Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-RIO 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Dois resistores R1 = 1Ω e R2 = 2Ω são ligados a uma bateria de 2 V. De que maneira esses dois resistores devem ser combinados para que a potência dissipada no circuito seja a menor possível?
Os resistores devem ser colocados em série, e a potência dissipada será de 4/3W.
Os resistores devem ser colocados em série, e a potência dissipada será de 3/4W.
Os resistores podem ser igualmente colocados em série ou em paralelo, e a potência dissipada será de 1 W.
Os resistores devem ser colocados em paralelo, e a potência dissipada será de 4/3 W.
Os resistores devem ser colocados em paralelo, e a potência dissipada será de 3/4 W.
Uma pessoa caminha uma distância de 20,0 m em um tempo de 10,0s. Qual sua velocidade?
1,6 km/h
2,5 km/h
5,5 km/h
7,2 km/h
9,2 km/h
Duas esferas de aço, de massas iguais a m = 1,0 kg, estão amarradas uma a outra por uma corda muito curta, leve, inquebrável e inextensível. Uma das esferas é jogada para cima, a partir do solo, com velocidade vertical de 20,0 m/s, enquanto a outra está inicialmente em repouso sobre o solo. Sabendo que, no ponto de máxima altura hmáx da trajetória do centro de massa, as duas esferas estão na mesma altura, qual o valor, em m, da altura hmáx? (Considere g = 10 m/s²)
5
10
15
20
25
Um mol de gás ideal, à pressão de 16,6 atm, ocupa uma caixa cúbica cujo volume é de 0,001 m³. Qual a temperatura do gás e a força que o gás exerce sobre a tampa quadrada da caixa? (Considere 1,0 atm = 1,0x105 Pa, R = 8,3 J/mol K)
100 K e 8,3 . 10³N
100 K e 16,6 . 10³N
166 K e 8,3 . 10³N
200 K e 16,6 . 10³N
200 K e 8,3 . 10³N
Uma caixa cuja velocidade inicial é de 10 m/s leva 5s deslizando sobre uma superfície até parar completamente. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², determine o coeficiente de atrito cinético que atua entre a superfície e a caixa.
0,1
0,2
0,3
0,4
0,5
Considere o esquema abaixo que representa uma pilha constituída de metal cobre em solução aquosa de sulfato de cobre e metal cádmio em solução de sulfato de cádmio.
Uma tabela fornece a informação de que os potenciais padrões de redução do Cu2+ e do Cd2+ são, respectivamente, +0,34 V e -0,40 V e que a prata é um elemento mais nobre que o cobre. Assinale a opção que mostra a ordem decrescente de facilidade de oxidação dos três metais citados e a diferença de potencial (ddp) da pilha indicada na figura.
Cu > Ag > Cd; -0,74 V
Cd > Cu > Ag; +0,74 V
Ag > Cu > Cd; -0,06 V
Cd > Cu > Ag; +0,06 V
Ag > Cd > Cu; -0,74 V
De acordo com a Teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, os pares de elétrons em torno de um átomo central se repelem e se orientam para o maior afastamento angular possível.
Considere que os pares de elétrons em torno do átomo central podem ser uma ligação covalente (simples, dupla ou tripla) ou simplesmente um par de elétrons livres (sem ligação).
Com base nessa teoria, é correto afirmar que a geometria molecular do dióxido de carbono é:
trigonal plana.
piramidal.
angular.
linear.
tetraédrica.
Uma das atividades práticas da ciência é a separação de substâncias presentes em misturas e a extração de substâncias simples de substâncias compostas. Sobre os métodos de separação e de extração, é correto afirmar que:
uma solução contendo água e etanol pode ter os seus componentes separados completamente por meio de destilação simples.
no composto sulfeto de ferro II (FeS), um ímã pode ser utilizado para separar o metal ferro do ametal enxofre.
a destilação fracionada é amplamente utilizada para separar frações líquidas do petróleo.
em uma mistura contendo os solutos NaCl e KNO3 totalmente dissolvidos em água, a separação dos sais pode ser feita por centrifugação.
peneiramento e catação não são considerados processos de separação.
Na ocorrência das reações químicas, em solução aquosa, há aquelas que se dão entre um ácido e uma base e que comumente são denominadas de reações de neutralização.
Numa análise, na temperatura de 25 °C, 1 mL de solução de KOH 2 mol L−1 foi adicionado a 100 mL de solução aquosa de HCl 0,01 mol L−1. Considerando que, na reação do ácido forte com a base forte, os “íons espectadores” (K+ e Cl−) não reagem com a água, é correto afirmar que a solução resultante tem o valor de pH aproximadamente igual a:
1
2
7
12
A dipirona sódica e o paracetamol são fármacos que se encontram presentes em medicamentos analgésicos e antiinflamatórios.
Considerando a estrutura de cada composto, as ligações químicas, os grupamentos funcionais e a quantidade de átomos de cada elemento nas moléculas, marque a opção correta.
A dipirona sódica é uma substância insolúvel em água.
Apenas o paracetamol é uma substância aromática.
A massa molecular da dipirona sódica é menor que a do paracetamol.
Na dipirona sódica, identifica-se um grupo sulfônico.
O paracetamol e a dipirona sódica são aminoácidos.