Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-Campinas 2015 Geral. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
No romance Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida valeu-se de um protagonista bastante singular, ......, no qual a crítica já reconheceu traços característicos do comportamento do brasileiro, como a ...... .
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, naordem dada:
Macunaíma − formalidade e a solenidade da conduta
Leonardo − malandragem e o senso de humor
João Romão − astúcia e a ganância desenfreada
Bentinho − ingenuidade e o espírito derrotista
Riobaldo − alegria e a elevação mística
Os escritores Monteiro Lobato e Euclides da Cunha apresentam, além de traços literários originais, características de estilo que fazem lembrar a prosa realista do século XIX. Em nossa história literária, ambos os escritores são localizados:
no período parnasiano, em função da predominância de aspectos conservadores na versificação de seus poemas.
na escola naturalista mais radical, em função dos cenários naturais idealizados que costumam explorar.
no período pré-modernista, uma vez que representam uma energia criativa que antecede a eclosão do Modernismo.
no movimento modernista, visto que receberam a influência de autores como José Lins do Rego e Graciliano Ramos.
na escola simbolista, uma vez que os traços realistas são inteiramente absorvidos pela sublimação mística.
A valorização da cultura popular fica sugerida em vários momentos dos manifestos e documentos diretamente ligados ao movimento modernista de 22, tal como se pode comprovar no seguinte segmento:
A facilitação que representam as rimas pobres corrompe o estatuto sublime de um poema.
Compara-se o ofício de um poeta verdadeiro com o do talentoso ourives em sua paciente labuta.
Nada há de novo sob o sol. Os valores clássicos, atualizados, vigoram como novos.
Contra as elites vegetais. Em comunicação com o solo.
Ao progresso desmedido oponha-se a tradição. Raízes antigas firmam-se melhor.Ao progresso desmedido oponha-se a tradição. Raízes antigas firmam-se melhor.
Atente para os seguintes versos de um poema de Jorge de Lima:
Aceito os dias com seus cinemas, seus bondes, Seus flirts, suas praias de banho, sua atualidade. Mas deixai-me ver no meio dessa conturbação O que está acima do tempo, o que é imutável. Senhor, estou cansado, quero descansar.
Nesses versos o poeta deixa ver uma tensão essencial de sua poética:
elementos do cotidiano e forte aspiração mística.
vocação lírica e ideologia política radical.
humor modernista e contrição romântica.
notação íntima e arrojo épico.
preciosismo estilístico e incorporação do folclore.
Charles Chaplin foi saudado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade no longo poema “Canto ao homem do povo Charles Chaplin”, publicado no livro A rosa do povo. A homenagem poética tem também um forte sentido político, já que esse poema inscreve-se num período em que Drummond:
mostra-se inteiramente desencantado da política, preferindo ocupar-se com as linguagens das artes para as massas.
inclina-se a aderir às teses revolucionárias do modernismo de 22, influenciado sobretudo pelo amigo Mário de Andrade.
passa a glorificar a arte popular, renunciando à literatura erudita e reverenciando a militância dos atores de teatro.
sente-se ameaçado pelo enfraquecimento de sua fé religiosa, buscando revigorá-la a partir de uma ação partidária.
abraça as causas socialistas, comprometendo-se com a arte que lhe parece mais envolvida com as aspirações dos oprimidos.
As afirmações abaixo foram feitas por um estudante sobre o táxon família.
I. Ele inclui os táxons de gênero e de espécie. II. Quando se considera a sequência de táxons, iniciando-a por aquele mais inclusivo, o táxon imediatamente anterior ao de família é o de classe. III. A grafia correta do nome científico das famílias do reino animal deve terminar em ae.
O estudante acertou APENAS:
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
According to the main text in Portuguese:
jugglers are already depicted in paintings in the Egyptian pyramids.
the only entertainers in China, five thousand years ago, were acrobats, fire-eaters and ropedancers.
clowns were known to the Greeks as we know them today.
remains of the Circus Maximus exist to this day in Rome.
attractions like gladiator combat fights and chariot races are still performed at the Coliseum in Rome.
Nos últimos 30 anos, a China atravessou um intenso período de desenvolvimento industrial que levou o país a uma posição ímpar no mundo. Porém, esse processo cobrou um alto custo ambiental. Atualmente, a China é o maior poluidor mundial, ultrapassando até mesmo os EUA.
Sobre as informações do texto são feitas as seguintes afirmações:
I. A industrialização chinesa promoveu intenso êxodo rural e transformou o país, tornando-o o mais urbanizado da Ásia. II. A expansão da economia chinesa tem se alimentado da busca de mercados de consumo e de produção de bens primários, fato que explica as novas relações entre a China e os países africanos. III. A expansão do processo de industrialização tem sido realizado, principalmente, na porção centro-ocidental do país, área mais populosa e com maior disponibilidade de mão de obra. IV. A forte poluição atmosférica nas áreas urbano-industriais chinesas está fortemente relacionada ao uso predominante de fontes fósseis de energia.
Está correto o que se afirma APENAS em:
II e III.
II e IV.
III e IV.
Segundo o historiador grego Heródoto, as grandes pirâmides do Egito satisfazem a condição de que a área de cada face triangular é igual à área de um quadrado de lado com a medida da altura da pirâmide.
Admitindo-se que a pirâmide regular de base quadrada descrita na figura atenda à condição anunciada por Heródoto, então, a medida do apótema h dessa pirâmide, em metros, é igual a:
Segundo o historiador romano Tácito, Augusto conquistou os soldados com presentes, o povo com pão barato, e todos os homens com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso, congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis. (In: BARBEIRO, Heródoto. CANTELE, Bruna R. e SCHNEEBERGER, Carlos Alberto. História. São Paulo: Scipione, 2004. p. 96)
O texto refere-se ao principado de Augusto, no início do Império Romano, em que:
a preocupação do príncipe em regulamentar a vida dos cidadãos romanos, estabelecendo seus direitos e deveres diante do Estado, levou à criação da “Pax Romana” e à centralização do poder político.
as reformas realizadas pelo príncipe no campo judicial, que para reduzir as tensões sociais criou a política do “pão e circo”, facilitaram a implantação do programa de distribuição de terras aos cidadãos romanos.
os poderes foram centralizados nas mãos do príncipe, que utilizou a política do “pão e circo” e impôs a “Pax Romana” para manter a ordem social e assegurar a dominação dos territórios conquistados.
a decisão do príncipe em fixar os camponeses à terra contribuiu para a “Pax Romana”, uma vez que facilitou a implantação da política do “pão e circo” e da criação do modo escravista de produção.
os princípios do cristianismo passaram a se chocar com os valores romanos e a ameaçar o poder político do príncipe, a “Pax Romana” e a expansão das conquistas romanas no Mediterrâneo.