Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular ADVISE 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, é correto afirmar que:
O bloqueio continental decretado por Napoleão Bonaparte foi a gota d´água para a mudança da sede da corte.
Apesar da vinda da família real para o Brasil, o monopólio comercial de Portugal continuou.
A abertura dos portos brasileiros às nações amigas beneficiou principalmente à Inglaterra.
O tratado de 1810 estabelecia que a taxa alfandegária sobre produtos portugueses vendidos para o Brasil subiria para 30%.
A abertura dos portos beneficiou o desenvolvimento industrial do Brasil.
A escravidão negra no Brasil teve várias facetas. Dentre as assertivas a seguir, qual não pode ser considerada uma marca do escravismo brasileiro?
A vida nos engenhos era dura e penosa. Por isso, a expectativa de vida dos escravos era muito pequena.
Todos os escravos se reconheciam como iguais e lutaram juntos pelo fim da infame escravidão.
O processo de derrocada da escravidão foi lento e gradual, durando, legalmente falando, quase quarenta anos (1850-1888).
Era relativamente comum ao “preto forro”, caso tivesse algum pecúlio, adquirir um escravo.
Os escravos que conseguiam, ao longo de muito anos de trabalho duro, juntar algum cabedal compravam a sua liberdade.
“Tanto em Estados fortes e hegemônicos como em movimentos pela independência, afirmações como ‘nós sempre fomos um povo’ são, no fundo, apelos que se tornem povos – apelos sem base histórica que na verdade são tentativas de criar a história. O passado, como sempre foi dito, é um país estrangeiro, e nunca nos encontraremos por lá” (In: GEARY, Patrick J. O mito das nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005, p. 51).
A partir dessa afirmação, marque a alternativa que melhor representa a formação dos Estados nacionais modernos.
As nações sempre existiram, as coisas não mudam. Sendo assim, sempre existiram brasileiros, argentinos, bolivianos, paraguaios, entre outros
As nações modernas são comunidades imaginadas, pois são, entre outros fatores, a homogeneização de uma série de “passados” que acabam sendo esquecidos em prol da uniformização.
O passado é sempre o mesmo, não existe perspectiva de mudança. Por isso, as nações sempre existiram.
Imaginar a nação no passado é juntar todas as memórias sobre um povo.
A nação histórica nada mais é do que a representação da vontade divina.
Leia atentamente o texto abaixo:
A troca de favores governava todas as relações. Sem patrono, político não fazia carreira, magistrado não permanecia no cargo, funcionário público não conseguia emprego, escritor não ficava famoso, empresário não conseguia criar empresa, banco não obtinha permissão para funcionar. Essa situação ficou bem caracterizada no ditado popular: “Quem não tem padrinho morre pagão”. (COSTA. Emília Viotti da. O legado do império: Governo oligárquico e aspirações democráticas. In: Nossa história: a construção do Brasil. Rio de Janeiro, 2006, p. 163).
O Brasil adentra no hall das nações republicanas em 1889. Sobre este momento é INCORRETO afirmar:
Quem fez a República no Brasil foi uma parcela da elite que estava descontente com os rumos tomados pelo império.
A principal característica do Império foi a descentralização do poder político, já a Primeira República é marcada pela ultracentralização do poder na esfera federal. Com esta mudança, o presidente tornou-se um ditador eleito.
A situação social no país não muda muito com o advento da República.
As questões sociais são tratadas como caso de polícia, basta ver os exemplos de Canudos e da Guerra do Contestado.
A política do “café com leite” é uma expressão simplista e enganadora, já que Minas Gerais também era um importante produtor de café. Nesse sentido, a expressão mais correta seria: “café com café”.
“A guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”.
A afirmação de Thomas Hobbes (1588 – 1679) se encaixa bem ao período conhecido como Guerra Fria, fenômeno pós Segunda Guerra Mundial, que durou cerca de 45 anos. No Brasil, um dos principais efeitos desta conjuntura internacional foi:
A formação de um bloco independente à União Soviética (URSS) e aos Estados Unidos (EUA), liderado pelo Brasil na América do Sul.
O apoio aos EUA em troca do abrandamento da dívida externa naquele momento.
A adesão ao bloco liderado pelos EUA, apesar da permanência das relações diplomáticas com a URSS.
A extinção legal do Partido Comunista Brasileiro pelo governo Dutra (1946 – 1951).
A adesão ao bloco liderado pela URSS, comandada pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo em vista o apoio aos direitos trabalhistas no Brasil.
A implementação da indústria automobilística foi uma das metas alcançadas pelo governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). A imagem abaixo representa a boa recepção que este empreendimento teve por parte da sociedade do país.
Fonte: O Cruzeiro, n.27, 16 abr. 1960 (CPDOC/FGV/r47)
A política de industrialização e de internacionalização da economia foi recebida por grande parte da população brasileira como um avanço social. Eram os chamados “anos dourados”, dominados por certo espírito de prosperidade e confiança, comum à boa parte do mundo ocidental. Além da meta citada, muitas outras foram conquistadas durante a era JK. NÃO faz parte destas:
A abertura de novas rodovias, tal qual a Belém-Brasília.
A ampliação da produção do petróleo, que chegou a cerca de 5,4 milhões de barris.
A expansão das usinas hidrelétricas, com a construção, por exemplo, da Usina de Paulo Afonso.
A criação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).
A implementação da Lei de Remessa de Lucros, que limitava o envio para o exterior dos lucros das empresas multinacionais.
Considere as alternativas sobre o regime militar no Brasil:
I. A Lei de Remessas de Lucros continuou, apesar dos incentivos às empresas multinacionais.
II. A Lei de Remessas de Lucros foi suspensa, garantindo os interesses das multinacionais em detrimento das empresas nacionais.
III. Apesar de contar com o apoio dos EUA, os militares não romperam relações diplomáticas com Cuba.
IV. O Ato Institucional n. 5 (AI-5) previa a cassação de mandatos
eletivos federais, estaduais ou municipais. Estão corretas:
III e IV.
IV.
II e IV.
I e II.
I e III.
O principal objetivo da Educação Física nos primeiros anos de vida é o desenvolvimento motor, e só o Profissional de Educação Física tem a capacitação para tal”. Diante do exposto diga o que é o desenvolvimento motor.
É o aspecto do comportamento motor concernente com o estudo das mudanças observadas na realização de movimentos, abrangendo todas as alterações observadas em termos estabilizadores, sendo assim um processo observado no período da vida até os 18 anos, já que a partir disto começa o processo de deterioração das habilidades;
É o aspecto do comportamento motor concernente com o estudo das mudanças observadas na realização de movimentos, abrangendo todas as alterações observadas em termos motores, sendo assim um processo observado no período da vida até os 18 anos, já que a partir disto começa o processo de deterioração das habilidades;
É o aspecto do comportamento motor concernente com o estudo das mudanças observadas na realização de movimentos, abrangendo todas as alterações observadas em termos estabilizadores, sendo assim um processo por toda vida;
É o aspecto do comportamento motor concernente com o estudo das mudanças observadas na realização de movimentos, abrangendo todas as alterações observadas em termos motores, sendo assim um processo por toda vida;
É o aspecto do comportamento motor concernente com o estudo das mudanças observadas na realização de movimentos, abrangendo todas as alterações observadas em termos manipulativos, sendo assim um processo por toda vida.
Segundo a Revista Nova Escola, todas as alternativas abaixo sobre a relação da educação física com a qualidade de vida estão corretas, EXCETO:
A qualidade de vida é um dos principais objetivos da Educação Física na escola, pois quanto mais cedo essa questão for tratada mais hábitos saudáveis essa criança terá;
O papel das aulas de Educação Física é o de dar significado às práticas corporais, levando o aluno a pensar nelas como uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida;
Deve se desenvolver competências que estimulem um estilo de vida ativo e saudável seja para a realização de atividades físicas ou pela reflexão sobre hábitos corriqueiros como substituir escada por elevador;
O papel das aulas de Educação Física é o de dar significado às práticas corporais, levando o aluno a pensar nelas como a única ferramenta para melhorar a qualidade de vida;
A qualidade de vida deve ser um dos principais objetivos da Educação Física na escola, pois só assim a Educação Física se volta para a vida concreta dos alunos.
Aponte a única alternativa em que não aparece regra do futsal:
Uma partida não se inicia se o número de jogadores for inferior à cinco;
Na continuidade do jogo este não prosseguirá se tiver menos de três jogadores;
Um jogador não pode levantar a camisa para mostrar camisetas interiores com lemas ou publicidade;
A equipe vencedora do sorteio no início da partida escolherá a meia quadra onde iniciará o jogo e terá direito a bola de saída do jogo.
O jogador que executar a saída de bola não poderá ter contato com a mesma enquanto esta não for jogada ou tocada por outro jogador