Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular PUC-SP 2018/1. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Nota do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília do dia 21 de setembro de 2017:
“Sismógrafos da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registraram, na manhã de hoje, às 05:33h (hora local), um sismo de magnitude 3.2 na Escala Richter sentido na região de Mutunópolis, Estrela do Norte e em outras cidades vizinhas. O evento foi localizado entre as cidades de Mutunópolis e Estrela do Norte/GO. Terremotos dessa magnitude são frequentes no Brasil, com ocorrência de cerca de 20 tremores somente em 2017. No local do epicentro desse sismo de hoje, já foram registrados 11 tremores com magnitudes acima de 3.0 desde 8 de outubro de 2010, quando ocorreu o maior tremor de terra já registrado no estado de Goiás (às 15:15h - local), com magnitude 5.0 na Escala Richter sentido inclusive em Brasília e Goiânia, localizadas a mais de 250 km do epicentro. Na área epicentral foram produzidas trincas, rachaduras e queda de telhas (intensidade VI na Escala Mercalli Modificada - MM). Em Brasília, alguns prédios foram evacuados. Este sismo ficou conhecido como sismo de Mara Rosa, por ser a cidade próxima mais importante. (...) Brasília, 21 de setembro de 2017” (http://intrasis.unb.br/pdf/Nota_EN.pdf, acesso em 30/10/2017).
O trecho acima, retirado do relatório emitido pelo Observatório, permite-nos refletir sobre a ideia amplamente difundida de que não há ocorrência de terremotos no Brasil.
Quanto a esse fato, é CORRETO afirmar que:
O evento apontado na nota do observatório faz referência a um acontecimento isolado. Como o Brasil está localizado no centro e não nas bordas da Placa Sul-americana a possibilidade da ocorrência de terremotos no país é muito pequena.
A nota aponta a frequência com que estes eventos ocorrem. Especialistas que acompanham esses fenômenos afirmam que as várias falhas geológicas que a Placa Sul-americana possui podem ser uma das explicações para ocorrência de terremotos em determinadas áreas do país.
É preciso verificar os epicentros das ocorrências desses fenômenos antes de afirmarmos que ocorrem em território brasileiro. A Placa Sul-americana, onde está o Brasil, recebe muitas ondas sísmicas secundárias provenientes de abalos que se deram em outros países.
A Placa Sul-americana faz limite com a Placa de Nazca. Essa área de encontro entre as duas placas é a área de ocorrência de terremotos na América do Sul. Países como o Brasil, que estão no centro de uma placa, pouco ou quase nada sofrem quando estas se deslocam.
Este já foi o quarto maior lago do mundo, está localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão e é alimentado pelos rios Amu Darya e Syr Darya, cujas nascentes localizavam-se nas montanhas próximas. Seu nome significa “mar de ilhas” em função das mais de 1500 ilhas que existiam no local. Este lago de água salgada já possuiu 68000 km² de superfície e 1100 km³ de volume de água, mas tem encolhido gradualmente desde os anos 1960. As imagens de satélite mostram as transformações no lago entre 1989 e 2009.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que identifica CORRETAMENTE o nome do lago em questão bem como os motivos que levaram à situação mostrada pelas imagens de satélite.
Trata-se do Mar Cáspio e o processo de desertificação que se instalou naquela área praticamente acabou com a pesca do esturjão, peixe muito cobiçado por causa das suas ovas, com as quais se produz o caviar.
Trata-se do Mar Negro, que em função da utilização das águas do Rio Jordão para inúmeros projetos de irrigação pelos países da região, levou à extinção do lago. Hoje o que se tem é um imenso terreno desértico.
Trata-se do Mar de Aral, cujas águas foram desviadas a partir da década de 1960 pela ex-União Soviética para atender à produção de algodão e outros produtos agrícolas nas áreas próximas.
Trata-se do Mar de Azov, que tem sofrido muito pela pesca predatória, boa parte das suas mais de 80 espécies de peixe estão desaparecendo em função de não haver um controle das atividades econômicas.
A palavra atmosfera surgiu da junção de duas palavras gregas Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera). É a atmosfera combinada com as dinâmicas da litosfera, hidrosfera e biosfera que permite a existência da vida na Terra. Com relação às características das diferentes camadas que compõem a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:
A Troposfera é a camada onde ocorrem os fenômenos climáticos (formação de nuvens, precipitações de neve ou granizo, relâmpagos). É também nesta camada que os aviões circulam e ocorre a poluição do ar.
A Exosfera é a camada que antecede o espaço sideral. É composta basicamente por nitrogênio e hidrogênio na proporção de 50% cada. Nesta parte da atmosfera, a temperatura pode oscilar até -100 ºC e sua espessura chega a 500 Km.
A Termosfera é a camada mais extensa da atmosfera. Ela possui oxigênio atômico em sua composição, que tem a capacidade de absorver a energia solar em grande quantidade; por isso, ela pode atingir até 1000 ºC
Na Mesosfera, a temperatura varia entre –10 °C até –100 °C. Ela é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Aqui ocorre o fenômeno da aeroluminiscência.
As imagens referem-se a dois momentos da dinâmica dos movimentos migratórios ocorridos no Brasil. Analise a alternativa que corretamente aponta quais são esses momentos.
A Foto 1 retrata os imigrantes europeus na Hospedaria dos Imigrantes/SP. A vinda ao Brasil se dava para trabalhar nas fazendas de café. A Foto 2 refere-se ao deslocamento dos nordestinos para o sudeste para o trabalho na lavoura da soja no interior do Estado de São Paulo.
A Foto 1 retrata os imigrantes europeus na Hospedaria dos Imigrantes/SP que tinham como destino as terras do sul do país. A Foto 2 refere-se aos migrantes nordestinos que chegavam a São Paulo atraídos pela plena oferta de empregos no setor terciário que se expandia.
A Foto 1 retrata a chegada dos imigrantes europeus que vinham para o Brasil atendendo a um pedido do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras cafeeiras. A Foto 2 retrata migrantes nordestinos que vinham para o trabalho nas indústrias do interior do Estado de São Paulo.
A Foto 1 retrata os imigrantes europeus que chegaram a São Paulo para trabalhar na lavoura cafeeira e na indústria nascente. A Foto 2 refere-se aos migrantes nordestinos que vinham para São Paulo para trabalhar principalmente no setor industrial e da construção civil.
Abaixo vemos o mapa mundi sob a projeção de Mercator. Esta foi a primeira representação cartográfica que abrangeu todo o globo terrestre como o conhecemos, sendo elaborada na Era Moderna.
A respeito desta projeção, é CORRETO afirmar que:
a projeção de Mercator é do tipo conforme.Ela conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas.
a projeção de Mercator não apresenta distorções.Ela é classificada como projeção tipo conforme. Nesse caso, não há distorções das áreas representadas.
esta projeção constituiu um avanço para a cartografia náutica.Ela conseguiu solucionar a impossibilidade de determinar a longitude no mar.
com a projeção de Mercator, foi possível usar menos as direções magnéticas indicadas pela bússola e mais as direções geográficas.
Considere os textos abaixo.
“[...] Amúlio expulsa seu irmão e apodera-se do trono. Depois deste crime, cometeu outro: ele extermina todos os filhos varões do irmão e, sob o pretexto de honrar sua sobrinha Réia Sílvia, colocando-a entre as vestais, ele tira toda a esperança de se tornar mãe condenando-a à virgindade perpétua. Mas acredito que o destino estava encarregado da fundação de uma cidade tão poderosa: era a ele que cabia lançar os alicerces deste vasto império que iguala o dos deuses. [...]” Tito Livio – História de Roma, livro I, p.10. - Texto traduzido e adaptado de TITO LÍVIO. Historia de Roma desde su fundación. (Ab urbe condita). http://historicodigital.com/download/tito%20livio%20i.pdf, acesso em 07/11/17
“Os romanos foram honrados em quase todas as nações: impuseram as leis da sua hegemonia a muitos povos: hoje, as letras e a história celebram-nos em quase todas as raças. Não têm motivo para queixar-se da justiça do Deus supremo e verdadeiro: eles receberam sua recompensa...; os judeus, que tinham morto Cristo, foram justamente entregues aos romanos, para a glória destes. Aqueles, que pelas suas virtudes, [...] procuraram e obtiveram a glória terrestre deviam vencer aqueles que, com seus enormes vícios, mataram e recusaram o dispensador da verdadeira glória e da Cidade Eterna.” Santo Agostinho – A Cidade de Deus – Livro V, cap. XVIII, p. 527. - Texto adaptado: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Cidade-de-Deus-Agostinho.pdf. Acesso em 07/11/17
Os textos foram escritos por cidadãos romanos, em diferentes épocas, e tratam momentos distintos da história de Roma. No entanto, eles concordam que:
a dominação militar de Roma sobre outros povos não seria duradoura.
o poder de Roma dependeu da conquista militar e da aceitação das leis.
a explicação para o imenso poderio romano é de ordem religiosa.
o crime e os vícios dos fundadores de Roma foram os fundamentos do império.
A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos. Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que:
negava qualquer tipo de autoridade religiosa, pois afirmava a supremacia absoluta do indivíduo e da sua capacidade de, ao ler a Bíblia, atingir a graça do conhecimento como caminho para a salvação.
criticava as igrejas nacionais e as lideranças dos reis nos cultos, entendendo que os fiéis atingiriam a salvação por meio de boas obras como a conversão dos pecadores pela pregação da palavra de Deus.
afirmava a predestinação absoluta dos eleitos de Deus, reconhecíveis por sinais tais como uma vida simples e austera, a frequência ao culto, o trabalho árduo e honesto, e o cuidado com a família.
indicava que a salvação pela fé poderia ser conseguida também com o uso da razão, e que os fiéis que viveram uma vida santa e celibatária eram modelos a serem discutidos e ensinados nos seminários.
O Haiti tornou-se independente da França em 1804, e o Brasil emancipou-se de Portugal em 1822. Comparando os dois processos de independência, é CORRETO afirmar que:
os dois movimentos foram inspirados por ideias iluministas e liderados pelas camadas médias urbanas, resultando na libertação dos escravos.
no Haiti, os líderes do movimento foram os latifundiários criollos que mantiveram a escravidão, enquanto, no Brasil, a independência foi proclamada pela elite escravocrata e cafeeira.
no Brasil, a independência foi proclamada pelo príncipe regente apoiado pela elite escravista e, no Haiti, uma revolta de escravos e afrodescendentes livres provocou a abolição da escravatura.
foram movimentos apoiados militarmente pelos EUA e terminaram por implementar monarquias que mantiveram a estrutura fundiária e a escravidão.
Considere os fragmentos abaixo.
Assinale a alternativa que situa CORRETAMENTE a criação da Guarda Nacional e as razões de sua permanência até a Primeira República.
Em meio às disputas entre Moderados, Exaltados e Restauradores no Rio de Janeiro pelo governo central da Regência, e da ocorrência de revoltas nas províncias, a Guarda Nacional foi constituída pelas elites locais como força repressiva confiável, tornando-se uma das bases do poder local até a chamada República Oligárquica.
Para garantir a ordem e conter as revoltas dos Restauradores partidários do retorno de D. Pedro I, a Guarda Nacional foi constituída para enfrentar as Guardas Municipais formadas por portugueses aliados aos proprietários rurais, o que garantiu um instrumento de repressão eficiente até a Primeira República.
Com o objetivo de substituir as Ordenanças de origem portuguesa, responsáveis pela guarda pessoal do imperador, a Guarda Nacional foi criada de acordo com o modelo francês das milícias de cidadãos, e eram forças responsáveis por proteger pessoalmente os regentes e, posteriormente, os presidentes da República.
De acordo com os interesses dos Moderados, Exaltados e Restauradores, aliados durante todo o Período Regencial para garantir a unidade territorial do país, a Guarda Nacional foi criada para apoiar o Exército na tarefa de garantir a segurança das fronteiras, o que explica a sua atuação durante a República da Espada.
Observe o gráfico e assinale a alternativa que apresenta uma interpretação CORRETA dos dados.
Número de mortes por país durante a Segunda Guerra Mundial
Os países vencedores tiveram menos perdas humanas.
O número de mortes civis foi maior entre os perdedores do que entre os vencedores.
Em todos os países, houve perdas militares maiores do que entre os civis.
Em vários países, as perdas humanas foram apenas civis.