Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Acafe 2018/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Para representar a superfície terrestre de maneira reduzida em um mapa, calcula-se essa superfície através de uma escala cartográfica.
Esta proporção pode ser representada através de uma escala numérica. Suponha um mapa em uma escala 1:500.000 e assinale a alternativa correta em que a distância no mapa representa a superfície real.
1 cm no mapa = 50 km na superfície real
5 cm no mapa = 25 km na superfície real
2 cm no mapa = 1 km na superfície real
10 cm no mapa = 5 km na superfície real
Leia atentamente o trecho do texto a seguir.
“Tenho a impressão de que no futuro as grandes cidades de muitos milhões de habitantes, onde já não vale a pena nem ser rico, serão banidas dos mapas ou reduzidas ao seu núcleo mínimo, o resto derrubado, substituído por pomares e jardins. Esses ecologistas podem às vezes ser impertinentes, mas nos alertam para a impossibilidade de se viver aos montões, se entredevorando uns aos outros. Lembro-me um deles o exemplo das abelhas: quando uma colmeia chega a um grau perigoso de superpopulação, as fontes de alimento escasseando, elas começam a emigrar, os enxames espessos criando colônias novas em outras áreas, aliviando a colmeia-mãe”.
(Trecho do texto “Ainda há um jeito de viver” de Raquel de Queiroz. Correio Braziliense, 24 jun. 2002)
Considere o texto apresentado e a problemática urbana brasileira atual. Assim, é correto afirmar, exceto:
A reflexão que o trecho do texto traz é da formação das grandes cidades dentro do processo de urbanização. A autora dá a ideia da insustentabilidade de se manter a qualidade de vida em uma cidade de milhões de habitantes.
A valorização extrema dos imóveis urbanos e o custo de vida mais alto nas metrópoles (incluindo aluguel de imóveis) são questões que não possuem relação com a expansão e o adensamento populacional das periferias das metrópoles.
No espaço urbano brasileiro, a partir da década de 1990, novas tendências se delinearam, como: a diminuição do ritmo das migrações inter-regionais; a expansão das áreas de ocupação irregular e de condomínios fechados nas zonas próximas aos grandes centros urbanos.
Nas últimas duas ou três décadas há uma tendência de diminuição do ritmo de crescimento das grandes cidades e das metrópoles brasileiras, em contraste com a intensificação do ritmo de crescimento das cidades médias do País.
“Alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial”
(Trecho da música Fora de Ordem, de Caetano Veloso)
Sobre as ordens mundiais ao longo da história, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Até o início do Século XX, antes das duas grandes guerras, havia uma ordem mundial multipolar, com várias potências coloniais rivalizando entre si, tendo o Reino Unido como a mais poderosa.
( ) A partir do final da Segunda Guerra Mundial, duas superpotências passaram a dividir a supremacia mundial: EUA e Alemanha, no período chamado “Guerra Fria”.
( ) Em 1945 houve a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética, inaugurando o início de uma ordem mundial totalmente capitalista.
( ) A fundação da União Europeia e o vertiginoso crescimento econômico da China, passando a rivalizar com os EUA, deram impulso ao estabelecimento de uma ordem mundial multipolar, a partir da década de 1990. Essa correlação das maiores forças econômicas mundiais conta ainda com o Japão, importante potência asiática e com ascensão dos países “emergentes”, entre eles o grupo chamado de BRICS, do qual o Brasil faz parte.
( ) Em 1999 surgiu o G20, grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo acrescidas da União Europeia. Esse grupo de países ricos e de países emergentes passou a constituir uma importante arena de discussões sobre questões políticas e econômico-financeiras de interesse mundial.
F - F - F - V - V
F - V - F - V - F
V - V - F - F - F
V - F - F - V - V
Um certo paralelepípedo possui o volume de 1,0 l e é feito de material com densidade de valor 1500kg/m3. Este paralelepípedo é colocado sobre uma balança e todo este sistema é colocado em um tanque com água, de modo que o paralelepípedo fique com metade de seu volume submerso.
Considerando que a área da base do paralelepípedo ocupe toda a área da balança, assinale a alternativa que corresponde ao peso do paralelepípedo medido pela balança.
15N
20N
18N
10N
25N