Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2016/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Memórias de um Sargento de Milícias cronologicamente faz parte da literatura romântica brasileira; no entanto, torna-se uma obra atípica em relação ao momento em que foi escrita. Das alternativas abaixo, indique a que não valida essa afirmação porque:
seu enredo é marcado por intenso e trágico sofrimento amoroso cujo desfecho concretiza um final feliz, com a união conjugal e ascensão social dos personagens.
sua linguagem é marcada pela oralidade e coloquialidade, em tom de crônica jornalística, ilustrando a prática de que se deve escrever como se fala.
obra caracterizada pela ausência do tom açucarado e idealizador da literatura romântica, visto que as relações sentimentais não se dão nem pela grandeza no sofrimento, nem pela redenção pela dor.
a caracterização dos personagens ou fere a descrição sempre idealizada do perfil feminino ou configura traços de um herói pelo avesso mais marcado por defeitos que por virtudes.
A palavra “memórias” no título do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manoel Antônio de Almeida, remete:
às lembranças vividas pelo autor, em sua relação direta com a população da cidade do Rio de Janeiro, no final do século XIX.
aos fatos narrados ao autor por um companheiro de redação, ex-militar português que vivera no Brasil os tempos descritos no romance.
às situações vividas e relatadas pelo Major Vidigal, único personagem rigorosamente histórico do romance, conhecedor da sociedade de seu tempo.
aos relatos feitos pelo sargento de milícias, das peripécias de toda sorte, em especial as amorosas, vividas por ele ao longo da narrativa.
Machado de Assis revela em Memórias Póstumas de Brás Cubas uma linguagem rica em recursos estilísticos capaz de emprestar ao romance uma fina dimensão estética. Sua obra é repassada pelas diferentes funções da linguagem. Assim, indique a alternativa que contém trecho em que predomina a função metalinguística.
“Tudo tinha a aparência de uma conspiração das coisas contra o homem: e, conquanto eu estivesse na minha sala, olhando para a minha chácara, sentado na minha cadeira, ouvindo os meus pássaros, ao pé dos meus livros, alumiado pelo meu sol, não chegava a curar-me das saudades daquela outra cadeira, que não era minha”.
“Fui ter com Virgília; depressa esqueci o Quincas Borba. Virgília era o travesseiro do meu espírito, um travesseiro mole, tépido, aromático, enfronhado em cambraia e bruxelas”.
“Não havia ali a atmosfera somente da águia e do beija-flor; havia também a da lesma e do sapo. Retira, pois, a expressão, alma sensível, castiga os nervos, limpa os óculos, – que isso às vezes é dos óculos, – e acabemos de uma vez com esta flor da moita”.
“Citando o dito da rainha de Navarra, ocorre-me que entre o nosso povo, quando uma pessoa vê outra pessoa arrufada, costuma perguntar-lhe: 'Gentes, quem matou seus cachorrinhos?' Como se dissesse: '– quem lhe levou os amores, as aventuras secretas, etc.' Mas este capítulo não é sério”.
O crítico Álvaro Lins sobre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, afirma que um de seus defeitos é “o excesso de introspecção em personagens tão precários e rústicos, estando constituída quase toda a novela de monólogos interiores”. Assim, indique em que alternativa ocorre o monólogo interior, também chamado de discurso indireto livre.
Mas irou-se com a comparação, deu murradas na parede. Era bruto, sim senhor, nunca havia aprendido, não sabia explicar-se. Estava preso por isso? Como era? Então mete-se um homem na cadeia porque ele não sabe falar direito? Que mal fazia a brutalidade dele?
Sinha Vitória, distraída, aludiu vagamente a certo lugar ruim demais, e como o filho exigisse uma descrição, encolheu os ombros.
Nesse ponto um soldado amarelo aproximou-se e bateu familiarmente no ombro de Fabiano: – Como é, camarada? Vamos jogar um trinta-e-um lá dentro?
Fabiano dizia que na serra havia tocas de suçuaranas. E nos bancos de macambira, rendilhados de espinhos, surgiam cabeças chatas de jararacas.
Ela era como uma pessoa da família: brincavam juntos os três, para bem dizer não se diferençavam, rebolavam na areia do rio e no estrume fofo que ia subindo, ameaçava cobrir o chiqueiro de cabras.
O trecho acima é da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Refere ações da cachorrinha Baleia. Indique, nas alternativas abaixo, a que NÃO corresponde à caracterização dela na narrativa.
Apresenta-se mais humanizada que os membros da família de Fabiano, apesar de ser um personagem não humano.
Marca-se por espontaneidade e vivacidade e é capaz de vencer as barreiras da incomunicabilidade ao relacionar-se com outros personagens da história.
É acometida por uma doença incurável e acaba morrendo de forma natural, sob o olhar das crianças e de Fabiano, fantasiando em seus momentos de delírio as caçadas que fazia aos preás.
Acumula importantes funções na narrativa quais sejam as de ser guia, a de ser a responsável pela sobrevivência do grupo e a de acompanhar as crianças nas folganças e os adultos no trabalho.
Bolero de Ravel A alma cativa e obcecada enrola-se infinitamente numa espiral de desejo e melancolia. Infinita, infinitamente... As mãos não tocam jamais o aéreo objeto, esquiva ondulação evanescente. Os olhos, magnetizados, escutam e no círculo ardente nossa vida para sempre está presa, está presa... Os tambores abafam a morte do Imperador.
Bolero de Ravel
A alma cativa e obcecada enrola-se infinitamente numa espiral de desejo e melancolia. Infinita, infinitamente... As mãos não tocam jamais o aéreo objeto, esquiva ondulação evanescente. Os olhos, magnetizados, escutam e no círculo ardente nossa vida para sempre está presa, está presa... Os tambores abafam a morte do Imperador.
O poema acima integra a obra Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade. Da leitura dele NÃO se pode depreender que:
se constrói pela utilização da materialidade do corpo e da espiritualidade da alma, com ênfase para as ações concretizadoras das mãos.
revela uma relação semântica traduzida na ideia de aprisionamento que envolve a alma, o corpo e a vida.
sugere um movimento contínuo que a tudo engolfa e impede a libertação do ser, manifesta na ideia de duração e circularidade.
reproduz verbalmente a construção musical do bolero de Ravel, representada, no poema, pela ideia de moto-contínuo, de repetição e de infinitude.
Sentimento do Mundo, obra de Carlos Drummond de Andrade, marcada pela função poética, constrói-se com figuras de linguagem que imprimem ao texto uma fina dimensão estética. Indique, abaixo, a alternativa que contém, no mesmo texto, uma anáfora e uma gradação.
Havemos de amanhecer. O mundo se tinge com as tintas da antemanhã e o sangue que escorre é doce, de tão necessário para colorir tuas pálidas faces, aurora. (A Noite dissolve os homens)
E vejo a mão que levanta a colher, enquanto a outra sustenta a cabeça e vejo o fio oleoso que escorre pelo queixo do menino, escorre pela rua, escorre pela cidade (um fio apenas.) E não há ninguém mais no mundo a não ser esse menino chorando. (Menino chorando na noite)
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho, vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes. E o hábito de sofrer, que tanto me diverte, é doce herança itabirana. (Confidência do Itabirano)
É preciso salvar o país, é preciso crer em Deus, é preciso pagar as dívidas, é preciso comprar um rádio, é preciso esquecer fulana. (Poema da necessidade)
Some Animals Can Suffer From Mental Illness, Too
Maybe you've had or heard about a pet cat on Prozac, or a dog that doesn't quite seem like itself in the weeks following the death of another animal in the home. On the one hand, it's hard not to question whether there is some owner-projection or anthropomorphism happening here. But on the other, some scientists are starting to seriously investigate the inner lives of animals, including potential signs of mental illness.
De acordo com o texto:
gatos de estimação deveriam tomar Prozac quando deprimidos.
alguns cientistas estão considerando a possibilidade de animais terem doenças antes só atribuídas a humanos.
animais de estimação que tomam Prozac não parecem ser eles mesmos durante algum tempo.
alguns cientistas estão começando a investigar vidas passadas dos animais de estimação.
When space crops up in conversation, ownership does not immediately spring to mind. But as the human race continues to advance in this field, and with commercial space enterprises just around the corner, questions about power politics and their interaction with space exploration must be asked and answered.
Observe a figura acima e leia o texto correspondente. A seguir, escolha a alternativa que melhor representa o título dessa reportagem.
It does not immediately spring to mind
Human race to reach Mars
United Nations Office for Outer Space Affairs
Who Owns Outer Space?
Germine et al. Individual Aesthetic Preferences for Faces Are Shaped Mostly by Environments, Not Genes.
Many of us have had the experience of disagreeing with friends or family about which celebrity is more attractive. Now, researchers reporting in the Cell Press journal Current Biology on October 1 show in a study of twins that those differences of opinion are mostly the result of personal experiences that are unique to each individual. In other words, even identical twins don't agree.
Escolha a alternativa correta.
O texto é um resumo da revista “Current Biology”.
O resumo mostra que o texto aborda preferências de gêmeos.
O texto aponta que preferências dependem de experiências pessoais.
O texto aponta que preferências independem de experiências pessoais.