Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2018/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Uma amostra de 1,5 tonelada de ferro-gusa (contendo 3,3% de carbono) reage sob condições apropriadas com gás oxigênio produzindo aço doce (contendo 0,3% de carbono) e gás carbônico.
Dados: R: 0,082 atm.L.K-1.mol-1; O = 16 u; C = 12 u.
Assinale a alternativa correta que contém o volume de gás carbônico produzido sob pressão de 1 atm e 27ºC.
93.750L
3.750L
84.000L
92.250L
O termo ecologia foi utilizado pela primeira vez em 1866, na obra "Morfologia Geral do Organismo", pelo biólogo alemão Ernst Haeckel. Pode-se conceituar ecologia como a ciência que estuda a interação dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.
Em relação ao tema, correlacione as colunas a seguir.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
5 - 1 - 2 - 4 - 3
4 - 5 - 2 - 1 - 3
3 - 1 - 5 - 2 - 4
5 - 1 - 2 - 3 - 4
Solar, eólica e baterias formam trio imbatível contra combustíveis fósseis
Segundo uma análise da Bloomberg New Energy Finance, o carvão e o gás enfrentam uma ameaça crescente a sua posição no mix mundial de geração de eletricidade, com o resultado das “espetaculares” reduções nos custos das tecnologias de geração eólica e solar e, principalmente, com a expansão do mercado de baterias para armazenamento de energia. A análise destaca que as energias eólica e solar fotovoltaica vêm reduzindo sistematicamente seus custos nivelados de eletricidade e aumentando sua posição competitiva, graças à queda dos custos de capital com tecnologias mais baratas, ganhos em eficiência e aumento de leilões em todo o mundo.
Fonte: Exame, 02/04/2018 (Adaptado). Disponível em: https://exame.abril.com.br
Acerca das informações do texto e dos conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:
A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável ambientalmente. Existem muitas formas de aproveitar a energia solar como, por exemplo, a energia fotovoltaica, gerada pela conversão de energia luminosa que incide diretamente ou por meio de reflexo sobre painéis de materiais semicondutores, convenientemente tratados, em eletricidade.
O carvão mineral é uma fonte de energia não renovável, sendo um dos combustíveis mais usados em termelétricas. Esse combustível traz sérios danos ao ambiente e à saúde, pois sua combustão emite grandes quantidades de óxidos de nitrogênio e enxofre, que provocam acidificação ou chuva ácida, além de agravar doenças pulmonares, cardiovasculares e renais nas populações próximas.
A energia eólica é um tipo de energia renovável e limpa, não causando nenhum impacto negativo ao ambiente durante seu processo de produção ou consumo.
As fontes de energia renováveis apresentam-se como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia como, por exemplo, os combustíveis fósseis, cuja combustão gera substâncias que podem causar impactos negativos ao ambiente e à saúde humana.
H1N1 e H3N2: O que é verdade e o que é boato nos alertas sobre epidemia de gripe no Brasil
Sinônimo de gripe, a palavra "influenza" tem sido usada de forma geral no Brasil para se referir aos tipos A e B, que estão relacionados a epidemias. O tipo C é aquele mais comum, que causa apenas infecções respiratórias brandas. "No Brasil, circulam no momento apenas os vírus H1N1 e H3N2", afirma Nancy Bellei, professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora em influenza para o Ministério da Saúde, referindo-se aos tipos de influenza A. Entre as medidas de prevenção da gripe está a vacina quadrivalente, na qual consta a cepa do vírus H1N1, H3N2, B Yamagata e B Victoria, o que possibilita a imunização contra influenza A e B.
Fonte: BBC, 21/04/2018 (Adaptado). Disponível em: http://www.bbc.com
Acerca das informações acima e dos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir.
I - A influenza A é uma infecção respiratória aguda, de comportamento sazonal, e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. Porém, no Brasil, pode haver casos em outras épocas do ano, já que o país apresenta diferenças geográficas e climáticas em suas regiões.
II - O H3N2 e o H1N1 são subtipos do vírus da Influenza A, assim classificados em razão de variações nas hemaglutininas (H) e neuraminidases (N) em decorrência da estrutura do DNA do vírus.
III - Assim como a influenza, a febre amarela é uma doença viral que pode ser prevenida com a vacinação. No caso da febre amarela, a vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem ou irão para áreas de risco da doença e onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).
IV - Os vírus multiplicam-se através de dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lisogênico e o ciclo lítico. No ciclo lítico, quando a célula hospedeira passa por divisões mitóticas, transmite às células-filhas não só o seu genoma, como também o material genético do vírus que a infectou.
V - A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por vetores e causada pelo RNA vírus Arbovírus do grupo dos Flavivirus.
É correto o que se afirma em:
I - III - V
I - II - IV
II - III - IV - V
II - IV - V
O metabolismo celular pode ser conceituado como o conjunto de reações de construção ou desconstrução de moléculas realizado pela célula com o intuito de manter-se viva.
I - O processo metabólico se divide em dois grupos: anabolismo (reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).
II - O metabolismo energético das células pode ocorrer através da fotossíntese e da respiração celular.
III - Há influência de diversos fatores no metabolismo de um organismo como, por exemplo, a genética, a idade, a prática de atividade física, entre outros.
IV - A quantidade de energia necessária para manter as funções vitais de um organismo, considerando todas as suas atividades laborais, é chamada de metabolismo basal.
V - Regulação metabólica é o processo pelo qual todas as células controlam os processos químicos que nelas ocorrem. Essa regulação é realizada exclusivamente por proteínas especiais chamadas de enzimas.
I - II - III
III - IV - V
Passaram-se 130 anos do fim da escravidão no Brasil. Mesmo libertos em maio de 1888, os ex-escravos não obtiveram garantias sociais mínimas. A população negra foi marginalizada e começou um longo período pela sua inclusão na sociedade brasileira.
Acerca das questões envolvendo a população negra no Império e no período republicano, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Com a chegada dos imigrantes italianos para o trabalho nas lavouras de café, os escravos aprenderam técnicas de cultivo europeias e passaram a ter autonomia nas fazendas, obtendo na prática sua liberdade, e tornando-se assalariados.
Em 1910 aconteceu no Rio de Janeiro a Revolta da Chibata. Marinheiros predominantemente negros exigiam melhores soldos e principalmente o fim dos castigos corporais, as chibatadas.
Um dos primeiros impactos no sistema escravista foi à supressão do tráfico de escravos para o Brasil em 1850, com a Lei Eusébio de Queiroz.
A Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos Sexagenários emancipava os escravos maiores de 60 anos. Posteriormente, muitos escravos ainda não libertos organizavam fugas das fazendas.
Em 2018 completam-se 70 anos da criação do Estado de Israel. Na atualidade, a região ainda se apresenta como uma área de conflito permanente e uma solução para as questões políticas e sociais entre israelenses e árabes parece distante.
Nesses setenta anos ocorreram guerras, acordos, tratados de paz e resoluções da ONU (Organização das Nações Unidas). Neste contexto as alternativas abaixo estão corretas, exceto a:
Os Estados Unidos da América mantém uma política externa de apoio à Israel. Recentemente o presidente Donald Trump anunciou que mudará a Embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém.
As dificuldades e contradições para a criação de um Estado Palestino na região contribuiu para a formação de grupos radicais que usavam o terrorismo na luta contra o Estado de Israel.
Na chamada “Guerra dos Seis Dias” Israel ocupou a Faixa de Gaza. Ainda hoje o exército de Israel controla esta área onde vive um grande contingente de palestinos.
Após o massacre de judeus na Segunda Guerra, a ONU (Organização das Nações Unidas) autorizou a criação do Estado de Israel e determinou que os palestinos que estavam na região fossem para o Golfo Pérsico para integrarem-se aos Estados do Irã e do Iraque.
O governo de José Sarney (1985-1989) foi marcado por mudanças na economia, nas eleições e principalmente pela promulgação de uma nova Constituição para o país, em 1988.
Acerca deste governo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Um fato de repercussão internacional em seu governo foi o assassinato do sindicalista e ativista ambiental Chico Mendes, evidenciando os conflitos de terra no Brasil.
Foi instituído um plano econômico, o Plano Cruzado, destacando-se o congelamento dos preços.
O Partido Comunista do Brasil continuou na ilegalidade e seu funcionamento ocorreu somente na presidência de Fernando Collor.
Apesar do congelamento dos preços, muitos produtos só podiam ser adquiridos com o pagamento de uma taxa adicional sobre o seu preço, foi o ágio, que aos poucos desestabilizou a economia do país.
Completam-se cem anos do término da Grande Guerra (1914-1918). A Primeira Guerra começa europeia e termina como um conflito mundial. No contexto desta guerra, e acerca de seus antecedentes, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
As rivalidades imperialistas originárias desde o século XIX entre ingleses e alemães também contribuíram para a formação de alianças militares distintas.
Os russos, que faziam parte da Tríplice Entente, assinaram um armistício com os alemães e retiraram-se da guerra por causa da revolução que acontecia em seu território.
A Questão da Bósnia-Herzegovina, que tinha os sérvios e austríacos como aliados, desencadeou a Questão Balcânica quando os alemães invadiram Sarajevo.
Os Estados Unidos da América entraram militarmente na guerra em 1917, ao lado da Tríplice Entente. Esta participação estadunidense foi determinante para o término da guerra em 1918.
A partir do final dos anos 1980, e sobretudo nos anos 1990, vários países da América Latina com grandes dívidas internacionais e em crise econômica passaram a adotar uma série de políticas econômicas sob a determinação de organismos, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. O marco para essa mudança foi o chamado Consenso de Washington (1989). Essas políticas pautavam-se por privatizações em setores estratégicos nacionais e contenção de gastos públicos, mesmo em áreas básicas como saúde e educação.
Esta tendência de política econômica denomina-se:
Neoliberalismo
Bipolaridade
Socialdemocracia
Keynesianismo