Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular ADVISE 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Anualmente, a ONU divulga, em meados ou no fim de cada ano, a famosa lista do IDH. Sobre o IDH brasileiro, analise as assertivas a seguir:
I. No IDH, leva-se em consideração a expectativa de vida, o tempo de escolaridade e a renda corrigida pelo poder de compra.
II. O IDH do Brasil vem evoluindo lentamente, fazendo com que o país apresente um índice igual a 0,800, podendo-se considerá-lo elevado.
III. Em razão de seu crescimento econômico contínuo, pode-se afirmar que o IDH brasileiro já é homogêneo em todo o território nacional.
Estão corretas as assertivas:
I, II e III;
II e III;
I e III;
I e II;
Nenhuma.
A respeito do processo da industrialização brasileiro, é correto afirmar que:
I. Ocorreu de forma tardia, tendo por base o processo de substituição de importações.
II. Seu maior pólo, a partir dos anos 1920, foi São Paulo, devido à infra-estrutura advinda da economia cafeeira.
III. O primeiro e principal meio de transporte industrial foi o automotor, favorecido por eficiente malha rodoviária, que dinamizou a circulação dos mercados desde o início da economia cafeeira.
IV. Com a industrialização, o êxodo rural foi intenso, transformando cidades, como São Paulo, em grandes centros metropolitanos.
Estão corretas:
Apenas I, II e III;
Apenas II, III e IV;
Apenas I e IV;
Apenas I, II e IV;
I, II, III e IV.
O Mercosul é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa incorreta:
É um acordo que regula o livre-comércio entre os países membros e entrou em vigor em 1º de janeiro de 1995.
É um movimento de resistência ao processo de globalização econômica e cultural e tem como objetivo difundir a ideologia bolivariana apregoada por Hugo Chávez.
É um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul.
Propõe a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros e a livre circulação de mão-de-obra e de capitais.
É um bloco econômico fundado na década de 1990 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
O fim da Guerra Fria trouxe um grande desafio para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Criada em 1949 para fazer frente às forças da ex União Soviética, a Otan atualmente apresenta as seguintes características:
I. Atua somente quando convocada pelo Conselho de Segurança da ONU.
II. Ampliou o número de membros, com a entrada de vários países europeus do antigo bloco socialista.
III. Os Estados Unidos mantêm a liderança militar.
IV. Apresenta efetivos reduzidos desde o fim da década de 1990, já que os únicos países comunistas que representam alguma ameaça são Coréia do Norte e Cuba.
V. Tem atuado em conflitos de era Pós guerra Fria, como em Kosovo e, mais recentemente, no Afeganistão.
Está correto somente o que se afirma em:
I, II e III
I, II e IV;
I, IV e V;
II, III e V;
II, IV e V.
O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.
A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.
A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão, Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.
O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.
Dentro do cenário internacional a economia do mundo ocidental se transformou no sentido de formação de grandes blocos econômicos: União Européia (ex Comunidade Econômica Européia), Mercosul e Nafta. Estes blocos:
Reforçam a idéia de comércio multilateral globalizado.
São característicos de uma economia global que se regionaliza pelas disputas econômicas mais interrelacionadas.
Não estão relacionados com a globalização pois são diferentes mercados fechados.
São apenas dos países desenvolvidos que estão envolvidos.
Representam a etapa de desenvolvimento da segunda revolução industrial na Europa.
Em se tratando da Região Nordeste do Brasil vale destacar que:
I. A zona da mata é a área de maior concentração demográfica e urbana, nesse trecho do Nordeste temos importantes atividades econômicas relacionadas aos distritos industriais, petroquímica e monocultura canavieira e cacaueira;
II. Do ponto de vista sócio-econômico, o Nordeste apresenta os mais elevados índices de pobreza do país. Problemas como o analfabetismo, desnutrição, mortalidade infantil, subemprego, moradia precária, falta de assistência médica e de educação são alguns exemplos;
III. A economia regional é frágil, descapitalizada e totalmente controlada por algumas oligarquias locais ou por grandes empresas estrangeiras associadas ao capital nacional e regional;
IV. Tanto a produção algodoeira e de agave, quanto à produção de pecuária extensiva estão inseridas em áreas litorâneas e do Recôncavo baiano, a exemplo do cacau.
São itens incorretos:
Apenas o item IV;
Apenas II e III;
II, III e IV;
I, II e III.
Os Países Subdesenvolvidos recentemente industrializados como: Brasil, México, Argentina, Índia, etc., nos dias atuais apresentam um certo crescimento econômico em seus PIBs, no entanto passaram a:
I. melhorar profundamente as desigualdades sociais e econômicas em seus territórios;
II. depender das grandes potências mundiais através do FMI, BIRD e das multinacionais que controlam a indústria, comércio e capital financeiro nestes países subdesenvolvidos;
III. depender de tecnologia e endividaram-se externamente;
IV. Melhorar a distribuição da renda entre as diferentes camadas sociais.
A resposta incorreta é:
I e IV;
I, III e IV.
Por “Divisão Internacional do Trabalho – DIT” entende-se:
Produção de tudo que um país necessita para seu desenvolvimento e industrialização.
Organização dos países subdesenvolvidos ao mundo globalizado sem perdas econômicas.
Autonomia entre os países exportadores de matérias-primas e os exportadores de produtos industrializados.
Especialização dos países na produção de determinadas mercadorias destinadas ao mercado internacional, em que as metrópoles sempre levaram vantagens em relação às colônias.
NDR.
O confronto que resultou numa sangrenta matança conhecida como “Capão da Traição” faz parte de qual episódio do período colonial?
Guerra dos Emboabas.
Revolta de Felipe dos Santos
Conjuração Baiana.
Conjuração Mineira.
Revolução Pernambucana.