Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-RIO 2007. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Durante o governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), o setor socioeconômico caracterizou-se pelo desenvolvimentismo , expressado pelo Plano de Metas, que continha trinta e um objetivos estratégicos para o desenvolvimento do país.
Com base no exposto, examine as afirmativas abaixo.
I - A energia, a educação e a indústria básica foram três dos setores estratégicos do governo JK.
II - A agricultura de exportação foi o setor econômico de maior expansão durante os anos JK, permitindo acumulação de divisas estrangeiras.
III - O desenvolvimento industrial foi possível pela conjugação de investimentos estatais e privados, dentre os quais merece destaque a presença de capital estrangeiro.
IV - A construção da nova capital – Brasília – foi considerada a meta síntese, pois expressava, de um lado, os esforços de integração do território brasileiro e, de outro, a modernidade do momento vivido.
Estão corretas:
Somente as afirmativas I e II e III.
Somente as afirmativas II e IV.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Todas as afirmativas.
Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:
Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos.
A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.
A reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.
Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, desde então, em comparação com os tempos da Guerra Fria.
Os ataques terroristas fizeram ressurgir a idéia de que os conflitos no século XXI seriam explicados pela existência de um conflito entre dois modelos de civilização.
Fonte: Censo demográfico 2000. IBGE.
Assinale a alternativa correta, tendo como referência o gráfico acima.
A maior concentração demográfica da população brasileira em áreas rurais, no período de 1940 a 1980, foi resultado da predominância das atividades agroexportadoras na geração da riqueza nacional.
O expressivo crescimento populacional entre 1970 e 2000 foi conseqüência direta dos programas de incentivo à natalidade, promovidos pelos governos militares, e direcionados, especialmente, para as populações urbanas de baixa renda.
Entre 1940 e 2000, a inexistência de variação da população rural decorreu das migrações internas e, principalmente, da decadência e estagnação das lavouras de cana-de-açúcar, café e soja.
A crescente concentração da população brasileira em áreas urbanas, a partir de 1970, esteve associada, entre outros aspectos, à ampliação dos setores industriais e de serviços e à atração exercida pelas cidades.
O decréscimo da população rural brasileira, entre 1970 e 2000, a níveis muito inferiores aos observados para 1940, relacionou-se à ampliação da atividade industrial e à extinção de direitos trabalhistas para o homem do campo.
Cartazes, como o acima, registram algumas das características da escravidão na sociedade brasileira, durante o século XIX.
Com base nas informações contidas no documento e no seu conhecimento acerca da escravidão, assinale a única opção que NÃO apresenta uma característica correta.
Os escravos especializados em algum ofício usufruíam de melhores condições de trabalho; viviam, nas cidades, como homens livres, e evitavam fugas ou revoltas.
O costume de andar calçado era um símbolo de status social que permitia estabelecer critérios de distinção entre trabalhadores libertos (forros) e escravos.
A identificação do escravo como “crioulo” apontava para sua condição de nascido no Brasil, distinguindo-o, do “africano”, o recém-chegado, trazido pelo tráfico.
As diferenças entre escravos e “forros”, isto é, cativos que haviam conseguido sua alforria, em áreas urbanas, eram pouco expressivas em termos de matizes raciais.
As fugas de escravos, a despeito de sua recorrência, eram compreendidas pelos proprietários como a perda de um bem constituído, o que justificava o pagamento de recompensa pela captura.
Um menino passeia em um carrossel de raio R. Sua mãe, do lado de fora do carrossel, observa o garoto passar por ela a cada 20 s. Determine a velocidade angular do carrossel em rad/s.
π/4
π/2
π/10
3 π/2
4 π
Podemos afirmar, com relação a uma colisão elástica, que:
temos uma colisão onde há conservação de energia, mas não há conservação de momento linear.
temos uma colisão onde não há conservação de energia, mas há conservação de momento linear.
temos uma colisão onde há conservação de energia.
temos uma colisão onde não há conservação de energia e de momento linear.
nenhuma das afirmativas acima é verdadeira.
Um altere de massa desprezível possui uma haste de 30,0 cm de comprimento onde anilhas (pesos) podem ser fixados. Se colocarmos uma anilha de 2,0 kg na extremidade esquerda do altere e uma de 1kg na extremidade direita, o centro de massa do altere estará:
deslocado 10,0 cm para a direita a partir do centro do altere.
deslocado 5,0 cm para a direita a partir do centro do altere.
localizado no centro do altere.
deslocado 5,0 cm para a esquerda a partir do centro do altere.
deslocado 10,0 cm para a esquerda a partir do centro do altere.
Ao aplicarmos uma diferença de potencial de 9,0 V em um resistor de 3,0 Ω, podemos dizer que a corrente elétrica fluindo pelo resistor e a potência dissipada, respectivamente, são:
1,0 A e 9,0 W
2,0 A e 18,0 W
3,0 A e 27,0 W
4,0 A e 36,0 W
5,0 A e 45,0 W
Duas esferas metálicas contendo as cargas Q e 2Q estão separadas pela distância de 1,0 m. Podemos dizer que, a meia distância entre as esferas, o campo elétrico gerado por:
ambas as esferas é igual.
uma esfera é 1/2 do campo gerado pela outra esfera.
uma esfera é 1/3 do campo gerado pela outra esfera.
uma esfera é 1/4 do campo gerado pela outra esfera.
ambas as esferas é igual a zero.
Assinale a afirmativa correta.
O nuclídeo Ar40 possui 18 prótons, 18 elétrons e 20 nêutrons.
Os nuclídeos U238 e U235 são isóbaros.
Os nuclídeos Ar40 e Ca40 são isótopos.
Os nuclídeos B11 e C12 são isótonos.
Os sais solúveis dos elementos da família dos alcalinoterrosos formam facilmente, em solução aquosa, cátions com carga 1+.