Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-RIO 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Um festival foi realizado num campo de 240 m por 45 m. Sabendo que por cada 2 m² havia, em média, 7 pessoas, quantas pessoas havia no festival?
42.007
41.932
37.800
24.045
10.000
O fenômeno da oxirredução ocorre em reações com transferência de elétrons. Sobre a reação do permanganato de potássio com peróxido de hidrogênio em meio ácido, representada pela equação não balanceada abaixo, uma espécie doa elétrons, e a outra recebe esses elétrons de maneira espontânea, o que pode ser verificado pela variação do número de oxidação.
Sobre essa reação, é correto afirmar que:
o manganês no permanganato de potássio tem Nox 5+.
permanganato de potássio é a substância oxidante.
ácido sulfúrico é o agente redutor.
o oxigênio no peróxido de hidrogênio tem Nox médio 1+.
peróxido de hidrogênio é a substância que sofre redução.
Cloreto de sódio é um composto iônico que se encontra no estado sólido. Dissolvido em água, se dissocia completamente. Acerca desse sal, é INCORRETO afirmar que:
tem fórmula NaCl.
no estado sólido, a atração entre os seus íons é muito forte e por essa razão possui elevado ponto de fusão.
em solução aquosa, conduz corrente elétrica muito bem.
a ligação entre os seus íons é por covalência.
HCl e NaOH são o ácido e a base que dão origem a esse sal.
Reações químicas dependem de energia e colisões eficazes que ocorrem entre as moléculas dos reagentes. Em sistema fechado, é de se esperar que o mesmo ocorra entre as moléculas dos produtos em menor ou maior grau até que se atinja o chamado “equilíbrio químico”.
O valor da constante de equilíbrio em função das concentrações das espécies no equilíbrio, em quantidade de matéria, é um dado importante para se avaliar a extensão (rendimento) da reação quando as concentrações não se alteram mais.
Considere a tabela com as quantidades de reagentes e produtos no início e no equilíbrio, na temperatura de 100oC, para a seguinte reação:
A constante de equilíbrio tem o seguinte valor:
0,13
0,27
0,50
1,8
3,0
O estômago produz suco gástrico constituído de ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. O valor de pH no interior do estômago deriva, principalmente, do ácido clorídrico presente. Sendo o ácido clorídrico um ácido forte, a sua ionização é total em meio aquoso, e a concentração de H+ em quantidade de matéria nesse meio será a mesma do ácido de origem. Assim, uma solução aquosa de ácido clorídrico em concentração 0,01 mol L-1 terá pH igual a:
2
4
5
7
9
Assinale a opção que mais se aproxima da massa de SO2 e que resulta da queima de 20,0 mL de sulfeto de carbono (líquido com densidade igual a 1,43 g mL−1) em atmosfera com excesso de gás oxigênio, tendo essa reação 80% de rendimento.
5,6 g
9,5 g
18,9 g
38,5 g
62,3 g
O fenol de fórmula molecular C6H5OH e fórmula estrutural:
é um composto orgânico muito utilizado industrialmente e que possui solubilidade igual a 8,28 g em 100 mL de água a 25°C. Considerando essas informações e considerando, ainda, o seu comportamento em água, representado pela equação:
é correto afirmar que:
o fenol é um composto orgânico saturado e não aromático.
a combustão completa do fenol produz CO(g) e H2O(l).
no equilíbrio que se estabelece entre o fenol e seu produto de ionização, em solução aquosa, a espécie C6H5O− é uma base de acordo com o conceito de Bronsted-Lowry.
uma solução aquosa de fenol tem pH básico.
uma mistura contendo 100 g de água e 100 g de fenol é uma mistura homogênea (solução).
É possível conhecer a concentração de uma espécie iônica em solução aquosa, a partir do conhecimento da concentração de soluto e se o soluto dissolvido dissocia-se ou ioniza-se por completo. Uma solução de sulfato de sódio, Na2SO4 possui concentração em quantidade de matéria igual 0,3 mol L−1. Nessa solução, a concentração, em quantidade de matéria, da espécie Na+ é:
0,2 mol L-1
0,3 mol L-1
0,6 mol L-1
0,8 mol L-1
0,9 mol L-1
O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica de redução ocorre espontaneamente (catodo) com outra meia pilha onde a reação eletrolítica de oxidação, ocorre espontaneamente (anodo).
Com base nas semi-reações eletrolíticas acima, colocadas no sentido da oxidação, e seus respectivos potenciais, assinale a opção que indica os metais que produzirão maior valor de ddp quando combinados para formar uma pilha.
Cobre como catodo e prata como anodo.
Prata como catodo e zinco como anodo.
Zinco como catodo e cádmio como anodo.
Cádmio como catodo e cobre como anodo.
Ferro como catodo e zinco como anodo.
A energia produzida na forma de trabalho e a quantidade emitida de gases que contribuem com o aquecimento global são dois fatores importantes na escolha de um combustível para veículos automotores. A quantidade de energia produzida na forma de trabalho pode ser avaliada pela diferença entre quantidades de produtos e de reagentes gasosos das reações de combustão. Quanto maior for essa diferença, mais trabalho é realizado.
Comparando a combustão completa do etanol (CH3CH2OH) e da gasolina (representada pelo hidrocarboneto C8H18), nas equações acima, é correto afirmar que:
quantidades iguais, em mol, de gasolina e de etanol produzem a mesma quantidade de energia na forma de trabalho
a gasolina produz oito vezes mais trabalho que uma quantidade, em mol, equivalente de etanol.
o etanol produz aproximadamente 25% do trabalho produzido por quantidade, em mol, equivalente de gasolina.
a gasolina produz quatro vezes mais gases que contribuem para o aquecimento global do que uma quantidade, em mol, equivalente de etanol.
os dois combustíveis são equivalentes em termos de poluição e de eficiência energética, quando se consideram quantidades equivalentes em mol.