Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Enem 2018. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A reação 3 é fundamental para o contínuo funcionamento da célula solar, pois
reduz íons I- a I3-.
regenera o corante.
garante que a reação 4 ocorra.
promove a oxidação do corante.
transfere elétrons para o eletrodo de TiO2.
Qual linhagem deve ser escolhida pelo pesquisador?
I.
II.
III.
IV.
V.
Alguns materiais sólidos são compostos por átomos que interagem entre si formando ligações que podem ser covalentes, iônicas ou metálicas. A figura apresenta a energia potencial de ligação em função da distância interatômica em um sólido cristalino. Analisando essa figura, observa-se que, na temperatura de zero kelvin, a distância de equilíbrio da ligação entre os átomos (R0)corresponde ao valor mínimo de energia potencial. Acima dessa temperatura, a energia térmica fornecida aos átomos aumenta sua energia cinética e faz com que eles oscilem em torno de uma posição de equilíbrio média (círculos cheios), que é diferente para cada temperatura. A distância de ligação pode variar sobre toda a extensão das linhas horizontais, identificadas com o valor da temperatura, de T1 a T4 (temperatura crescentes).
O deslocamento observado na distância média revela o fenômeno da
ionização.
dilatação.
dissociação.
quebra de ligações covalentes.
formação de ligações metálicas.
A utilização de extratos de origem natural tem recebido a atenção de pesquisadores em todos o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento que são altamente acometidos por doenças infecciosas e parasitárias. Um bom exemplo dessa utilização são os produtos de origem botânica que combatem insetos.
O uso desses produtos pode auxiliar no controle da
esquistossomose.
leptospirose.
leishmaniose.
hanseníase.
aids.
No manuais de instalação de equipamentos se som há o alerta aos usuários para que observem a correta polaridade dos fios ao realizarem as conexões das caixas de som de um equipamento de som mono, no qual os alto-falantes emitem as mesmas ondas. No primeiro caso, a ligação obedece às especificações do fabricante e no segundo mostra uma ligação na qual a polaridade está invertida.
O que ocorre com os alto-falantes E e D se forem conectados de acordo com o segundo esquema?
O alto-falante E funciona normalmente e o D entra em curto-circuito e não emite som.
O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências ligeiramente diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno de batimento.
O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências e fases diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno conhecido como ruído.
O alto-falante E emite ondas sonoras que apresentam um lapso de tempo em relação às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno da reverberação.
O alto-falante E emite ondas sonoras em oposição de fase às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de interferência destrutiva nos pontos equidistantes aos alto-falantes.
Essa remediação promove no solo o(a)
diminuição do pH, deixando-o fértil.
solubilização do alumínio, ocorrendo sua lixiviação pela chuva.
interação do íon cálcio com o íon alumínio, produzindo uma liga metálica.
reação do carbonato de cálcio com os íons de alumínio, formando alumínio metálico.
aumento da sua alcalinidade, tornando os íons alumínio menos disponíveis.
Visando a melhoria estética de um veículo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de seu automóvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um diâmetro maior do conjunto roda e pneu.
Duas consequências provocadas por essa troca de aro são:
Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
As células e os organismos precisam realizar trabalho para permanecerem vivos e se reproduzirem. A energia metabólica necessária para a realização desse trabalho é oriunda da oxidação de combustíveis, gerados no ciclo do carbono, por meio de processos capazes de interconverter diferentes formas da energia.
Nesse ciclo, a formação de combustíveis está vinculada à conversão de energia
térmica em cinética.
química em térmica.
eletroquímica em calor.
cinética em eletromagnética.
eletromagnética em química.
O petróleo é uma fonte de energia de baixo custo e de larga utilização como matéria-prima para uma grande variedade de produtos. É um óleo formado de várias substâncias de origem orgânica, em sua maioria hidrocarbonetos de diferentes massas molares. São utilizadas técnicas de separação para obtenção dos componentes comercializáveis do petróleo. Além disso, para aumentar a quantidade de frações comercializáveis, otimizando o produto de origem fóssil, utiliza-se o processo de craqueamento.
O que ocorre nesse processo?
Transformação das frações do petróleo em outras moléculas menores.
Reação de óxido-redução com transferência de elétrons entre as moléculas.
Solubilização das frações do petróleo com a utilização de diferentes solventes.
Decantação das moléculas com diferentes massas molares pelo uso de centrífugas.
Separação dos diferentes componentes do petróleo em função de suas temperaturas de ebulição.
Observando os pontos luminosos revelados no filme, de baixo para cima, constatam-se as seguintes cores:
Vermelha, verde, azul.
Verde, vermelha, azul.
Azul, verde, vermelha.
Verde, azul, vermelha.
Azul, vermelha, verde.