Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2017/2. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Do conto “A Volta do Marido Pródigo”, que integra a obra Sagarana, de João Guimarães Rosa, não é correto afirmar que:
há, no protagonista, uma espécie de heroísmo gaiato, correlacionado às espertezas das histórias de sapos utilizadas na narrativa.
a personagem principal é Lalino Salãtiel, mulatinho descarado, malandro, enganador, mas simpático. Sabe como poucos contar uma boa história e age na vida como se estivesse em contínua representação.
traz no nome uma alusão bíblica que se concretiza nas ações de abandonar a família, gastar o pouco que tem com bandalheiras, retornar para casa fragilizado e ser de novo aceito.
mostra total alheamento quanto a situações políticas e de disputas de poder, uma vez que os personagens, que atuam na história, são gente do povo e operários da construção de estradas.
O trecho acima integra o conto Sarapalha e faz parte da obra Sagarana de João Guimarães Rosa. Dessa narrativa como um todo, é errado afirmar que:
apresenta duas narrativas, uma em tempo presente e outra, em tempo passado, a qual assume dimensão mítica na cabeça delirante de Primo Ribeiro.
enfoca a solidão, o abandono e a decadência de duas personagens acometidas de maleita e que passam os dias em diálogo sobre suas condições físicas e sentimentais.
gera um conflito entre dois primos, quando um deles revela ter gostado muito de Luísa, mulher do outro, que o abandonara por um boiadeiro.
usa predominantemente discurso indireto livre, que faz aflorar o pensamento íntimo da personagem e despreza o diálogo objetivo e direto por sua incapacidade de interlocução.
*Ombudsman é uma expressão de origem sueca que significa "representante do cidadão". A palavra é formada pela união de "ombuds" (representante) e "man" (homem). O termo surgiu em 1809, nos países escandinavos, para designar um Ouvidor-Geral do Parlamento, responsável em mediar e tentar solucionar as reclamações da população junto ao governo. Hoje em dia, o ombudsman se transformou em uma profissão presente em quase todas as grandes e médias empresas, sejam públicas ou privadas. A função do búds, como também são conhecidos, é a de enxergar os problemas e pontos negativos de determinada empresa ou instituição, a partir da ótica do consumidor/cidadão, e tentar solucionar as crises de maneira imparcial. Dentro da imprensa, o ombudsman é o intermediador entre a editoria do jornal, por exemplo, e seus leitores. Nos Estados Unidos, a função de ombudsman surgiu nos anos 1960. No Brasil, o cargo existe desde 1989, quando o jornal Folha de S. Paulo publicou a primeira editoria do seu ombudsman, que ficaria responsável em ser o porta-voz dos leitores, solucionando e transmitindo as suas reclamações para o jornal. Em muitas empresas o ombudsman é ligado ao departamento de Serviços Jurídicos.
Disponível em: https://www.significados.com.br/ombudsman/. Acesso em: 13 maio 2017. [Adaptado para fins de vestibular.]
Cumprindo sua função de ombudsman, Paula Cesarino Costa:
estabelece interlocução com os leitores como porta-voz da rede Globo para criticar a Folha de S.Paulo.
compactua com o jornal por ter tirado do ar o blog do movimento “#Agora É Que São Elas”.
critica o jornal em que trabalha por ter tirado do ar o post “José Mayer me assediou”.
mobiliza os leitores a aderirem aos procedimentos adotados pelo jornal em defesa do ator.
No segundo parágrafo, “neste espaço” refere-se:
ao tema empoderamento.
ao espaço dos colunistas homens dos jornais.
à coluna da ombudsman.
ao blog #Agora É Que São Elas.
Nos segundo, décimo e último parágrafos, a ombudsman se vale de aspectos quantitativos como argumento de que:
no espaço profissional, a equidade de gênero ainda não é uma realidade.
nas relações sociais, as mulheres já conquistaram seu espaço.
na estrutura familiar, as mulheres continuam submissas aos seus provedores.
no ambiente artístico, a equidade de gênero se manifesta em relação aos homens.
Indique em qual passagem as aspas são empregadas para assinalar o pronunciamento do jornal:
“José Mayer me assediou” [terceiro parágrafo]
“O conteúdo foi retirado do ar porque desrespeitou o princípio editorial da Folha de só publicar acusação após ouvir e registrar os argumentos da parte acusada, salvo nos casos em que isso não for possível” [quarto parágrafo]
(...) “ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade” [quinto parágrafo]
“Mexeu com uma, mexeu com todas” [sexto parágrafo]
“É dever das titulares de um blog feminino e feminista trazer a público, sabendo ser verdadeira, uma denúncia de prática machista."
Nesse trecho do antepenúltimo parágrafo, a intercalação da oração demarcada por vírgulas implica:
conclusão.
condição.
oposição.
consequência.
No sétimo parágrafo da coluna, um leitor faz referência à “operação abafa”, a fim de:
registrar seu ponto de vista sobre a possível parceria da Folha com a Globo em ocultar o caso do assédio.
manifestar crítica sobre a mobilização das funcionárias da Globo em defesa da vítima do assédio.
reclamar sobre o exagero que tanto a Folha como a Globo têm conferido a questões de assédio.
dissimular sua própria opinião sobre a verdade em relação ao episódio do assédio contra a funcionária da Globo.
“Tropeçou ao resumir o episódio como ‘brincadeira’ e tentar dividir sua culpa com a geração de homens acima de 60 anos, como se fossem vítimas de uma catequese única e perversa”. [sexto parágrafo]
Ao empregar o verbo tropeçar, a ombudsman:
se manifesta em favor das duas formas com as quais o ator se justificou.
revela estar de acordo com o ponto de vista do ator.
expressa julgamento depreciativo sobre as justificativas do ator.
endossa o posicionamento apresentado pelo ator.
Estão destacados, no próprio texto, elementos coesivos com os quais há a interconexão entre ideias. Assinale a alternativa que contempla a relação de sentido que eles estabelecem, de acordo com a ordem em que aparecem.
Inclusão, consequência e exclusão.
Exceção, explicação e contradição.
Abrangência, concessão e contraste.
Exceção, consequência e contraste.