Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Enem 2020. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O fragmento faz parte da canção brasileira contemporânea e celebra a cultura popular nordestina. Nele, o artista exalta as diferentes manifestações culturais pela
valorização do teatro, música, artesanato, literatura, dança, personagens históricos e artistas populares, compondo um tecido diversificado e enriquecedor da cultura popular como patrimônio regional e nacional.
identificação dos lugares pernambucanos, manifestações culturais, como o bumba meu boi, as cirandas, os bonecos mamulengos e heróis locais, fazendo com que essa canção se apresente como uma referência à cultura popular nordestina.
exaltação das raízes populares, como a poesia, a literatura de cordel e o frevo, misturadas ao erudito, como a Orquestra Armorial, compondo um rico tecido cultural, que transforma o popular em erudito.
caracterização das festas populares como identidade cultural localizada e como representantes de uma cultura que reflete valores históricos e sociais próprios da população local.
apresentação do Pastoril do Faceta, do maracatu, do bumba meu boi e dos autos como representação da musicalidade e do teatro popular religioso, bastante comum ao folclore brasileiro.
Esse anúncio publicitário propõe soluções para um problema social recorrente, ao
promover ações de conscientização para reduzir a violência de gênero em eventos esportivos.
estimular o compartilhamento de políticas públicas sobre a igualdade de gênero no esporte.
divulgar para a população as novas regras complementares para as torcidas de futebol.
informar ao público masculino as consequências de condutas ofensivas.
regulamentar normas de boa convivência nos estádios.
Eu tenho empresas e sou digno do visto para ir a Nova York. O dinheiro que chove em Nova York é para pessoas com poder de compra. Pessoas que tenham um visto do consulado americano. O dinheiro que chove em Nova York também é para os nova-iorquinos. São milhares de dólares. [...] Estou indo para Nova York, onde está chovendo dinheiro. Sou um grande administrador. Sim, está chovendo dinheiro em Nova York. Deu no rádio. Vejo que há pedestres invadindo a via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Vejo que há carros nacionais trafegando pela via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Ao chegarem Nova York, tomarei providências.
SANT’ANNA, A. O importado vermelho de Noé. In: MORICONI, I. (Org.).Os cem melhores contos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
As repetições e as frases curtas constituem procedimentos linguísticos importantes para a compreensão da temática do texto, pois
expressam a futilidade do discurso de poder e de distinção do narrador.
disfarçam a falta de densidade das angústias existenciais narradas.
ironizam a valorização da cultura norte-americana pelos brasileiros.
explicitam a ganância financeira do capitalismo contemporâneo.
criticam os estereótipos sociais das visões de mundo elitistas.
DECRETO N. 28 314, DE 28 DE SETEMBRO DE 2007
Demite o Gerúndio do Distrito Federal e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos VII e XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:
Art. 1° Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.
Art. 2° Fica proibido, a partir desta data, o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA.
Art. 3° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 28 de setembro de 2007. 119º da República e 48º de Brasília
Disponível em: www.dodf.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017.
Esse decreto pauta-se na ideia de que o uso do gerúndio, como “desculpa de ineficiência”, indica
conclusão de uma ação.
realização de um evento.
repetição de uma prática.
continuidade de um processo.
transferência de responsabilidade.
A obra de Joseph Kosuth data de 1965 e se constitui por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”. Trata-se de um exemplo de arte conceitual que revela o paradoxo entre verdade e imitação, já que a arte
não é a realidade, mas uma representação dela.
fundamenta-se na repetição, construindo variações.
não se define, pois depende da interpretação do fruidor.
resiste ao tempo, beneficiada por múltiplas formas de registro.
redesenha a verdade, aproximando-se das definições lexicais.
A realidade virtual é uma tecnologia de informação que, conforme sugere a imagem, tem como uma de suas principais funções
promover a manipulação eficiente de conhecimentos e informações de difícil compreensão no mundo físico.
conduzir escolhas profissionais da área de ciência da computação, oferecendo um leque de opções de atuação.
transferir conhecimento da inteligência artificial para as áreas tradicionais, como as das ciências exatas e naturais.
levar o ser humano a experimentar mentalmente outras realidades, para as quais é transportado sem sair de seu próprio lugar.
delimitar tecnologias exclusivas de jogos virtuais, afim de oferecer maior emoção ao jogador por meio de outras realidades.
É comum coexistirem sequências tipológicas em um mesmo gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se destacam na organização temática são
descritivo e argumentativo, pois o enunciador detalha cada lugar por onde passa, argumentando contra a violência urbana.
dissertativo e argumentativo, pois o enunciador apresenta seu ponto de vista sobre as notícias relativas à cidade.
expositivo e injuntivo, pois o enunciador fala de seus estados físicos e psicológicos e interage com a mulher amada.
narrativo e descritivo, pois o enunciador conta sobre suas andanças pelas ruas da cidade ao mesmo tempo que a descreve.
narrativo e injuntivo, pois o enunciador ensina o interlocutor como andar pelas ruas da cidade contando sobre sua própria experiência.
Leandro Aparecido Ferreira, o MC Fioti, compôs em2017 a música Bum bum tam tam, que gerou, em nove meses, 480 milhões de visualizações no YouTube. É ofunk brasileiro mais ouvido na história do site.
A partir de uma gravação da flauta que achou na internet, MC Fioti fez tudo sozinho: compôs, cantou e produziu em uma noite só. “Comecei a pesquisar alguns tipos de flauta, coisas antigas. E nisso eu achei a ‘flautinha do Sebastian Bach’”, conta. A descoberta foi por acaso: Fioti não sabia quem era o músico alemão e não sabe tocar o instrumento.
A “flauta envolvente” da música é um trecho da Partita em Lá menor, escrita pelo alemão Johann Sebastian Bach por volta de 1723.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 6 jun. 2018 (adaptado).
A incorporação de um trecho da obra para flauta solo de Johann Sebastian Bach na música de MC Fioti demonstra a
influência permanente da cultura eurocêntrica nas produções musicais brasileiras.
homenagem aos referenciais estéticos que deram origem às produções da música popular.
necessidade de divulgar a música de concerto nos meios populares nas periferias das grandes cidades.
utilização desintencional de uma música excessivamente distante da realidade cultural dos jovens brasileiros.
inter-relação de elementos culturais vindos de realidades distintas na construção de uma nova proposta musical.
Nessa letra da canção, a suposição do último verso sinaliza a intenção do autor de
ironizar as relações familiares modernas.
reforçar o humor da situação representada.
expressar perplexidade em relação ao parente.
atribuir à criança a causa da dúvida existencial.
questionar os lugares predeterminados da família.
Essa campanha de conscientização sobre o assédio sofrido pelas mulheres nas ruas constrói-se pela combinação da linguagem verbal e não verbal. A imagem da mulher com o nariz e a boca cobertos por um lenço é a representação não verbal do(a)
silêncio imposto às mulheres, que não podem denunciar o assédio sofrido.
metáfora de que as mulheres precisam defender-se do assédio masculino.
constrangimento pelo qual passam as mulheres e sua tentativa de esconderem-se.
necessidade que as mulheres têm de passarem despercebidas para evitar o assédio.
incapacidade de as mulheres protegerem-se da agressão verbal dos assediadores.