Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-RIO 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Jogamos dois dados comuns. Qual a probabilidade de que o total de pontos seja igual a 10?
1/12
1/11
1/10
2/23
1/6
Temos uma progressão aritmética de 20 termos onde o 1o termo é igual a 5. A soma de todos os termos dessa progressão aritmética é 480. O décimo termo é igual a:
20
21
22
23
24
A sibutramina (representada abaixo) é um fármaco controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária que tem por finalidade agir como moderador de apetite.
Sobre a sibutramina, é incorreto afirmar que:
trata-se de uma substância aromática
identifica-se um elemento da família dos halogênios em sua estrutura
sua fórmula molecular é C12H11NCl
identifica-se uma amina terciária em sua estrutura
identifica-se a presença de ligações π em sua estrutura
Considere as informações apresentadas sobre as seguintes substâncias:
I - ácido clorídrico: de fórmula HCl, age como ácido forte quando dissolvido em água. II - nitrato de potássio: de fórmula KNO3, é um sal iônico que se dissocia totalmente em água. III - argônio: de fórmula Ar, é um gás nobre, inerte. IV - metano: de fórmula CH4, é um alcano, gasoso, cuja geometria molecular é a de um tetraedro regular.
A partir dessas informações, pode-se afirmar que:
apenas o argônio é apolar
argônio e metano são muito pouco solúveis em água
nitrato de potássio é solúvel apenas em solventes apolares.
metano forma ligações de hidrogênio entre suas moléculas
o HCl, em meio aquoso não conduz eletricidade
A concentração de HCl, em quantidade de matéria, na solução resultante da mistura de 20 mL de uma solução 2,0 mol L-1 com 80 mL de uma solução 4,0 mol L-1 desse soluto e água suficiente para completar 1,0 L é:
0,045 mol L-1
0,090 mol L-1
0,18 mol L-1
0,36 mol L-1
0,72 mol L-1
As três primeiras etapas na série de decaimento radioativo do urânio 238 envolvem emissão sucessiva de uma partícula alfa (+24α), uma partícula beta (-10β) e outra partícula beta (-10β).
Sobre o elemento resultante do decaimento, é correto afirmar que:
na primeira etapa, possui número de massa 234 e número atômico 92.
após as duas primeiras etapas, possui número de massa 234 e número atômico 91.
após as três etapas, possui 144 nêutrons em seu núcleo.
na primeira etapa, possui 90 nêutrons em seu núcleo.
após as três etapas, possui 96 prótons em seu núcleo.
A “crise ambiental oceânica” é resultado de uma série de fatores, dentre eles o desaparecimento da vida marinha. Nesse sentido, surgem “zonas mortas”, uma das contribuições para a extinção dos ecossistemas marinhos. Assinale a única alternativa CORRETA para as origens e causas das zonas mortas.
A contaminação das águas litorâneas pelo excesso de chorume (fósforo e oxigênio) contido nos depósitos de lixo litorâneos.
As zonas mortas concentram-se, principalmente, nos litorais do Atlântico e do Pacífico dos EUA; dos países africanos; do litoral antártico e dos países banhados pelo Mar de Aral, isto é, onde as atividades industriais e agrícolas são mais marcantes.
Nos últimos cinqüenta anos, a população mundial dobrou, enquanto o consumo de frutos do mar aumentou cinco vezes. A natureza não está conseguindo repor os estoques pesqueiros além da capacidade de recuperação das populações.
Essas zonas são causadas pela redução do oxigênio decorrente da decomposição de algas, que proliferam devido aos resíduos orgânicos, ao fósforo e ao nitrogênio despejados no mar pelas atividades industriais e agrícolas.
Uma zona morta surge quando a concentração de nitrogênio é insuficiente para a manutenção da vida, exceto pela presença de algumas bactérias.
Imagem: Revista Veja. 11/08/08
Os confrontos armados na região do Cáucaso são resultado de anos de disputas e desentendimentos, que ultrapassam a própria Eurásia. Assinale a única alternativa que apresenta uma explicação INCORRETA sobre os conflitos na região.
O ditador Josef Stálin decidiu transformar, em 1922, o território da Ossétia do Sul em Região Autônoma da República Socialista Soviética da Geórgia. A medida colocou parte dos ossetas, grupo etnicamente ligado à Rússia, dentro do domínio territorial georgiano.
Apesar de o território georgiano não possuir grandes reservas de petróleo e gás natural, ele abriga importantes dutos que abastecem as economias da Europa Ocidental com hidrocarbonetos, fato que amplia a ação russa contra as forças de emancipação.
A participação dos países da região do Cáucaso na União Européia contraria os interesses do governo russo, que não mede esforços em convencer esses países a fazerem parte da Organização Xangai de Cooperação (SCO).
A intenção do governo georgiano em juntar se à OTAN, aliança militar do Ocidente, pode ser considerada um desagravo ao governo russo, o que leva os EUA a agirem mais diretamente na resolução dos atuais conflitos na região.
A posição estratégica do território georgiano — está na rota dos dutos projetados para conduzir gás e óleo do Turcomenistão e do Azerbaijão (países pró-Moscou) até o litoral mediterrâneo — torna a ação militar russa mais intensa e imediata na área.
www.biodieselbr.com
Em relação à charge apresentada, marque a única resposta INCORRETA com relação à temática do BIODIESEL.
A produção das matérias-primas (etanol e óleo de soja) importantes para a geração de biodiesel é uma tradição na economia brasileira. Tal fato expõe, internacionalmente, o país e o coloca como carro-chefe na discussão geopolítica em torno dos caminhos a serem tomados pelos investidores mundiais, a partir da possível substituição dos combustíveis fósseis pelos que geram “energias limpas”.
Devido à extensão territorial do Brasil e à existência de áreas de fronteiras agrícolas, ainda há possibilidades de incorporação de novos espaços produtivos, em larga escala, para o cultivo de matérias-primas voltadas para a geração de biodiesel, o que gera forte interesse internacional.
A geopolítica energética do mundo mudou, no século XXI, com a adoção, pelas potências centrais e emergentes, do discurso ambiental nos seus projetos de gestão. Segundo elas, o cultivo agrícola voltado para a geração de biodiesel é uma necessidade para as agendas de proteção ambiental no mundo, que precisa de “combustíveis limpos”, o que torna o Brasil um importante país para a produção e exportação de biodiesel
O Brasil, com muita tradição na produção e uso de biodiesel em escala industrial, faz com que “os olhos do mundo” se voltem para si devido à possibilidade de substituição, com intuito de modernização rural, dos cultivos voltados para a alimentação básica por outros destinados à geração de biocombustíveis.
A importância geopolítica do Brasil foi revigorada, desde o início deste século, devido à redescoberta do potencial do país em fornecer, na atualidade, aos mercados internacionais, matérias-primas geradoras do biodiesel (óleos e gorduras), que são mais baratas do que o preço do barril de petróleo e seus derivados.
Cada vez mais o espaço é produzido por novos setores de atividades econômicas como a do turismo, e desse modo praias, montanhas e campos entram no circuito da troca, apropriadas, privativamente, como áreas de lazer para quem pode fazer uso delas. (CARLOS, Ana Fani Alessandri, 1999).
Palm Islands e The World
A imagem acima localiza ilhas artificiais no Golfo Pérsico, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, onde se encontram alguns complexos turísticos.
A partir das informações acima, assinale a alternativa INCORRETA.
A indústria do turismo, na fase atual do desenvolvimento do capitalismo, cria espaços muitas vezes desvinculados de identidades locais.
O desenvolvimento da indústria do turismo na era da globalização deixa em evidência a divisão social do lazer.
A construção dos grandes complexos hoteleiros em Dubai, no Golfo Pérsico, está condicionada à sua localização estratégica em relação à rota de escoamento da produção petrolífera do Oriente Médio.
A expansão do turismo, nos moldes dos megaprojetos hoteleiros em escala internacional, foi beneficiada pelo desenvolvimento dos transportes e das telecomunicações.
Os grandes complexos hoteleiros em Dubai criam novas possibilidades de lazer inacessíveis para a maioria da população dos Emirados Árabes Unidos e países vizinhos.