Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular FUVEST 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,
priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.
houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.
privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional einterligando as áreas costeiras do país.
priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.
intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).
O Brasil é uma República Federativa que apresenta muitas desigualdades regionais. Confrontando-se dois aspectos – a igualdade jurídica entre os Estados-membros e as disparidades econômicas entre as regiões – pode-se afirmar que:
o desequilíbrio econômico regional vem sendo, ao menos parcialmente, atenuado pelo menor número de representantes do Sudeste no Congresso Nacional, em comparação aos do Norte e Nordeste.
a região Norte é a menos representada no Congresso Nacional, fato notável principalmente no Senado, derivando daí uma situação de desigualdade perante as demais regiões.
a região Sul goza de ampla maioria de representação no Congresso Nacional, o que lhe tem permitido obter vantagens na redistribuição dos repasses federais.
o princípio da igualdade, garantido pelo número fixo de senadores por Estado, permite uma distribuição equilibrada dos repasses federais, entre as diferentes regiões do país.
os Estados nordestinos, apesar de sua pouca representatividade no Congresso, vêm assumindo liderança na definição das políticas monetária e cambial no país.
Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.
I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.
II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.
III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
A recente urbanização brasileira tem características parcialmente representadas nas situações I e II dos esquemas acima. Considerando essas situações, é correto afirmar que, entre outros processos,
I representa a involução urbana de uma metrópole regional.
I representa a perda demográfica relativa da cidade central de uma Região Metropolitana.
II representa o desmembramento territorial e criação de novos municípios.
II representa a formação de uma região metropolitana, a partir do fenômeno da conurbação.
II representa a fusão político-administrativa de municípios vizinhos.
Em 2009, comemorou-se os 150 anos da publicação da obra A origem das espécies, de Charles Darwin. Pode-se afirmar que a história da biologia evolutiva iniciou-se com Darwin, porque ele
foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.
provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.
propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi naschances de eles deixarem descendentes.
demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.
foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo.
A planta do guaraná Paullinia cupana tem 210 cromossomos. Outras sete espécies do gênero Paullinia têm 24 cromossomos. Indique a afirmação correta:
As espécies do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos produzem gametas com 24 cromossomos.
Na meiose das plantas do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos ocorrem 24 bivalentes.
Paullinia cupana é diplóide, enquanto as outras sete espécies são haplóides.
Os gametas de Paullinia cupana têm 105 cromossomos.
O endosperma da semente de Paullinia cupana tem 210 cromossomos.
Ao longo da evolução das plantas, os gametas:
tornaram-se cada vez mais isolados do meio externo e, assim, protegidos.
tornaram-se cada vez mais expostos ao meio externo, o que favorece o sucesso da fecundação.
mantiveram-se morfologicamente iguais em todos os grupos.
permaneceram dependentes de água, para transporte e fecundação, em todos os grupos.
apareceram no mesmo grupo no qual também surgiram os tecidos vasculares como novidade evolutiva.
O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X.
Considere as afirmações:
I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.
Está correto apenas o que se afirma em:
I
II
III
I e II
II e III
O esquema abaixo representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada característica. Assim, os ramos anteriores a um número correspondem a animais que não possuem tal característica e os ramos posteriores, a animais que a possuem.
As características “cavidade corporal” e “exoesqueleto de quitina” correspondem, respectivamente, aos números:
1 e 6
2 e 4
2 e 5
3 e 4
3 e 5
Considere os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma árvore. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for:
usado diretamente como substrato da respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
digerido e a glicose resultante for usada na respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
digerido pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese.
digerido por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substâncias de reserva.
usado diretamente como substrato da fotossíntese pelo embrião da planta.