Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2018/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Considerando o texto 1, é correto afirmar que:
de acordo com as informações estatísticas, os imigrantes venezuelanos são comprovadamente os responsáveis pelo exacerbado crescimento da criminalidade em Boa Vista.
informações da polícia civil de Roraima indicam que, entre 2015 e 2017, o número de ocorrências criminais em Boa Vista teve crescimento superior a 100%.
em junho de 2017, um venezuelano esfaqueou a comerciante Damiana Marques.
o governo brasileiro ignora a existência de criminosos infiltrados entre os imigrantes venezuelanos.
Assinale a alternativa correta sobre o texto 1.
Para reforçar a tese de que os imigrantes venezuelanos são os responsáveis pelo crescimento dos crimes violentos, a reportagem cita diversos exemplos, entre os quais um assalto a mão armada.
Se na frase “Mas apenas 0,5% dos crimes foi cometido por venezuelanos, segundo a Polícia Civil” o termo destacado for substituído por “5,5%”, a locução verbal “foi cometido” deverá ser flexionada para “foram cometidos”, no plural.
Em “Mesmo sem reagir, a mulher foi esfaqueada no braço e nas costas”, a expressão destacada pode ser substituída por “assim que reagiu” sem que o sentido se modifique.
Na frase “Um venezuelano que frequentava seu mercadinho para fazer recargas de celular um dia tentou roubá-la”, existem dois pronomes pessoais do caso reto e quatro palavras formadas pelo processo de derivação, com adição de prefixo ou de sufixo.
Assinale a pergunta que pode ser respondida com base no texto 2.
Em que século se descobriu que a escarlatina era uma doença com características distintas do sarampo e da varíola?
Em que país da África era cultivado o índigo, planta da qual se extraia o indoxil?
A partir de que época os comerciantes portugueses e holandeses decidiram substituir o transporte terrestre da tintura de índigo pelo transporte marítimo?
Qual o processo desenvolvido pelos ingleses para produzir o pó de cochonilha em larga escala?
Sobre a obra Capitães de Areia, de Jorge Amado, é correto afirmar:
Um dos filhos de Fabiano – o "menino mais velho", assim denominado na narrativa – tem obsessão pela palavra "inferno" e não admite que ela fique apenas no reino da descrição incompleta (a mãe fala vagamente em garfos quentes ou coisa que o valha...).
Na década de 1930, no sertão nordestino, Lampião e seu bando representavam uma força social que lutava contra o latifúndio e contra a figura do fazendeiro-coronel. No romance de Jorge Amado, os menores abandonados admiravam o grupo de Lampião. No livro o grupo de Lampião chega a ser descrito como "o braço armado dos pobres no sertão".
O livro, publicado em 1932, faz referências a crendices populares, como a do lobisomem, que é citada através de João Cutia, um comprador de ovos da Paraíba. “Não tinha uma gota de sangue na cara e andava sempre de noite, para melhor fazer as suas caminhadas, sem sol.” Achava-se que ele era lobisomem.
No capítulo “Negrinha”, Jorge Amado explora reminiscências de sua infância quando convivia com uma vizinha, moradora de um casarão, nas proximidades do velho trapiche.
Preencha as lacunas com pronomes relativos que, quem, onde, cujo/cujos/cuja/cujas, precedidos ou não de preposição, conforme exige o contexto frasal.
I - Devido à longa estiagem, a vida na fazenda _________ sempre tirou o seu sustento tornava-se cada vez mais difícil.
II - As minas de ouro ___________ profundezas foram retiradas as mais valiosas pepitas há alguns anos são improdutivas atualmente.
III - Os novos escritores _________ a academia deseja prestar homenagens na sessão de amanhã são de Teresina (PI) e de Cabedelo (PB), respectivamente.
IV - Os policiais que foram encarregados de investigar o furto dos celulares no hangar do Galeão querem descobrir __________ as câmaras de monitoramento não capturaram nenhuma imagem dos criminosos.
V - A clorofila, ________ existe nas plantas, é responsável pela fotossíntese.
Os pronomes e respectivas preposições que preenchem corretamente as lacunas, de cima para baixo, são:
de quem, de onde, para quem, em que, a que
de onde, de cujas, a quem, por que, que
a que, de cuja as, em cuja a, onde, para que
em cujas, de que, onde, de quem, em que
Sobre a literatura brasileira, relacione a coluna da esquerda com a obra citada na coluna da direita.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
5 - 3 - 2 - 4 - 1
2 - 3 - 5 - 1 - 4
3 - 5 - 4 - 1 - 2
3 - 4 - 1 - 5 - 2
Analise as frases a seguir.
I - Visto que houve poucas inscrições até a presente data, é provável que vai sobrar vagas.
II - Juca Jacu é um personagem ilhéu, maravilhoso modelo de carne e osso onde se resume todas as características da espécie tabajara.
III - De acordo com informações prestadas pelo Ministério da Agricultura, 10% dos produtos agrícolas comercializados no Brasil não apresenta certificação sanitária.
IV - As divagações metafísicas e a expressão de uma angústia existencial compõe o ponto forte da poesia de Augusto dos Anjos.
V - Em 1971, no período da Guerra do Vietnã, uma turma de pacifistas se reúne no Alasca e organizam uma manifestação para protestar contra os testes nucleares americanos.
VI - Vai começar amanhã, aqui em Joinville, as obras de recuperação de uma das mais importantes rodovias de Santa Catarina.
Considerando as normas da língua padrão sobre concordância verbal, é correto o que se afirma em:
Somente nas frases IV, V e VI todos os verbos concordam com os respectivos sujeitos.
Os verbos “resume” e “apresenta”, nas frases II e III, concordam com os respectivos sujeitos, a saber: Juca Jacu e Ministério da Agricultura.
Todas as frases contêm verbos que não concordam com os respectivos sujeitos.
Apenas as frases I e IV estão incorretas.
What´s the main idea of the text?
Criminal drone use.
FBI uses drones to stop smuggling.
FBI uses drones to stop drug dealing.
The use of drones to fight crime.
According to the text, the most popular criminal use of drones is for...
the smuggling of mobile phones and illegal substances into jailhouses.
the smuggling of soft drinks into prisons.
the stealing of marijuana from illegal farms.
the smuggling of drugs across the border between Mexico and the USA.
What were criminals doing with drones in 2015?
They were using drones to help prisoners to escape.
They were using drones to steal marijuana.
They were using drones to enter drugs into public schools.
They were using drones to examine potential residences to be burgled.