Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Enem 2015. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A radiação ultravioleta (UV) é dividida, de acordo com três faixas de frequência, em UV-A, UV-B e UV-C, conforme a figura.
Para selecionar um filtro solar que apresente absorção máxima na faixa UV-B, uma pessoa analisou os espectros de absorção da radiação UV de cinco filtros solares:
Considere: velocidade da luz = 3,0 x 108 m/s e 1 nm = 1,0 x 10-9 m.
O filtro solar que a pessoa deve selecionar é o:
V.
IV.
III.
II.
I.
Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agregados da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas. KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju. Disponível em: www.faperj.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado}.
Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente:
flotação e decantação.
decomposição e centrifugação.
floculação e separação magnética.
destilação fracionada e peneiração.
dissolução fracionada e magnetização.
A soda cáustica pode ser usada no desentupimento de encanamentos domésticos e tem, em sua composição, o hidróxido de sódio como principal componente, além de algumas impurezas. A soda normalmente é comercializada na forma sólida, mas que apresenta aspecto "derretido" quando exposta ao ar por certo período.
O fenômeno de "derretimento" decorre da:
absorção da umidade presente no ar atmosférico.
fusão do hidróxido pela troca de calor com o ambiente.
reação das impurezas do produto com o oxigênio do ar.
adsorção de gases atmosféricos na superfície do sólido.
reação do hidróxido de sódio com o gás nitrogênio presente no ar.
Certos tipos de superfícies na natureza podem refletir luz de forma a gerar um efeito de arco-íris. Essa característica é conhecida como iridescência e ocorre por causa do fenômeno da interferência de película fina. A figura ilustra o esquema de uma fina camada iridescente de óleo sobre uma poça d'água. Parte do feixe de luz branca incidente (1) reflete na interface ar/óleo e sofre inversão de fase (2), o que equivale a uma mudança de meio comprimento de onda. A parte refratada do feixe (3) incide na interface óleo/água e sofre reflexão sem inversão de fase (4). O observador indicado enxergará aquela região do filme com coloração equivalente à do comprimento de onda que sofre interferência completamente construtiva entre os raios (2) e (5), mas essa condição só é possível para uma espessura mínima da película. Considere que o caminho percorrido em (3) e (4) corresponde ao dobro da espessura E da película de óleo.
Expressa em termos do comprimento de onda (λ), a espessura mínima é igual a:
λ/4
λ2
3λ/4
λ
2λ
Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez. MUOTRI, A. Você não é só você: carregamos células maternas na maioria de nossos órgãos. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).
O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que:
o fenótipo das nossas células pode mudar por influência do meio ambiente.
a dominância genética determina a expressão de alguns genes.
as mutações genéticas introduzem variabilidade no genoma.
as mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.
as nossas células corporais provêm de um único zigoto.
A hidroponia pode ser definida como uma técnica de produção de vegetais sem necessariamente a presença de solo. Uma das formas de implementação é manter as plantas com suas raízes suspensas em meio líquido, de onde retiram os nutrientes essenciais. Suponha que um produtor de rúcula hidropônica precise ajustar a concentração do íon nitrato (NO3-} para 0,009 mol/L em um tanque de 5 000 litros e, para tanto, tem em mãos uma solução comercial nutritiva de nitrato de cálcio 90 g/L. As massas molares dos elementos N, O e Ca são iguais a 14 g/mol, 16 g/mol e 40 g/mol, respectivamente.
Qual o valor mais próximo do volume da solução nutritiva, em litros, que o produtor deve adicionar ao tanque?
26
41
45
51
82
Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).
Essa especiação não ocorre devido ao(à):
oscilação genética das raças.
convergência adaptativa das raças.
isolamento geográfico entre as raças.
seleção natural que ocorre entre as raças.
manutenção do fluxo gênico entre as raças.
O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até -198 ºC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica. MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 sei. 2013 (adaptado).
No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pela:
expansão do nitrogênio durante a ebulição.
absorção de calor pelo nitrogênio durante a ebulição.
realização de trabalho sobre o nitrogênio durante a liquefação.
retirada de água e gás carbônico da atmosfera antes do resfriamento.
liberação de calor do nitrogênio para a vizinhança durante a liquefação.
Alimentos em conserva são frequentemente armazenados em latas metálicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil oxidação. É comum que a superfície interna seja ainda revestida por uma camada de verniz à base de epóxi, embora também existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa. SANTANA, V. M. S. A leitura e a química das substâncias. Cadernos PDE. lvaiporã: Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED); Universidade Estadual de Londrina, 2010 (adaptado).
Comprar uma lata de conserva amassada no supermercado é desaconselhável porque o amassado pode:
alterar a pressão no interior da lata, promovendo a degradação acelerada do alimento.
romper a camada de estanho, permitindo a corrosão do ferro e alterações do alimento.
prejudicar o apelo visual da embalagem, apesar de não afetar as propriedades do alimento.
romper a camada de verniz, fazendo com que o metal tóxico estanho contamine o alimento.
desprender camadas de verniz, que se dissolverão no meio aquoso, contaminando o alimento.
Uma forma de organização de um sistema biológico é a presença de sinais diversos utilizados pelos indivíduos para se comunicarem. No caso das abelhas da espécie Apis mellifera, os sinais utilizados podem ser feromônios. Para saírem e voltarem de suas colmeias, usam um feromônio que indica a trilha percorrida por elas (Composto A). Quando pressentem o perigo, expelem um feromônio de alarme (Composto B), que serve de sinal para um combate coletivo. O que diferencia cada um desses sinais utilizados pelas abelhas são as estruturas e funções orgânicas dos feromônios.
QUADROS, A. L. Os feromônios e o ensino de química. Química Nova na Escola, n. 7, maio 1998 {adaptado).
As funções orgânicas que caracterizam os feromônios de trilha e de alarme são, respectivamente:
álcool e éster.
aldeído e cetona.
éter e hidrocarboneto.
enol e ácido carboxílico.
ácido carboxílico e amida.