Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular FUVEST 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
No município de São Paulo, em uma região vizinha a cinco cidades em expansão e próxima à rodovia Raposo Tavares, existe uma grande área de remanescentes originais da Mata Atlântica. Essa região foi recentemente protegida por lei, com a criação de uma área de preservação ambiental, o Parque Tizo. O parque abriga espécies ameaçadas de extinção, como a araponga, o pica-pau rei e muitas espécies de plantas. Dentre os objetivos das políticas de preservação ambiental, indique qual deles pode ser atendido com a criação do Parque Tizo.
Preservar a biodiversidade da região.
Diminuir as causas do efeito estufa .
Diminuir a contaminação ambiental.
Preservar a comunidade local.
Diminuir os efeitos do aquecimento global.
Analise as afirmações abaixo referentes aos seres vivos.
I. Relacionam-se e modificam o meio. II. Reproduzem-se sexualmente. III. Respondem aos estímulos do meio. IV. Usam gás carbônico na produção de matéria orgânica.
São características comuns a todos os seres vivos:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pela Teoria da Evolução, proposta por Charles Darwin, as populações podem, ao longo do tempo, sofrer adaptações ao meio em que vivem. Essas adaptações podem gerar barreiras reprodutivas, favorecendo o surgimento de novas espécies. De acordo com tal informação, imagine duas populações de insetos da mesma espécie ancestral, que se mantiveram separadas geograficamente durante milhares de anos. Considere que, por uma alteração ambiental, as duas populações voltem a ter contato. A ocorrência de especiação será confirmada na hipótese de que os insetos das duas populações:
consigam efetivamente cruzar e gerem descendentes férteis.
consigam efetivamente cruzar e gerem descendentes estéreis.
acumulem diferenças genéticas e gerem descendência fértil.
manifestem diferenças comportamentais, mas gerem descendência fértil.
gerem descendentes férteis com características híbridas.
Uma das mais importantes formas de produção de energia elétrica, em nossa vida cotidiana, é proveniente de processos de transformação que envolvem a obtenção dessa energia pelo movimento. A construção de geradores de energia elétrica baseia-se nos estudos de Faraday, que observou correntes elétricas (induzidas) em circuitos fechados, sem que pilhas ou baterias estivessem conectadas aos mesmos. As figuras representam, esquematicamente, situações fundamentais para a compreensão das condições necessárias para a obtenção de corrente elétrica induzida.
Correntes elétricas induzidas aparecem em um circuito fechado quando:
I. um ímã ou uma bobina permanecem parados próximos ao circuito.
II. um ímã ou um eletroímã movem-se na região do circuito.
III. ocorrem variações, com o tempo, do campo magnético na região do circuito.
Está correto o que se afirma apenas em
I
II
III
I e III
II e III
Dínamos de bicicleta, que são geradores de pequeno porte, e usinas hidrelétricas funcionam com base no processo de indução eletromagnética, descoberto por Faraday. As figuras abaixo representam esquematicamente o funcionamento desses geradores.
Nesses dois tipos de geradores, a produção de corrente elétrica ocorre devido a transformações de energia:
mecânica em energia elétrica.
potencial gravitacional em energia elétrica.
luminosa em energia elétrica.
potencial elástica em energia elétrica.
eólica em energia elétrica.
As células da bactéria Escherichia coli têm formato cilíndrico, com 8 x 10−7 metros de diâmetro. O diâmetro de um fio de cabelo é de aproximadamente 1 x 10−4 metros.
Dividindo-se o diâmetro de um fio de cabelo pelo diâmetro de uma célula de Escherichia coli, obtém-se, como resultado:
125
250
500
1000
8000
Os papiros mostram que os egípcios antigos possuíam diversos conhecimentos matemáticos. Eles sabiam que o volume da pirâmide equivale a um terço do volume do prisma que a contém. A maior pirâmide egípcia, Quéops, construída por volta de 2560 a.C., tem uma altura aproximada de 140 metros e sua base é um quadrado com lados medindo aproximadamente 230 metros. Logo, o volume da pirâmide de Quéops é de aproximadamente (em milhões de metros cúbicos):
1,2
2,5
5
7,5
15
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador do nível de desenvolvimento socioeconômico de um dado país que leva em conta, simultaneamente, diversos aspectos, tais como expectativa de vida, índice de mortalidade infantil, grau de escolaridade e poder de compra da população. A relação entre o consumo anual de energia per capita (TEP) e o IDH, em vários países, está indicada no gráfico abaixo, no qual cada ponto representa um país.
Com base nesse conjunto de dados, pode-se afirmar que:
o IDH cresce linearmente com o consumo anual de energia per capita.
o IDH aumenta, quando se reduz o consumo anual de energia per capita.
a variação do IDH entre dois países é inferior a 0,2, dentre aqueles, cujo consumo anual de energia per capita é maior que 4 TEP.
a obtenção de IDH superior a 0,8 requer consumo anual de energia per capita superior a 4 TEP.
o IDH é inferior a 0,5 para todos os países com consumo anual de energia per capita menor que 4 TEP.
A chamada “química verde” utiliza métodos e técnicas próprios para reduzir a utilização e/ou a geração de substâncias nocivas ao ser humano e ao ambiente. Dela faz parte o desenvolvimento de:
produtos não biodegradáveis e compostos orgânicos persistentes no ambiente para combater pragas.
técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos catalíticos para reduzir a toxicidade de poluentes atmosféricos.
produtos não biodegradáveis e processos que utilizam derivados do petróleo como matéria-prima.
compostos orgânicos, persistentes no ambiente, para combater pragas, e processos catalíticos a fim de reduzir a toxicidade de poluentes atmosféricos.
técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos que utilizam derivados do petróleo como matéria-prima.
O debate atual em torno dos biocombustíveis, como o álcool de cana-de-açúcar e o biodiesel, inclui o efeito estufa. Tal efeito garante temperaturas adequadas à vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado é danoso. Com relação a esse aumento, os biocombustíveis são alternativas preferíveis aos combustíveis fósseis porque:
são renováveis e sua queima impede o aquecimento global.
retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras.
abrem o mercado para o álcool, cuja produção diminuiu o desmatamento.
são combustíveis de maior octanagem e de menores taxas de liberação de carbono.
contribuem para a diminuição da liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis.