Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular Enem 2020. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
Escrito na década de 1970, o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela
produção inovadora de padrões de tecnologia.
superação paulatina do caráter agroexportador.
apropriação imperialista dos recursos territoriais.
valorização econômica dos saberes tradicionais.
dependência externa do suprimento de alimentos.
Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador do I Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O nome de Hamurabi permanece indissociavelmente ligado ao código jurídico tido como o mais remoto já descoberto: o Código de Hamurabi. O legislador babilônico consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos.
Disponível em: www.direitoshumanos.usp.br. Acesso em: 12 fev. 2013 (adaptado).
Nesse contexto de organização da vida social, as leis contidas no Código citado tinham o sentido de
assegurar garantias individuais aos cidadãos livres.
tipificar regras referentes aos atos dignos de punição.
conceder benefícios de indulto aos prisioneiros de guerra.
promover distribuição de terras aos desempregados urbanos.
conferir prerrogativas políticas aos descendentes de estrangeiros.
Desde o mundo antigo e sua filosofia, que o trabalho tem sido compreendido como expressão de vida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão. Trabalho e fadiga. Na Modernidade, sob o comando do mundo da mercadoria e do dinheiro, a prevalência do negócio (negar o ócio) veio sepultar o império do repouso, da folga e da preguiça, criando uma ética positiva do trabalho.
ANTUNES, R. O século XX e a era da degradação do trabalho. In: SILVA, J. P. (Org.). Por uma sociologia do século XX. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado).
O processo de ressignificação do trabalho nas sociedades modernas teve início a partir do surgimento de uma nova mentalidade, influenciada pela
reforma higienista, que combateu o caráter excessivo e insalubre do trabalho fabril.
Reforma Protestante, que expressou a importância das atividades laborais no mundo secularizado.
força do sindicalismo, que emergiu no esteio do anarquismo reivindicando direitos trabalhistas.
participação das mulheres em movimentos sociais, defendendo o direito ao trabalho.
visão do catolicismo, que, desde a Idade Média, defendia a dignidade do trabalho e do lucro.
É difícil imaginar que nos anos 1990, num país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa deque o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso.
SORJ, B. A nova sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000 (adaptado).
Nesse contexto, a criticada postura dos governos frente à situação social do país coincidiu com a priorização deque medidas?
Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais.
Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares.
Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial.
Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento científico nacional.
Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário.
O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos, materiais e imateriais, a crescente articulação com as escalas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado a agir visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como de uma regulação específica.
LIMA, R. C.; PENNA, N. A. A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26, fev. 2016.
O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta ao(à)
alteração da matriz econômica.
substituição do modal hidroviário.
retração do contingente demográfico.
projeção do escoamento produtivo.
estagnação de lavouras policultoras.
Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, aosaruê (soirée — reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière — para trás) e anavã (en avant — para frente).
Disponível em: www.ebc.com.br. Acesso em: 6 jul. 2015.
A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo socio-histórico:
Massificação da arte erudita.
Rejeição de hábitos elitistas.
Laicização dos rituais religiosos.
Restauração dos costumes antigos.
Apropriação de práticas estrangeiras.
Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de
colisão de placas tectônicas.
rifteamento da crosta terrestre.
subducção da plataforma oceânica.
formação de cadeias montanhosas.
metamorfismo de bordas continentais.
A reabilitação da biografia histórica integrou as aquisições da história social e cultural, oferecendo aos diferentes atores históricos uma importância diferenciada, distinta, individual. Mas não se tratava mais de fazer, simplesmente, a história dos grandes nomes, em formato hagiográfico — quase uma vida de santo —, sem problemas, nem máculas. Mas de examinar os atores (ou o ator) célebres ou não, como testemunhas, como reflexos, como reveladores de uma época.
DEL PRIORE, M. Biografia: quando o indivíduo encontra a história. Topoi, n. 19, jul.-dez. 2009.
De acordo com o texto, novos estudos têm valorizado a história do indivíduo por se constituir como possibilidade de
adesão ao método positivista.
expressão do papel das elites.
resgate das narrativas heroicas.
acesso ao cotidiano das comunidades.
interpretação das manifestações do divino.
A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem.
FERES JR., J.; POGREBINSCHI, T. Teoria política contemporânea: uma introdução. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
No contexto do pensamento político, a ideia apresentada mostra-se consoante o(a)
ideal republicano de governo.
corrente tripartite dos poderes.
posicionamento crítico do socialismo.
legitimidade do absolutismo monárquico.
entendimento do contratualismo moderno.
Com efeito, até a destruição de Cartago, o povo e o Senado romano governavam a República em harmonia e sem paixão, e não havia entre os cidadãos luta por glória ou dominação; o medo do inimigo mantinha acidade no cumprimento do dever. Mas, assim que o medo desapareceu dos espíritos, introduziram-se os males pelos quais a prosperidade tem predileção, isto é, a libertinagem e o orgulho.
SALÚSTIO. A conjuração de Catilina/A guerra de Jugurta. Petrópolis: Vozes, 1990 (adaptado).
O acontecimento histórico mencionado no texto de Salústio, datado de I a.C., manteve correspondência como processo de
demarcação de terras públicas.
imposição da escravidão por dívidas.
restrição da cidadania por parentesco.
restauração de instituições ancestrais.
expansão das fronteiras extrapeninsulares.