Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Os impactos no território brasileiro, com relação à inserção de Brasília na reestruturação do espaço geográfico nacional, podem ser analisados a partir de três diferentes escalas geográficas: a local, a regional e a nacional.
Assinale a alternativa que contém impactos de escala geográfica nacional:
Houve uma melhoria das vias de circulação com os planos viários que se seguiram após a construção da nova capital federal, mas eles não influenciaram no projeto de integração nacional que era, de longa data, um anseio do país.
A transferência da capital federal para Brasília, implicou uma reordenação da estrutura viária do país. Tal ação possibilitou que houvesse um notável avanço de eixos de circulação, ligando Amazônia e Centro-Oeste por hidrovias.
A transferência da capital federal para o Centro-Oeste incorporou novas áreas produtivas ao processo econômico, mas não de forma a valorizá-las, especialmente nas áreas de fronteira, como bem podemos conferir observando o avanço em direção à Amazônia.
Compreender a transferência da capital federal para o Centro-Oeste do país, diz respeito ao entendimento da construção de uma política pública de caráter nacional que tivesse como eixo central reordenar o território a partir da agricultura comercial de ponta.
Esse processo resultou em uma paisagem com as seguintes características:
A paisagem é resultante do trabalho desenvolvido pelos agentes naturais: relevo, hidrografia, clima e vegetação ao longo dos últimos 420 milhões anos e, mais especificamente, os últimos 09 milhões de anos produziram uma paisagem na qual pouco se pode perceber sobre o processo erosivo no trabalho de modelagem dessa área.
A bacia amazônica é composta por um mosaico de vegetações que estão em áreas de baixa pluviosidade ao longo de todo o ano. O planalto da Amazônia oriental possui modelados de formas de topos convexos ou planos que são marcados por cursos d’água intermitentes.
A paisagem da região amazônica é composta por relevos com elevações consideradas. A rede hidrográfica estende-se estritamente pelo território nacional, com muitos rios intermitentes, o que dificulta a circulação da população. A vegetação marca a região com florestas fechadas entremeadas por áreas de campo.
A bacia amazônica é composta por grande extensão de terras de baixas altitudes que contêm uma complexa rede de canais, lagos e lagunas que drenam dos Andes, das Guianas e do Brasil Central. A hileia é formada por diversos tipos de florestas que superam outros domínios florestais.
Entre as alternativas abaixo, assinale a que melhor explica as declarações do presidente chinês.
O discurso foi um recado à política protecionista e isolacionista defendida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, ao assumir a presidência, prometeu recuperar a economia do país por meio de medidas protecionistas e da criação de barreiras fiscais.
A China pretende ampliar seus mercados especificamente entre os países árabes e para isso requer a parceria com os Estados Unidos. Tal parceria poderá aperfeiçoar o Acordo Ásia-Pacífico e fortalecer a economia chinesa.
Donald Trump vê na China um parceiro importante, e as declarações do presidente chinês podem aproximá-los, pois interessa a ambos um incremento nas relações comerciais. Ambos têm consciência do processo de globalização.
A China entende que a participação do Estado na economia não é importante e manifestou preocupação com relação às guerras comerciais que podem advir de retaliações de países que não tenham essa postura.
A autora, ao tratar dos enclaves fortificados, refere-se, em especial:
às áreas de lazer que são acessíveis apenas mediante pagamento.
às áreas das metrópoles que são denominadas de aglomerados de exclusão.
aos condomínios residenciais de alto padrão.
aos espaços destinados ao consumo de modo geral.
Qual das alternativas abaixo define corretamente o conceito de hotspot:
É um conjunto de áreas prioritárias para conservação. Possuem alta biodiversidade e estão ameaçadas em altíssimo grau. São considerados hotspots áreas que contenham pelo menos 1500 espécies endêmicas de plantas e que tenham perdido mais de ¾ da vegetação original.
É um conjunto de áreas com alta biodiversidade cujas espécies vegetais estão ameaçadas de extinção. São áreas de pelo menos 1500 ha e que nas quais haja gestão do ambiente, de modo que as espécies em potencial de extinção estejam em vias de se recuperar.
É um conjunto de áreas prioritárias para conservação. Elas devem ser áreas de pelo menos 1500 ha e que possuam espécies vegetais das florestas tropicais que possam ser manejadas objetivando o controle da extinção.
É um conjunto de áreas com alta biodiversidade cujas espécies vegetais estão ameaçadas de extinção. Os quatro hotspots brasileiros são: Floresta Amazônica, Mata de Araucária, Mata Atlântica, Cerrado. Essas são áreas que precisam com urgência de planos de manejo.
Leia o texto e a figura para responder a esta questão.
Com relação à crise dos refugiados acima tratada, qual das alternativas abaixo é a errada:
Síria, Afeganistão, Eritréia e Nigéria representam as quatro maiores áreas de origem de refugiados em direção à Europa. Os refugiados sírios procuram a Europa em função da violenta guerra civil que se instalou no país desde março de 2011. Mais da metade dos 20 milhões de habitantes da Síria já deixou o país.
Síria, Afeganistão, Eritréia e Nigéria representam as quatro maiores áreas de origem de refugiados em direção à Europa. A Nigéria vive há décadas sob a ditadura de Boko Haran, chefe tribal que jurou sua fidelidade ao Estado Islâmico. Os nigerianos têm buscado a Europa e o Brasil para se refugiarem, e foram melhor recebidos pelos europeus, principalmente a França.
Síria, Afeganistão, Eritréia e Nigéria representam as quatro maiores áreas de origem de refugiados em direção à Europa. A Eritréia é governada pelo ditador Isaias Afworki desde 1993 e, devido aos altos índices de repressão, há mais de 216 mil refugiados nos países vizinhos, mas, por conta da precariedade dos campos de refugiados, muitos têm buscado outros países, principalmente europeus.
Síria, Afeganistão, Eritréia e Nigéria representam as quatro maiores áreas de origem de refugiados em direção à Europa. Os refugiados afegãos vivem desde 1970 sob diferentes conflitos. O Talibã intensificou sua ação como forma de recuperar o poder perdido desde 2001. Por isso, grande parte dos afegãos procuram asilo na Europa.
Observe o mapa e responda à questão:
Sobre os muros contemporâneos, é importante lembrar que, depois da queda do Muro de Berlim, restavam apenas 11 deles no mundo. Atualmente, a cifra subiu para 70. O mapa mostra alguns deles. Tendo em vista o mapa e seus conhecimentos sobre o assunto, podemos afirmar que:
Na visão dos países em questão, essas medidas foram tomadas porque as tentativas diplomáticas para a resolução dos conflitos esgotaram-se.
Os casos mostrados no mapa referem-se à ideia de se construírem muros para separar da sociedade sã os indesejados narcotraficantes.
Os casos mostrados no mapa dizem respeito às tentativas de impedir a imigração, vista como responsável pelos problemas sociais.
São barreiras construídas pelos Estados na perspectiva de que serão elas as responsáveis por evitar a entrada de imigrantes, traficantes ou inimigos.
A partir do texto, pode-se afirmar que Tucídides:
estudou as estratégias utilizadas na Guerra de Tróia em sua formação como general e registrou a sua própria experiência como combatente no conflito com os persas.
concluiu que a Guerra do Peloponeso ocorreu devido a um crescente poder que ameaçou os demais, de acordo com a lógica do poder.
reconstituiu a Guerra do Peloponeso comparando os relatos dos líderes políticos das várias cidades envolvidas, chegando à verdade dos fatos.
pesquisou as Guerras Médicas, conflito entre gregos e persas, e concluiu que a vitória grega deveu-se à superioridade política das cidades-Estado sobre o poder imperial.
Uma das explicações possíveis para que os medievalistas obtenham informações indiretas sobre as mulheres e encontrem os camponeses “disfarçados” é que:
Os documentos feitos pelas mulheres, embora abundantes, não tratam de muitos aspectos da vida cotidiana e os camponeses só faziam registros ligados à produção.
As mulheres e os camponeses eram desconsiderados numa sociedade que valorizava a guerra, e na qual apenas a nobreza laica produzia os registros do cotidiano.
Os documentos dessa época foram produzidos por clérigos, que monopolizavam a escrita, e deixaram registrada a visão que possuíam sobre a sociedade da época.
As mulheres da Igreja viviam separadas do mundo, não tinham informações sobre a vida cotidiana de outras mulheres nem dos camponeses para registrar.
O texto considera que o regime monárquico na Europa moderna:
resulta da competição e da crescente interdependência entre a nobreza e a burguesia. Assim, a monarquia se equilibrava numa situação na qual nenhum dos grupos em luta poderia ainda tornar-se vencedor.
atinge sua força máxima com a ascensão e a vitória dos grupos burgueses. Dessa forma, a monarquia pôde deixar de mediar as lutas entre a nobreza e os camponeses, e passou a apoiar-se na burguesia.
expressa a capacidade da nobreza vitoriosa para financiar a estrutura política, e a da burguesia em fazê-la funcionar. De fato, a força do regime foi maior onde as transformações econômicas foram mais aceleradas.
representa exclusivamente os interesses do próprio monarca. Na verdade, o poder real pode afirmar-se no contexto da vitória da burguesia sobre a velha nobreza guerreira, que tinha mantido o rei como seu representante.