Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2015/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
“ Seus verbetes na Wikipédia ganharam informações falsas e ofensivas.” [1º parágrafo]
A respeito do pronome possessivo evidenciado nesse trecho, é válido afirmar que:
os verbetes foram escritos pelos jornalistas.
Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão escrevem verbetes para Wikipédia.
os verbetes na Wikipédia eram sobre Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão.
as informações contidas nos verbetes na Wikipédia eram sobre visitantes do Palácio do Planalto.
as modificações nos verbetes foram realizadas por Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão.
No início dos primeiro e terceiro parágrafos, há o emprego de linguagem figurada:
“Os jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão, das Organizações Globo, sentiram na pele as consequências da liberdade com que se escreve e reescreve a principal enciclopédia do século 21.”
“O episódio joga luz sobre os bastidores da maior enciclopédia do século 21 [...]”
Qual efeito de sentido que, respectivamente, desencadeiam tais ocorrências?
Sentir na pele: passar por uma situação de agressão física. Jogar luz sobre os bastidores: iluminar o lado sombrio do que acontece com o público leitor.
Sentir na pele: sentir dor física por causa de uma dura experiência pessoal. Jogar luz sobre os bastidores: explicar o que acontece quando há público envolvido.
Sentir na pele: ter a sensação de que uma coisa ruim está prestes a acontecer. Jogar luz sobre os bastidores: esclarecer o que acontece fora do alcance público.
Sentir na pele: sofrer uma penosa experiência pessoal. Jogar luz sobre os bastidores: esclarecer o que acontece fora do alcance público.
Sentir na pele: perceber por meio dos sentidos o que desencadeia uma dolorida experiência pessoal. Jogar luz sobre os bastidores: tomar decisões para esclarecer o que acontece quando fica pública uma situação.
Na construção do quarto parágrafo, a autora faz uso de duas perguntas retóricas, formuladas como:
estratégia argumentativa que tem como propósito suscitar questionamento sobre os temas que contemplam, realizar um apelo à leitura e impor uma resposta imediata do interlocutor.
recurso estilístico sem a intenção de obter resposta, que tem como efeito de sentido criar interesse no leitor e levá-lo a refletir sobre algo que a própria autora já responde.
recurso estratégico para desencadear reflexão sobre algo que não se questiona, além de estimular um posicionamento imediato do interlocutor, ou seja, fazer que ele responda à autora.
procedimento estilístico que conta com uma resposta retórica dos leitores, isto é, que eles se dirijam ao jornal com um discurso ornamentado com figuras de linguagem.
questionamento apresentado ao leitor, cuja intenção é tornar o discurso mais dinâmico e estimulá-lo a ponderar sobre a melhor resposta a ser dada ao jornal.
Nos dois últimos parágrafos, os elementos de conexão entre ideias relacionam, de acordo com a ordem em que aparecem no texto, sentido de:
concessão, confrontação, contraste e conformidade.
refutação, congruência, concessão e adição.
adição, comparação, contraste e integração.
contradição, equivalência, oposição e comparação.
concessão, explicação, oposição e conformidade.
Qual passagem do texto revela que a jornalista não é favorável à ideia do anonimato na internet?
"O episódio joga luz sobre os bastidores da maior enciclopédia do século 21"
"Um dos pilares da Wikipédia é permitir o anonimato de seus autores"
"A fundação alega que o anonimato favorece a enciclopédia"
"O anonimato como valor é uma herança da internet do século 20"
"E o anonimato pode liberar o lado mais obscuro da natureza humana"
Da estória da Menina dos Rouxinóis, encaixada nos relatos de viagem que compõem a obra Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, NÃO se pode afirmar que:
é uma história de amor vivida por Carlos e Joaninha, primos que cresceram como irmãos, mas que não resulta em realização amorosa.
tem suas principais ações desenvolvidas, inicialmente, no Vale de Santarém, caracterizado como pátria dos rouxinóis e das madressilvas.
compõe-se de episódios trágicos que se desenrolam na cidade de Évora e que são descritos apenas em carta dirigida pelo protagonista ao narrador.
tem seu desfecho dramático ambientado na cidade de Santarém, metaforizada como um livro de pedra e coroada de torres e de mosteiros, de palácios e de templos.
caracteriza um amor não correspondido que leva a protagonista Joaninha à loucura e à morte.
A representação gráfica acima subentende um texto vazio de palavras, mas pleno de significações. Integra o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Dessa proposta gráfico-visual NÃO é correto concluir que envolve:
jogo semiótico de expressão das emoções, configurado no uso de pontuação interrogativa e exclamativa.
alusão bíblica ao pecado original da descoberta do sexo e encarnação dos desejos humanos.
exercício de fantasia de Brás Cubas que alude ao encontro amoroso dos amantes, pondo em diálogo seu pensamento com o de Virgília.
recurso gráfico inovador, mas negativo porque desestruturante da sequência da narrativa e obstáculo para o claro entendimento do leitor.
representação gráfica do encontro amoroso que dispensa palavras e instiga a imaginação/participação do leitor, pela obviedade da situação da experiência humana.
Lembrança do mundo antigo Clara passeava no jardim com as crianças. O céu era verde sobre o gramado, a água era dourada sob as pontes outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados, o guarda civil sorria, passavam bicicletas, a menina pisou a relva para pegar um pássaro, o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranquilo em redor de Clara. As crianças olhavam para o céu: não era proibido. A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo. Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos. Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas, esperava cartas que custavam a chegar, nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava no jardim, pela manhã!!! Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!
O poema ao lado integra a obra Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade. Da leitura que se possa fazer dele, NÃO é possível concluir que:
é um texto poético narrativo que se organiza a partir de um espaço exterior, com personagens leves e soltas, em ações tranquilas de suaves movimentos.
se utiliza de verbos inteiramente no tempo passado como forma de configurar a lembrança de que fala o título.
indicia, por exclusão, um tempo presente, marcadamente oposto ao configurado no poema.
metaforiza o tempo e o espaço como elementos simbólicos de uma felicidade perdida.
opera com linguagem fundamentalmente referencial, marcada por estrutura lógica, e distante de qualquer representação simbólica e poética.
TIL é uma obra escrita por José de Alencar e publicada em 1 872, no Jornal A República. Recebeu o subtítulo de “Romance Brasileiro” como forma de evidenciar não só a autenticidade da autoria como também o espírito nacionalista do autor. Indique, das alternativas abaixo, a que apresenta enunciado CORRETO, de acordo com o conteúdo da obra.
Estrutura-se em 4 volumes de tamanhos irregulares que se ordenam sem interrupção do fio narrativo e se desenvolvem de forma rigorosamente cronológica e sequenciada.
Engendra uma história de vingança de um crime cometido no passado, por suspeita de infidelidade conjugal e cujo causador precisa ser justiçado.
Apresenta uma fábula de amor que envolve Berta e Miguel e cujo desfecho é a união dos dois em enlace amoroso.
Classifica-se como romance romântico porque, ambientado em plena natureza, enfoca a paixão entre Luiz Galvão e Besita, com desfecho trágico e criminoso.
Caracteriza personagem que carrega um segredo, móvel da trama e que, desvendado ao final da narrativa, promove a dissolução da família.
O menino mais velho não só é personagem como também empresta o nome a um capítulo da novela Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Das alternativas abaixo, aponte aquela cujo conteúdo FOGE às ações do menino na busca do significado de uma palavra.
Envolve-se em um processo de incomunicação, de diálogo impossível, que resulta em violência física, contra a qual nem Baleia é capaz de minorar-lhe a mágoa e a decepção.
Vive um episódio que revela a frustração da criança perante o universo adulto, nas condições da vida sertaneja.
Insiste com a mãe para saber como é o inferno e, por isso, é repelido pela violência de um cocorote.
Quer apenas de Sinhá Vitória que a palavra vire coisa e espera da mãe que ela faça o inferno se transformar.
Não acredita que um nome tão bonito sirva para designar coisa ruim e acaba concluindo que o inferno é o local onde vive, cheio de jararacas e suçuaranas, e onde as pessoas recebem cocorotes, puxões de orelhas e pancadas com bainha de faca.