Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-RIO 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Em relação à diversidade fisiográfica de cada estado federado da região Nordeste brasileira, as unidades político-administrativas mais e menos sertanejas são, respectivamente:
Bahia e Pernambuco;
Bahia e Sergipe;
Ceará e Maranhão;
Ceará e Sergipe;
Bahia e Alagoas.
A partir de seus conhecimentos sobre a Conjuração Mineira (1789), EXAMINE as afirmativas abaixo:
I – Inspirados pelas idéias iluministas, os conjurados mineiros defenderam a liberdade do comércio e a independência da região das minas.
II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.
III – O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze Colônias exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração.
IV – O declínio da exploração aurífera, na segunda metade do século XVIII, ao lado da iminente cobrança da derrama foram fatores que contribuíram para aumentar a insatisfação dos colonos mineiros com a Coroa portuguesa.
ASSINALE a alternativa correta:
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
“Como nasceu Brasília? A resposta é simples. Como todas as grandes iniciativas, surgiu quase de um nada. A idéia da interiorização da capital do país era antiga, remontando à época da Inconfidência Mineira. A partir daí viera rolando através das diferentes fases da nossa História: o fim da era colonial, os dois reinados e os sessenta e seis anos de República até 1955. [...] Coube a mim levar a efeito a audaciosa tarefa. Não só promovi a interiorização da capital no exíguo período do meu governo, mas que essa mudança se processasse em bases sólidas, construí, em pouco mais de três anos, uma metrópole inteira – moderna e urbanisticamente revolucionária – que é Brasília”. (Juscelino Kubitschek. Por que construí Brasília? Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000. Coleção Brasil 500 Anos. p: 7)
“Como nasceu Brasília? A resposta é simples. Como todas as grandes iniciativas, surgiu quase de um nada. A idéia da interiorização da capital do país era antiga, remontando à época da Inconfidência Mineira. A partir daí viera rolando através das diferentes fases da nossa História: o fim da era colonial, os dois reinados e os sessenta e seis anos de República até 1955. [...]
Coube a mim levar a efeito a audaciosa tarefa. Não só promovi a interiorização da capital no exíguo período do meu governo, mas que essa mudança se processasse em bases sólidas, construí, em pouco mais de três anos, uma metrópole inteira – moderna e urbanisticamente revolucionária – que é Brasília”.
(Juscelino Kubitschek. Por que construí Brasília? Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000. Coleção Brasil 500 Anos. p: 7)
A partir da citação acima e de seus conhecimentos sobre o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), EXAMINE as afirmativas abaixo:
I – O projeto nacional-desenvolvimentista do governo J.K. caracterizou-se pelo compromisso com a democracia e pela intensificação do desenvolvimento industrial de tipo capitalista.
II – A marcha para o oeste representada pela construção de Brasília e do cruzeiro rodoviário pretendeu promover uma maior articulação entre o litoral e o interior do território brasileiro, visando integrar a nação.
III – A política econômica do governo J.K., definida no Plano de Metas, apoiou se no incentivo aos investimentos privados de capital nacional e estrangeiro, bem como nos investimentos estatais na infraestrutura nacional.
IV – Kubitschek apoiou-se na aliança dos partidos PSD (Partido Social Democrático) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Nas décadas de 1960 e 1970, a América Latina viveu a experiência de inúmeros golpes que deram início a Ditaduras Militares que, apesar das diferenças entre si, apresentam características comuns. Das alternativas abaixo, quais apresentam afirmativas que expressam corretamente esta idéia?
I – Em todos estes regimes militares as instituições representativas sofreram abalos, ocorreu a falência ou crise aguda dos partidos políticos tradicionais, assim como a militarização da vida política em geral.
II – O governo dos Estados Unidos, profundamente envolvido na Guerra Fria no continente asiático, não participou diretamente dos golpes militares ocorridos nesta época na América Latina.
III – A nova ordem política que se institucionalizou a partir destes golpes militares procurou se legitimar em nome dos princípios contidos na “doutrina de segurança nacional”, cujo ponto central era “impedir a iminente ameaça comunista” no continente.
IV – De maneira geral, nos novos governos autoritários nascidos destes golpes, ocorreu o desmantelamento das organizações sindicais, por meio da supressão do direito de greve, da intervenção nos sindicatos, da prisão e assassinato de líderes trabalhistas.
Apenas as afirmativas II, IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II, III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Em 2008 comemoram-se os quarenta anos do emblemático ano de 1968, um ano que modificou profundamente o mundo em que vivemos. Sobre os significados dos acontecimentos que marcaram o ano de 1968, estão corretas as afirmativas abaixo, à exceção de:
Neste ano ocorreu a “Primavera de Praga”, na Tchecoslováquia, que representou a “luta por um socialismo com a face mais humana”, nas palavras de seus líderes.
O ano de 1968 foi marcado pela defesa dos valores tradicionais, como a família, pelo conservadorismo, pelo repúdio às utopias igualitárias e à política.
Na França os estudantes universitários foram para as ruas defender o “direito de pedir o impossível e proibir as proibições”.
No Brasil ocorreu o recrudescimento da ditadura militar no governo do General Costa e Silva, com o decreto do Ato Institucional nº 5, em dezembro de 1968.
Nos Estados Unidos a juventude protestou contra a Guerra do Vietnã, participou do movimento hippie e lutou pelos direitos civis dos negros.
A salga, um antigo processo de conservação de alimentos, tem como princípio a:
diminuição do metabolismo das células dos alimentos;
diferença de pressão osmótica;
diminuição da temperatura;
diferença no pH do alimento;
diferença no conteúdo de gordura do alimento.
O quadro abaixo mostra características fisiológicas de diferentes grupos animais quanto ao tipo de respiração, circulação e esqueleto. Assinale a opção que indica os grupos aos quais esses animais pertencem, respectivamente:
I- insetos; II- peixes; III- mamíferos; IV- anfíbios.
I- equinodermas; II- peixes; III- mamíferos; IV- anelídeos.
I- insetos; II- mamíferos; III- anfíbios; IV- aves.
I- aves; II- peixes; III- répteis; IV- insetos.
I- anfíbios; II- répteis; III- insetos; IV- mamíferos.
Um corredor de 100 metros rasos, ao cruzar exatamente a marca de 50,0 m, tem uma velocidade instantânea de 10,0 m/s. Nesse instante começa a soprar um vento contrário que cria uma aceleração total de -0,36 m/s² sobre o atleta. Qual a velocidade do atleta ao cruzar a faixa de chegada?
10,0 m/s
9,0 m/s
8,0 m/s
12,0 m/s
14,0 m/s
O número de soluções da equação , com x > 0, é igual a:
0 .
1 .
2 .
3 .
4 .
Na seqüência 1, 3, 7,..., cada termo é duas vezes o anterior mais um. Assim, por exemplo, o quarto termo é igual a 15. Então o décimo termo é:
1000
1002
1015
1023
1024