Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular FUVEST 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Nicolau Maquiavel, em 1513, na Itália renascentista, escreveu:
Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo freqüentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (...) O príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que aparente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado. (Adaptado de Nicolau Maquiavel. O Príncipe. )
Indique qual das afirmações está claramente expressa no texto:
Os homens considerados bons são os únicos aptos a governar.
O príncipe deve observar os preceitos da moral cristã medieval.
Fidelidade, humanidade, integridade e religiosidade são qualidades indispensáveis ao governante.
O príncipe deve sempre fazer o mal, para manter o governo.
A aparência de ter qualidades é mais útil ao governante do que possuí-las.
Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (...).Mas o nazismo foi também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já referida crise econômica aberta em 1929. (Adaptado de Boris Fausto. Folha de São Paulo, 11/12/2007.)
A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:
I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler.
II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão.
III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.
IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.
V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo.
São corretas apenas as afirmações:
I, II e III
I, II e V
I, III e IV
II, III e V
II, IV e V
Trabalho escravo ou escravidão por dívida é uma forma de escravidão que consiste na privação da liberdade de uma pessoa (ou grupo), que fica obrigada a trabalhar para pagar uma dívida que o empregador alega ter sido contraída no momento da contratação. Essa forma de escravidão já existia no Brasil, quando era preponderante a escravidão de negros africanos que os transformava legalmente em propriedade dos seus senhores. As leis abolicionistas não se referiram à escravidão por dívida. Na atualidade, pelo artigo 149 do Código Penal Brasileiro, o conceito de redução de pessoas à condição de escravos foi ampliado de modo a incluir também os casos de situação degradante e de jornadas de trabalho excessivas. (Adaptado de Neide Estergi. A luta contra o trabalho escravo, 2007.)
Com base no texto, considere as afirmações abaixo:
I. O escravo africano era propriedade de seus senhores no período anterior à Abolição.
II. O trabalho escravo foi extinto, em todas as suas formas, com a Lei Áurea.
III. A escravidão de negros africanos não é a única modalidade de trabalho escravo na história do Brasil.
IV. A privação da liberdade de uma pessoa, sob a alegação de dívida contraída no momento do contrato de trabalho, não é uma modalidade de escravidão.
V. As jornadas excessivas e a situação degradante de trabalho são consideradas formas de escravidão pela legislação brasileira atual.
I, II e IV
I, III e V
I, IV e V
II, III e IV
III, IV e V
Em certo sentido, existe uma “doutrina da chantagem” subjacente à maneira pela qual o padrão getuliano de desenvolvimento econômico foi posto em prática no Brasil. Isto é, jogava-se com os interesses das outras nações, relativamente ao Brasil, procurando obter melhores condições econômicas e políticas, na defesa de uma política econômica nacionalista. Já foi dito que Getúlio Vargas conseguiu a instalação da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, iniciada em 1943, devido a um jogo hábil com os Estados Unidos da América do Norte e a Alemanha. De fato, foram os Estados Unidos que financiaram o empreendimento (...). Segundo alguns intérpretes desse acontecimento, teria sido esse o preço do alinhamento do Brasil ao lado dessa nação e, portanto, dos Aliados. Entretanto, alguns documentos (...) revelam que a usina se achava na pauta das conversações germano-brasileiras em 1943. (Otavio Ianni. O colapso do populismo no Brasil, 1968.)
Em relação ao texto acima, deve-se indicar como INCORRETA a afirmação:
O presidente Getúlio Vargas negociava com os Estados Unidos e a Alemanha para obter financiamento para a siderurgia brasileira.
A obtenção de vantagens econômicas e políticas para o Brasil significava a defesa de uma política econômica nacionalista.
A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial significou a aceitação do envolvimento dos Estados Unidos em questões ligadas à economia brasileira.
Os alemães negociavam com o Brasil o financiamento da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, durante a Segunda Guerra Mundial .
O Brasil não tinha interesse, no governo Vargas, em negociar com países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, pois sua política era nacionalista.
Metonímia é a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, havendo sempre uma relação entre os dois. A relação pode ser de causa e efeito, de continente e conteúdo, de autor e obra ou da parte pelo todo. Assinale a alternativa em que essa figura ocorre:
Achando aquilo um desaforo.
Miquelina ficou abobada com o olhar parado.
E as mãos batendo nas bocas.
Calções negros corriam, pulavam.
Palhetas subiram no ar.
Após explicar o que é uma Metonímia, a questão pede que identifiquemos a alternativa que contém esta figura de linguagem.
A resposta é a letra D - Calções negros corriam, pulavam. A relação é de continente e conteúdo, pois quem corria e pulava na verdade eram as pernas e não o calção.
Em maio de 2008, um grande terremoto abalou a região central da China, provocando a morte de mais de 80.000 pessoas. Sua ocorrência foi motivada pelo movimento das placas tectônicas. Além da destruição e das mortes provocadas pelo terremoto, também foram postos em destaque aspectos da política de planejamento familiar da China que resultou na redução acentuada das taxas de natalidade. Tal política de controle da natalidade, em vigor há mais de 30 anos, apresenta como uma de suas principais medidas a proibição de os casais terem mais de um filho, estabelecendo pesadas penalidades para quem não cumpre a lei. Como muitos casais perderam o seu único filho com o terremoto, as autoridades governamentais decidiram flexibilizar a política, permitindo que as famílias atingidas tenham outro filho.
Com base nos seus conhecimentos e nas informações acima, assinale a alternativa correta:
A China adotou há décadas um planejamento rígido de controle familiar, limitando a quantidade de filhos a um por família.
Os terremotos são raros na China, pois as placas tectônicas estão situadas em áreas muito distantes do território chinês.
O terremoto foi causado por uma atividade vulcânica e, apesar de ter fraca intensidade, provocou sérios danos e atingiu grande número de pessoas.
A política de controle familiar na China não tem apresentado resultados significativos referentes à redução das taxas de natalidade.
O terremoto ocorrido na China foi um evento de ordem natural e não motivou a flexibilização da política de controle da natalidade.
Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA:
Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo número de cidades com grandes contingentes de população imigrante.
A União Européia e os EUA têm estabelecido rigorosos controles de imigração, sobretudo em relação aos imigrantes ilegais vindos do Canadá.
Os países americanos, em particular os EUA, receberam um número significativo de imigrantes europeus até meados do século passado.
A Europa ocidental caracteriza-se atualmente por ser um pólo de atração de imigrantes, o que tem levado a uma regulamentação mais severa no controle da imigração.
O Oriente Médio, a Austrália e a China apresentam algumas cidades com grandes contingentes de população imigrante.
O Canal do Panamá foi construído em 1914 pelos Estados Unidos, que controlaram sua administração por quase um século e só devolveram a soberania da área aos panamenhos em 1999. A atual ampliação do canal visa permitir o tráfego de navios de maior porte, atualmente utilizados com mais freqüência, em decorrência do aumento do volume do comércio internacional nas últimas décadas. Mais de 100 rotas de transporte marítimo passam pelo Canal do Panamá, sendo uma das principais aquela que liga o Extremo Oriente à costa leste dos Estados Unidos.
Com base em seus conhecimentos, no mapa e no texto, indique a alternativa correta:
O Canal do Panamá reduziu sensivelmente as distâncias a serem percorridas nas rotas marítimas entre as costas leste e oeste dos EUA.
As rotas mais beneficiadas com a construção do Canal do Panamá são as que ligam a Europa e a África Ocidental à costa leste dos EUA.
A ampliação do Canal do Panamá não deve apresentar um aumento significativo no tráfego do canal, já que os navios de maior porte não são utilizados intensamente nos dias de hoje.
O Canal do Panamá apresenta importância estratégica e militar para os EUA, apesar da pouca relevância econômica referente às rotas comerciais marítimas.
O Canal do Panamá não teve um papel significativo na circulação marítima internacional nem na estratégia de defesa militar dos EUA.
Uma árvore filogenética, evolutiva ou da vida, é uma representação gráfica que organiza os seres vivos de acordo com o seu grau de parentesco evolutivo. Espécies com maior semelhança ou proximidade evolutiva se localizam em ramificações (grupos evolutivos) mais próximas. Analise a figura abaixo, que mostra um modelo de árvore filogenética com as relações evolutivas entre alguns seres vivos, e assinale a proposição correta.
Os fungos e as plantas pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
As plantas e os animais pertencem ao mesmo grupo evolutivo.
As bactérias deram origem a todos os seres vivos.
Os insetos e os anfíbios pertencem a diferentes grupos evolutivos.
Os fungos deram origem a todos os seres vivos.
A imagem mostra, no rio Cuiabá (Mato Grosso), um tuiuiú com uma piranha no bico. A cena representa parte de uma cadeia alimentar na natureza. No entanto, a construção de uma nova rodovia na região pode provocar desmatamento e afetar os ninhais dessa ave, provocando uma grande migração. Em uma simplificação da situação, considerando apenas essas duas espécies, assinale a afirmação que indica como essa alteração do ambiente poderá afetar as populações de tuiuiús e piranhas na referida região.
Aumento na população de tuiuiús e diminuição da população de piranhas.
Aumento na população de tuiuiús e sem alteração na população de piranhas.
Sem alteração na população de tuiuiús e diminuição na população de piranhas.
Diminuição na população de tuiuiús e aumento na população de piranhas.
Diminuição na população de tuiuiús e diminuição na população de piranhas.