Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular FUVEST 2017. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Recentemente, pesquisadores descobriram, no Brasil, uma larva de mosca que se alimenta das presas capturadas por uma planta carnívora chamada drósera. Essa planta, além do nitrogênio do solo, aproveita o nitrogênio proveniente das presas para a síntese proteica; já a síntese de carboidratos ocorre como nas demais plantas. As larvas da mosca, por sua vez, alimentam-se dessas mesmas presas para obtenção da energia necessária a seus processos vitais.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a drósera:
e a larva da mosca são heterotróficas; a larva da mosca é um decompositor.
e a larva da mosca são autotróficas; a drósera é um produtor.
é heterotrófica e a larva da mosca é autotrófica; a larva da mosca é um consumidor.
é autotrófica e a larva da mosca é heterotrófica; a drósera é um decompositor.
é autotrófica e a larva da mosca é heterotrófica; a drósera é um produtor.
O esquema representa, de maneira simplificada, a circulação sanguínea em peixes.
Pode-se afirmar corretamente que, nos peixes:
o coração recebe somente sangue pobre em oxigênio.
ocorre mistura de sangue pobre e de sangue rico em oxigênio, como nos répteis.
o sangue mantém constante a concentração de gases ao longo do percurso.
a circulação é dupla, como ocorre em todos os demais vertebrados.
o sistema circulatório é aberto, pois o sangue tem contato direto com as brânquias.
Um elevador sobe verticalmente com velocidade constante v0, e, em um dado instante de tempo t0, um parafuso desprende-se do teto. O gráfico que melhor representa, em função do tempo t, o módulo da velocidade v desse parafuso em relação ao chão do elevador é:
A figura foi obtida em uma câmara de nuvens, equipamento que registra trajetórias deixadas por partículas eletricamente carregadas. Na figura, são mostradas as trajetórias dos produtos do decaimento de um isótopo do hélio (62He) em repouso: um elétron (e-) e um isótopo de lítio (63Li), bem como suas respectivas quantidades de movimento linear, no instante do decaimento, representadas, em escala, pelas setas. Uma terceira partícula, denominada antineutrino ( , carga zero), é também produzida nesse processo.
O vetor que melhor representa a direção e o sentido da quantidade de movimento do antineutrino é:
Objetos em queda sofrem os efeitos da resistência do ar, a qual exerce uma força que se opõe ao movimento desses objetos, de tal modo que, após um certo tempo, eles passam a se mover com velocidade constante. Para uma partícula de poeira no ar, caindo verticalmente, essa força pode ser aproximada por , sendo a velocidade da partícula de poeira e b uma constante positiva. O gráfico mostra o comportamento do módulo da força resultante sobre a partícula, FR, como função de v, o módulo de .
O valor da constante b, em unidades de N·s/m, é:
1,0 x 10-14
1,5 x 10-14
3,0 x 10-14
1,0 x 10-10
3,0 x 10-10
Helena, cuja massa é 50 kg, pratica o esporte radical bungee jumping. Em um treino, ela se solta da beirada de um viaduto, com velocidade inicial nula, presa a uma faixa elástica de comprimento natural L0 = 15 m e constante elástica k = 250 N/m. Quando a faixa está esticada 10m além de seu comprimento natural, o módulo da velocidade de Helena é:
0 m/s
5 m/s
10 m/s
15 m/s
20 m/s
As figuras representam arranjos de fios longos, retilíneos, paralelos e percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade. Os fios estão orientados perpendicularmente ao plano desta página e dispostos segundo os vértices de um quadrado. A única diferença entre os arranjos está no sentido das correntes: os fios são percorridos por correntes que entram ou saem do plano da página.
O campo magnético total é nulo no centro do quadrado apenas em:
I.
II.
I e II.
II e III.
III e IV.
Na bateria de um telefone celular e em seu carregador, estão registradas as seguintes especificações:
Com a bateria sendo carregada em uma rede de 127 V, a potência máxima que o carregador pode fornecer e a carga máxima que pode ser armazenada na bateria são, respectivamente, próximas de:
25,4 W e 5940 C.
25,4 W e 4,8 C.
6,5W e 21960 C.
6,5W e 5940 C.
6,1W e 4,8 C.
A figura representa uma onda harmônica transversal, que se propaga no sentido positivo do eixo x, em dois instantes de tempo: t = 3 s (linha cheia) e t = 7 s (linha tracejada).
Dentre as alternativas, a que pode corresponder à velocidade de propagação dessa onda é:
0,14 m/s
0,25 m/s
0,33 m/s
1,00 m/s
2,00 m/s
Reatores nucleares não são exclusivamente criações humanas. No período pré-cambriano, funcionou na região de Oklo, África, durante centenas de milhares de anos, um reator nuclear natural, tendo como combustível um isótopo do urânio.
Para que tal reator nuclear natural pudesse funcionar, seria necessário que a razão entre a quantidade do isótopo físsil (235U) e a do urânio 238U fosse cerca de 3%. Esse é o enriquecimento utilizado na maioria dos reatores nucleares, refrigerados a água, desenvolvidos pelo homem.
O 235U decai mais rapidamente que o 238U; na Terra, atualmente, a fração do isótopo 235U, em relação ao 238U, é cerca de 0,7%. Com base nessas informações e nos dados fornecidos, pode-se estimar que o reator natural tenha estado em operação há:
1,2 x 107 anos.
1,6 x 108 anos.
2,0 x 109 anos.
2,4 x 1010 anos.
2,8 x 1011 anos.