato ligado ao agronegócio.
A Constituição de 1988 instrumentalizou o Estado brasileiro com os recursos legais que viabilizaram o desenvolvimento do espaço rural, através da monocultura e da mecanização, fortalecendo a agricultura familiar, responsável por manter os pequenos proprietários e trabalhadores rurais no campo.
No Brasil há um predomínio do número de estabelecimentos relacionados à agricultura familiar, porém, em relação à área, o domínio fica com a agricultura não familiar, isto é, a patronal, o que caracteriza uma estrutura agrária ainda muito concentrada.
O Brasil tem uma posição destacada no mercado mundial, tanto em relação aos produtos agrícolas, como a soja, o café, a cana-de-açúcar e o suco de laranja, quanto em relação aos galináceos e à carne bovina.