Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2015/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Segundo o texto, “altruísmo eficaz” é:
um movimento de pessoas engajadas em ações beneficentes sem fins lucrativos.
um conjunto de ações de um grupo de pessoas mobilizadas pelo mesmo fim de gerar riquezas em prol de suas próprias empresas.
um movimento que visa a um retorno financeiro significativo e ao bem-estar da sociedade.
uma forma de envolvimento com o setor de investimento de impacto, de modo a obter ganhos rentáveis.
um movimento que busca receitas de como gerar riquezas e fazer o bem a todos os cidadãos.
Assinale as funções das aspas nas ocorrências destacadas no texto.
Evidenciar nova forma de nomear; assinalar sigla; delimitar discurso direto.
Ironizar nova expressão; esclarecer sigla; demarcar fala de alguém.
Denunciar modo inadequado de expressar opinião; abreviar palavra extensa; esclarecer onde começa e onde termina o dizer de alguém.
Expressar juízo de valor sobre algo; indicar abreviatura de palavra; delimitar forma genuína de expressão.
Apresentar forma com que se expressa o colunista do jornal; assinalar uso de palavra estrangeira; estabelecer os limites do discurso direto.
No quarto parágrafo, os dois-pontos servem para anunciar:
o que pensam os adeptos de Wage em relação às doações que ele rotineiramente vem realizando.
o pensamento de Wage sobre as possibilidades de melhorar a vida de outros, caso ele mesmo seja mais bem remunerado.
o raciocínio de Kristof sobre a forma com que a Against Malaria Foundation salva inúmeras vidas.
o pensamento de Kristof, registrado por escrito na coluna do “NYT”, sobre a melhor forma de salvar vidas.
o raciocínio do mercado de capitais sobre a natureza filantrópica das doações que as ONG recebem.
Qual dos trechos abaixo apresenta relação de causa e consequência?
“Existem causas mais merecedoras de ajuda que outras? E será que é realmente correto aceitar um emprego só pelo dinheiro?”
“O setor financeiro também pode melhorar a vida das pessoas comuns, ajudando-as a poupar dinheiro para a faculdade de seus filhos, oferecendo seguros para pequenos produtores agrícolas ou possibilitando às pessoas conseguir financiamentos imobiliários com prestações viáveis.”
“Existem outras maneiras de alcançar metas semelhantes; uma delas é o chamado 'investimento de impacto', a prática de usar o capital 'para produzir um bem ou fornecer um serviço que cause impacto social positivo, ao mesmo tempo em que gera algum nível de retorno financeiro'”.
“Um advogado que ajuda a redigir contratos precisos pode beneficiar o bom funcionamento do comércio; desse modo, gera riqueza.”
“Espero que eles percebam que têm o potencial de fazer o bem, e não apenas de ganhar dinheiro”.
Qual efeito de sentido decorre do uso do verbo sugerir nesta passagem?
“Tudo isso sugere que Wage talvez salve mais vidas com suas doações do que salvaria se tivesse se tornado funcionário de uma ONG.”
Certeza.
Possibilidade.
Exemplificação.
Negação.
Condição.
Viagens na Minha Terra é um romance escrito por Almeida Garrett. Desta obra se pode afirmar que:
é um romance cuja prática literária distancia-se das coordenadas conceituais da época, ou seja, Romantismo, nacionalismo e liberdade formal.
apresenta um estilo ziguezagueante, mas recusa o processo de digressões, com a justificativa de que isso fere a estrutura da obra e prejudica a interpretação do leitor.
rompe com a linearidade narrativa, utiliza o recurso da montagem e vale-se do processo do enquadramento de uma estória dentro da outra, como é o caso da estória da Menina dos Rouxinóis.
relata apenas um drama familiar ocorrido no Vale de Santarém como pretexto para analisar as paixões que acometem os jovens na sociedade repressora e capitalista portuguesa do século XIX.
inscreve-se na tradição dos livros de viagem e objetiva contar apenas a história cultural portuguesa e a valorização de sua origens e de seus monumentos.
De Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis, pode-se afirmar que:
é uma obra ainda marcada pelo ideário romântico e recusa a objetividade, característica da atitude cientificista do final do século XIX.
propõe o engajamento da arte como movimento social, por meio da crítica de costumes e da defesa de reformas sociais, ainda que defendendo os valores burgueses, monárquicos e religiosos da época.
explica o comportamento humano como produto de leis naturais e como decorrência de fatores biológicos capazes de oferecer o retrato objetivo e imparcial da sociedade.
revela a precariedade da espécie humana através da pretensa superioridade de seu protagonista, Brás Cubas, defunto autor que conta sua história valendo-se de postura irônica.
estrutura-se de forma rigorosamente linear, evitando a narração fragmentária e as digressões que podem ferir a estética da obra e a sequência da narrativa.
Rolos de chamas envoltas em denso bulcão de fumo subiam aos ares. A casa das Palmas e suas dependências, vistas de longe, pareciam submersas em um turbilhão de fogo, que surgia das entranhas da terra, e convolvia-se pelo negrume do espaço. Açoitada pelo vento, a labareda estorcendo-se e rabiando, rugia de sanha; ou sufocada um instante pelas abóbodas de fumaça e pelas camadas de palhiço, troava como um canhão, arrojando-se às nuvens. De instante a instante ouvia-se uma descarga de fuzilaria, correndo ao longo daquela faixa incendiada que figurava a ala de um exército em renhida batalha. Eram os gomos das canas, que estalavam ao intenso calor do fogo. Com os sibilos da labareda enroscada no ar, confundiam-se os silvos das cascavéis e jararacas que, surpreendidas pelo incêndio, arremessavam-se furiosas contra o fogo e rompiam estortegando pelo campo abrasado. As aves noturnas deslumbradas com o súbito clarão, fugiam soltando guinchos de terror, enquanto as feras, insufladas pelo instinto da desolação, uivavam no fundo da floresta e trotavam ligeiras para arrebatarem a presa ao incêndio e se abeberarem de sangue. Medonho espetáculo! O incêndio crescia com tal velocidade, que parecia uma catarata de fogo, a inundar o espaço, ameaçando comunicar-se à floresta, e submergir a terra em um pélago de chamas. Do seio daquele surdo rumor produzido pelo ressolho da labareda, se desprendeu e reboou ao longe um grito soturno; mugir da turba espavorida ante as tremendas convulsões da natureza.
O texto acima integra a obra Til, de José de Alencar. Das alternativas abaixo, indique a que contém informação que NÃO corresponde às características do trecho citado.
É dominantemente descritivo e pinta com palavras a cena noturna de um incêndio, medonho espetáculo.
Apresenta-se com forte densidade imagética e com grande poder sugestivo de nuanças e sons.
Revela grande força poética e marca-se pelo uso de comparações e de metáforas.
Emprega primoroso uso do paradoxo e de sugestiva antítese que emprestam a ele significativo efeito de vivacidade.
É um texto narrativo, marcado pela força de verbos de ação que revelam o embate do fogo com os agentes da natureza.
Vidas Secas, novela de Graciliano Ramos, apesar de ser uma obra sobre a natureza inóspita e a miséria do nordeste, apresenta um texto marcadamente estético e lírico, que alcança os limites da poesia. Assim, indique, nas alternativas abaixo, a que apresenta trecho com linguagem cuja função é dominantemente poética.
Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes.
Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.
Cavou a areia com as unhas, esperou que a água marejasse e, debruçando-se no chão, bebeu muito. Saciado, caiu de papo para cima, olhando as estrelas, que vinham nascendo. O poente cobria-se de cirros – e uma alegria doida enchia o coração de Fabiano.
Deu-se aquilo porque Sinha Vitória não conversou um instante com o menino mais velho. Ele nunca tinha ouvido falar em inferno. Estranhando a linguagem de Sinha Terta, pediu informações. Sinha Vitória, distraída, aludiu vagamente a certo lugar ruim demais e, como o filho exigisse uma descrição, encolheu os ombros.
– Fabiano, meu filho, tem coragem. Tem vergonha, Fabiano. Mata o soldado amarelo. Os soldados amarelos são uns desgraçados que precisam morrer. Mata o soldado amarelo e os que mandam nele.
Os ombros suportam o mundo Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus. Tempo de absoluta depuração. Tempo em que não se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou inútil. E os olhos não choram. E as mãos tecem apenas o rude trabalho. E o coração está seco. Em vão mulheres batem à porta, não abrirás. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, Mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. És todo certeza, já não sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos. Pouco importa venha a velhice, que é a velhice? Teus ombros suportam o mundo E ele não pesa mais que a mão de uma criança. As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios Provam apenas que a vida prossegue E nem todos se libertaram ainda. Alguns, achando bárbaro o espetáculo, Prefeririam (os delicados) morrer. Chegou um tempo em que não adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.
Os ombros suportam o mundo
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus. Tempo de absoluta depuração. Tempo em que não se diz mais: meu amor. Porque o amor resultou inútil. E os olhos não choram. E as mãos tecem apenas o rude trabalho. E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás. Ficaste sozinho, a luz apagou-se, Mas na sombra teus olhos resplandecem enormes. És todo certeza, já não sabes sofrer. E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice? Teus ombros suportam o mundo E ele não pesa mais que a mão de uma criança. As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios Provam apenas que a vida prossegue E nem todos se libertaram ainda. Alguns, achando bárbaro o espetáculo, Prefeririam (os delicados) morrer. Chegou um tempo em que não adianta morrer. Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.
O poema acima integra a obra Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade. Considerando-o como um todo, NÃO é correto afirmar que é um poema:
político e existencial de grande intensidade, representante da poesia social de Drummond.
isento de ênfases negativas, visto que reconhece a necessidade de perceber que a vida é uma ordem, sem mistificação.
questionador da relação conflituosa entre o indivíduo e o mundo, numa perspectiva antirromântica, chamando a vida que há por se fazer.
com linguagem coloquial e imagens diretas altamente expressivas, o que carrega ainda mais o poema de grande tensão poética.
que mostra a vida sem ilusões vãs, com sobriedade, clareza e desencanto irônico, amargo, embora não resignado.