Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-Campinas 2015 Geral. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Nesse texto, o autor:
narra a muita história que correu desde a forma original do circo até a atual, avaliando os méritos dos diferentes tipos que surgiram e atribuindo maior valor àqueles em que a sofisticação artística está presente.
assinala que registros em pinturas na China e no Egito são evidências de que as práticas artísticas vistas nos circos contemporâneos simulam o apuro alcançado pelas artes marciais e pelos espetáculos sagrados mais antigos.
atribui à decadência do império dos Césares a degradação que os circos conheceram na era medieval, associando esse rebaixamento tanto ao fato de os artistas serem de origem popular, quanto ao fato de improvisarem nas encenações.
critica o humor picante e a malandragem típica do palhaço que se apresenta em circos brasileiros, traços de composição que inibem a expressão do pensamento por meio de gestos, expressões corporais e fisionômicas, prática em que os europeus se destacam.
acompanha a trajetória do circo, registrando o seu fascínio; é possível entender que esse fascínio é sugerido pela expressão "acompanhar o circo", que pode designar a correria eufórica da garotada atrás dos caminhões que anunciam sua chegada ou partida, cena comum em localidades interioranas.
Inicialmente a atração central eram números equestres, que passaram a se alternar com o desempenho dos palhaços, dos acrobatas, dos malabaristas, dos trapezistas. Monteiro Lobato, em sua literatura infantil, ainda se refere, genericamente, a “circo de cavalinhos”.
É afirmação correta sobre o que se tem no trecho acima, considerado em seu contexto:
O emprego de eram, no plural, é obrigatório, pois a concordância "a atração central era números equestres" não é aceita pela norma-padrão escrita.
Na sequência o desempenho dos palhaços, dos acrobatas, dos malabaristas, dos trapezistas, o emprego da última vírgula, em lugar da obrigatória conjunção e, não se justifica; se essa vírgula trouxesse alguma nuance de sentido para a frase, seu emprego seria adequado, mas isso não ocorre.
O segmento em sua literatura infantil, de natureza explicativa do termo anterior, exerce na frase a função de aposto.
O sentido que a expressão ainda se refere adquire na situação em que está empregada mostra que o advérbio ainda indica uma inclusão, como se a forma fosse "também Monteiro Lobato [...] se refere".
A presença da palavra genericamente indica que a expressão "circo de cavalinhos", referida por Monteiro Lobato, não remetia obrigatoriamente a circos que tinham como atração central números equestres.
Certas expressões, ao restringirem o sentido de uma palavra ou de outra expressão, limitam a extensão do conteúdo da frase de que fazem parte. Nas frases abaixo, o elemento destacado que produz essa restrição é:
Destruído por um grande incêndio, deu lugar ao Coliseu, cujas ruínas seguem sendo a grande atração na Roma dos turistas.
nasciam assim as famílias dos saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar números cômicos, pirofagia, dança e teatro.
É a origem do circo moderno, que só em 1768, na Inglaterra, tomou a forma que hoje todos reconhecemos.
Se os europeus apreciam a habilidade dos artistas, os brasileiros sentem-se atraídos pelos números mais perigosos.
A dança, o teatro, as técnicas do cinema e da TV, a digitalização, tudo passa a constituir atração num espetáculo cuja tônica é sempre a variedade.
O segmento do texto que está traduzido de maneira a não prejudicar o sentido original é:
passaram a se alternar com o desempenho dos palhaços / começaram a sofrer mutações por influência da apresentação dos palhaços.
O circo brasileiro tropicalizou algumas atrações / O circo brasileiro aperfeiçoou certas formas de entretenimento.
espetáculo cuja tônica é sempre a variedade / espetáculo que prioriza sempre a variedade.
o risco do fracasso iminente / o risco da falha insuperável.
é o tempero da exibição / é o componente moderador do espetáculo.
Na língua portuguesa, a palavra circo é empregada em várias acepções e faz parte de algumas locuções. Com apoio nas informações que o texto oferece e no contexto de cada frase que segue, assinale a alternativa que está acompanhada de comentário INACEITÁVEL sobre o emprego do segmento destacado.
No tumulto da negociação, notou-se que o líder dos operários deixou o circo pegar fogo. / por metáfora, tem o sentido de "passivo, acompanhou o alvoroço sem interferir".
Ele é de circo, vai conseguir enganar o novo chefe. / em sentido denotativo, equivale a "Ele é dissimulado, hipócrita".
O circo chegou ontem. / por metonímia, refere-se ao conjunto de artistas e animais do circo.
Eu realmente gosto de circo. / por metonímia, referese ao espetáculo circense.
Ao final, a reunião de conciliação transformou-se num circo. / por analogia, refere-se a ambiente agitado e barulhento.
Muito estimados pelo público, os números com animais são fascinantes, mas há quem lembre o sacrifício que representam para um leão, para um elefante ou para um cachorrinho as incontáveis horas de adestramento − a que não faltam a coerção e o castigo físico, entremeados com as “recompensas” de um torrão de açúcar ou um bolinho de carne.
Considerado o acima transcrito, em seu contexto, e a norma-padrão escrita, é legítimo afirmar:
A substituição de há quem lembre por "existe pessoas que lembram" mantém a correção original da frase.
A substituição de a que não faltam por "as quais não faltam" não prejudica a correção e a clareza da frase original.
O emprego de um único travessão é equivocado, pois a gramática normativa prescreve que tanto a introdução, quanto o término do segmento que se deseja isolar devem ser demarcados, o que exige o emprego duplo desse sinal.
As aspas em "recompensas" indicam emprego irônico da palavra, sinal de que o autor deseja acionar a dúvida sobre a justeza do prêmio, considerados os sacrifícios do adestramento.
A palavra coerção está grafada segundo as orientações da gramática normativa, assim como o está a palavra "obseção".
É que o circo dá ensejo ao estabelecimento de um sem-número de tipos e personagens: a lírica bailarina, o gigante feroz, o administrador prepotente...
O segmento destacado acima exerce a mesma função sintática do destacado em:
O episódio enseja uma análise mais cuidadosa do regimento interno da instituição.
Chegou a apresentar seu pedido de demissão, mas não foi aceito.
A vontade de encontrar o irmão aumentava a cada dia.
Eles enviaram o caso ao mais notável especialista.
Enfrentam a concorrência com disposição e criatividade.
No último parágrafo, considerado em seu contexto:
(linha 91) a expressão tudo isso recupera estritamente o que foi referido, nas linhas imediatamente anteriores, acerca do Cirque du Soleil e de um filme de Fred Astaire.
(linhas 95 a 97) o que se fala sobre coelhos e pombos corrobora a ideia de que temos fascínio pela força do imprevisível e pelas habilidades excepcionais.
(linha 93) o pronome onde recupera Para além do cotidiano.
(linhas 100 e 101) a sequência dos verbos desafiar, subverter e questionar está organizada partindo da contestação menos vigorosa para a mais vigorosa.
(linhas 105 e 107) os parênteses que isolam a indagação indicam que a citada cena de Chaplin circense deve ser associada exclusivamente à ideia de que a graça está em ridicularizar o ditador.
Parece que os pequenos circos interioranos, enfrentando sem recursos a concorrência das mídias eletrônicas que nos prendem aos monitores, estão com os dias contados. Representam esses sobreviventes a resistência heroica dos que ainda acreditam que as pessoas de carne e osso, em cena, exibindo suas habilidades num ato de presença, são em si mesmas uma atração essencial.
No trecho acima, em seu contexto, o autor:
expressa dúvida sobre as finanças de que os pequenos circos interioranos dispõem.
assume seu encantamento com as mídias eletrônicas, que o impede de deslumbrar-se com pequenos circos interioranos.
prevê futuro adverso para os pequenos circos interioranos, mas, ao se valer do verbo "parecer", sinaliza que esse destino é pouco provável.
trata como hipótese a ideia expressa em enfrentando sem recursos a concorrência das mídias eletrônicas.
caracteriza a resistência de modo a exprimir sua simpatia pelos artistas que valorizam o corpo a corpo com a plateia.
Certas palavras ou expressões do texto motivaram outras frases, que devem ser consideradas independentes dele. A alternativa que apresenta formulação compatível com a norma-padrão escrita é:
Antes de haverem apresentações sofisticadas, já se conheciam números de acrobacia magníficos.
É imprevisível os resultados de manobras habilidosas de mágicos no palco.
O formato de que vários circos são herdeiros é originário da Inglaterra.
A apresentação da bailarina acrobata dos espetáculos circenses seguem sendo o ápice do evento.
Se ele compor a peça musical do modo como planeja, ela será um sucesso.