Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2017/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
“O Descobrimento da América, no quadro da expansão marítima europeia, deu lugar à unificação microbiana do mundo. No troca-troca de vírus, bactérias e bacilos com a Europa, África e Ásia, os nativos da América levaram a pior. Dentre as doenças que maior mortandade causaram nos ameríndios estão as 'bexigas', isto é, a varíola, a varicela e a rubéola (vindas da Europa), a febre amarela (da África) e os tipos mais letais de malária (da Europa mediterrânica e da África). Já a América estava infectada pela hepatite, certos tipos de tuberculose, encefalite e pólio. Mas o melhor 'troco' patogênico que os ameríndios deram nos europeus foi a sífilis venérea, verdadeira vingança que os vencidos da América injetaram no sangue dos conquistadores. Traços do trauma provocado por essas doenças parecem ter-se cristalizado na mitologia indígena. Quatro entidades maléficas se destacavam na religião tupi no final do Quinhentos: Taguaigba ('Fantasma ruim'), Macacheira ou Mocácher ('O que faz a gente se perder'), Anhanga ('O que encesta a gente') e Curupira ('O coberto de pústulas'). É razoável supor que o curupira tenha surgido no imaginário tupi após o choque microbiano das primeiras décadas da descoberta.” Luiz Felipe de Alencastro. “Índios perderam a guerra bacteriológica”. Folha de S. Paulo, 12.10.1991, p. 7. Adaptado.
O texto sugere que o surgimento do Curupira, no imaginário tupi do final do século XVI, pode ser explicado como uma:
tentativa de descobrir formas de cura para doenças até então desconhecidas pela população nativa.
narrativa voltada a assustar as crianças, que associavam as doenças aos conquistadores vindos da Europa.
disposição de analisar e compreender, de forma lógica e racional, a relação entre vencidos e conquistadores.
representação simbólica da mortandade provocada pelas doenças pustulentas trazidas pelos conquistadores.
“A presença africana está de tal maneira mesclada a formas de ser, fazer e viver europeias e ameríndias, que é difícil distinguir o que é puramente africano. O que é certo é que os nossos antepassados africanos trouxeram para o Brasil os conhecimentos e as técnicas que desenvolveram ao longo dos séculos.” Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 154-155.
Entre os conhecimentos citados no texto, é correto citar:
técnicas de navegação, como o barco a vela, e o desenvolvimento do sistema de irrigação por canaletas.
técnicas de preparação do solo, como as chinampas, e o domínio da escrita pictográfica.
técnicas de cultivo, como a coivara, e a edificação de grandes obras, como as pirâmides.
técnicas de extração de metais nobres, como o ouro, e o cultivo do quiabo e do dendê.
A foto mostra Francisco Villa e Emiliano Zapata na sede da presidência do México, em dezembro de 1914. É correto afirmar que a imagem:
mostra o momento máximo das lutas camponesas e indígenas durante a Revolução Mexicana, embora os dois líderes populares tenham sido, posteriormente, derrotados.
expõe a aliança que os exércitos populares firmaram com os setores liberais burgueses, durante a Revolução Mexicana, e que permitiu o fim do período de lutas.
indica o desfecho das lutas camponesas e indígenas na Revolução Mexicana, que culminou com a vitória das forças populares e a construção de um regime socialista.
destaca um episódio secundário da Revolução Mexicana, pois os dois líderes populares não tiveram capacidade política e militar para derrubar a ditadura porfirista.
“O 'Manifesto Programa' de janeiro de 1936, [...] objetiva, de uma maneira imediata, de conformidade com seus Estatutos:
a) a formação de uma consciência nacional de grandeza da Pátria e dignidade do Homem e da sua Família; b) o desenvolvimento do gosto pelos estudos na mocidade brasileira, objetivando a criação de uma cultura nacional própria [...]; c) a eugenia da Raça, pela prática metodizada do atletismo, da ginástica e dos esportes.” A Razão, 18.11.1937. Fonte: http://memoria.bn.br
O documento, publicado num jornal brasileiro em 1937, representa o ideário da:
Ação Libertadora Nacional, inspirada nas ideias socialistas.
Aliança Nacional Libertadora, inspirada nas ideias comunistas.
Ação Integralista Brasileira, inspirada nas ideias fascistas.
Aliança Renovadora Nacional, inspirada nas ideias liberais.
“Pobreza, discriminação, segregação, linchamento e violência policial — tudo isso caracterizava a vida dos negros dos Estados Unidos nos anos 50. Aproveitando as mensagens de liberdade e prosperidade do discurso oficial e apoiados por seus aliados brancos, negros de todo o país, tanto dos estados outrora escravistas do sul quanto dos do norte, construíram o mais importante movimento da história dos Estados Unidos, o 'Movimento por Direitos Civis'. Conferindo à palavra 'liberdade' um novo sentido de igualdade e reconhecimento de direitos e oportunidades, conseguiram mudar as relações raciais, políticas e sociais nos Estados Unidos, inspirando outros americanos a lutar pelos seus direitos.” Sean Purdy. “O outro sonho americano”. In: História Viva, nº 54, abril de 2008.
Entre as vertentes que compuseram o movimento citado no texto, é correto citar:
a mobilização pacifista contra a Guerra do Vietnã e a luta de Malcolm X pela conversão dos negros ao catolicismo.
o princípio da resistência não violenta de Martin Luther King e a proposta de ação direta de autodefesa de Malcolm X.
a defesa da plena harmonia entre brancos e negros dos Panteras Negras e o projeto de evangelização dos negros de Martin Luther King.
o esforço de prestar assistência às comunidades que os Panteras Negras oprimiam e a rejeição das políticas segregacionistas pela Ku Klux Klan.
“Virou-se para Teoria. Este ainda não dormia. Sem Medo segredou-lhe: — O que conta é a ação. Os problemas do Movimento resolvem-se, fazendo a ação armada. A mobilização do povo de Cabinda faz-se desenvolvendo a ação. Os problemas pessoais resolvem-se na ação. Não uma ação à toa, uma ação por si. Mas a ação revolucionária. O que interessa é fazer a Revolução, mesmo que ela venha a ser traída.” Pepetela. Mayombe. São Paulo: Leya, 2013, p. 237.
O trecho, extraído de um romance angolano, refere-se à luta do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), na década de 1970, pela independência de Angola. Nessa obra de ficção, aparecem diversos temas presentes nesse conflito. Entre eles:
a impossibilidade de saídas negociadas, as divergências entre os vários grupos que lutavam contra a colonização portuguesa, o personalismo de algumas lideranças.
o apoio da comunidade internacional à independência angolana, a articulação da luta das várias tribos, a preocupação dos portugueses com reformas políticas e sociais.
o temor do povo angolano face à ameaça de invasão estrangeira, o diálogo ininterrupto com os representantes portugueses, o abandono da luta armada.
a aliança da guerrilha angolana com os fascistas portugueses, a ampla mobilização popular em favor da emancipação política, a unidade dos grupos em luta.
A citação de Bernard Shaw permite concluir que, para ele:
a comunicação efetiva é uma ilusão.
a desvantagem da comunicação é que ela não acontece em qualquer lugar.
a comunicação é o maior dos problemas nas relações humanas.
a ilusão de que a comunicação acontece é o problema.
Why Finnish babies sleep in cardboard boxes
For 75 years, Finland's expectant mothers have been given a box by the state. It's like a starter kit of clothes, sheets and toys that can even be used as a bed. And some say it helped Finland achieve one of the world's lowest infant mortality rates.
Verifique a figura e o texto acima e escolha a alternativa correta.
Há anos mulheres grávidas recebem do governo da Finlândia um conjunto de itens úteis para o início de vida do recém-nascido.
A partir de determinado momento, o governo Finlandês decidiu fornecer berços para os recém-nascidos desassistidos.
As doações do governo Finlandês para mulheres grávidas renderam ao país o menor índice de mortalidade infantil.
A Finlândia implantou um sistema de proteção aos recém-nascidos na década de 70.
Relacionando o gráfico abaixo com o texto acima, verifica-se que:
durante os anos compreendidos entre o início da medição e 1945, o índice de mortalidade infantil na Finlândia quase não sofreu alterações.
a partir de 1945, só houve quedas nos índices de mortalidade infantil na Finlândia.
os dados do gráfico sustentam as informações sobre a queda ininterrupta na taxa de mortalidade infantil mencionada no texto.
o gráfico apresenta os níveis de mortalidade infantil na Finlândia ao longo de quase 8 décadas.
The Heyday of the Silents GEOFFREY NOWELL-SMITH
By the middle of the 1920s the cinema had reached a peak of splendour which in certain respects it would never again surpass. It is true that there was not synchronized sound, nor Technicolor, except at a very experimental stage. Synchronized sound was to be introduced at the end of the decade, while Technicolor came into use only in the mid 1930s and beyond. Nor, except in isolated cases like Abel Gance's Napoléon (1927), was there anything approaching the wide screen that audiences were to be accustomed to from the 1950s onwards. It is also the case that viewing conditions in many parts of the world, particulary in rural areas, remained maskeshift and primitive. Source: The Oxford History of World Cinema EDITED BYGEOFFREY NOWELL-SMITH OXFORD UNIVERSITY PRESS 1996
De acordo com o texto:
no início da década de 20, a indústria cinematográfica não contava com som nem com tecnicolor.
de acordo com Nowell-Smith, recursos cinematográficos como som sincronizado e tecnicolor foram introduzidos no final da década de 20.
a leitura do texto permite inferir que a palavra “heyday”, encontrada no título, representa algo positivo.
o esplendor da indústria cinematográfica, atingido na década de 20, só se repetiu com a introdução de efeitos especiais, principalmente em algumas partes do mundo.