Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, que passou a ser dividida, a partir de então, entre República Velha e República Nova. Sobre esse episódio, leia e analise as afirmativas abaixo.
I - Denomina-se Revolução de 1930 o movimento armado que depôs o então presidente da República Washington Luiz Pereira de Souza, pouco antes do término do seu mandato.
II - Getúlio Vargas não tomou parte nesse movimento, assumindo uma postura legalista e democrática, que marcaria sua história política.
III - O objetivo principal desse movimento era impedir a posse de Júlio Prestes, que havia derrotado a chapa de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições presidenciais de março de 1930.
IV - Os protagonistas desse episódio esforçaram-se por ampliar o significado da Revolução, investindo na idéia de República Nova como ruptura em relação à República Velha, e associando o regime instalado em 1930 à idéia de Brasil moderno.
V - A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, ao romper com o controle oligárquico do poder político e inaugurar uma longa fase de governo democrático, somente rompida com o Golpe de 1964.
Assinale a alternativa correta, em relação às afirmativas.
Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Assinale a alternativa incorreta, sobre o processo de imigração no Brasil, nos séculos XIX e XX.
Pressionados pelos vários relatos de maus tratos sofridos pelos imigrantes no território brasileiro, governos europeus, como o italiano e o espanhol - no início do século XX -, restringiriam a emigração para o Brasil.
Depois de 1822 o novo governo imperial procurou trazer imigrantes europeus para colonizar o vasto território brasileiro. A imigração de alemães, suíços e de outros germânicos dominaria a primeira metade do século XIX.
A partir, mais ou menos, de 1880, o problema da mão-de-obra para manter as lavouras de café, base da economia nacional, provocaria uma explosão da imigração no Brasil.
Dentro da questão da imigração, também havia outras motivações claramente racistas: "branquear o Brasil", para "civilizá-lo".
O processo de imigração no Brasil foi bastante uniforme, principalmente se compararmos os imigrantes instalados em Santa Catarina com aqueles instalados em São Paulo, no final do século XIX.
Assinale a alternativa incorreta, sobre o povoamento do Planalto Serrano catarinense:
A vila de Lages era um ponto de pouso das tropas que demandavam da província de São Paulo, fato que também concorreu para a formação das vilas de Curitibanos e Campos Novos.
Durante o século XIX o Planalto Serrano catarinense foi alvo de muitos conflitos, entre a população de sitiantes e fazendeiros e os diferentes grupos indígenas, sendo que estes foram praticamente dizimados na região.
Assim como nas demais regiões catarinenses no século XIX, verifica-se que, no povoamento do Planalto Serrano, não havia contingente populacional negro, o qual se dividia entre brancos e indígenas.
A partir da segunda metade do século XVIII verificou-se o início de um processo gradual de povoamento do planalto, fomentado pela estabilização e pelo crescimento do caminho das tropas.
Com o caminho das tropas pelo planalto, formou-se um longo curso de fazendas de invernada e criação, locais de importância fundamental para o repouso e engorda do gado.
Leia e analise as afirmações abaixo, sobre o evento que ficou conhecido na História de Santa Catarina como Novembrada .
I - A "Novembrada" foi um manifesto político-partidário organizado pelo PT, em 30 de novembro de 1979, e realizado na Praça
XV - de Novembro, centro da capital catarinense, contra a posse do presidente João Baptista Figueiredo.
II - Novembrada é o nome pelo qual ficou conhecida a manifestação popular durante os anos de chumbo do Regime Militar implantado em 1964 no Brasil, ocorrida no centro de Florianópolis, em 30 de novembro de 1979.
III - A recepção ao presidente-general João Baptista Figueiredo, que redundou na manifestação popular conhecida como Novembrada , foi organizada pelos arenistas Esperidião Amim e Jorge Bornhausen, que tentaram, de todas as formas camuflar o ambiente hostil que se formou na cidade, com a vinda do presidente.
IV - Novembrada foi como ficou conhecida nacionalmente a instalação da Operação Barriga Verde no Estado, em novembro de 1975, em que agentes infiltrados dentro do partido que a organizou (PCB) localizaram militantes e os prenderam.
V - Dentre as muitas leituras possíveis a serem feitas do episódio conhecido como a Novembrada , uma delas se refere a seu significado para a afirmação da cidadania, e a legitimação da luta pela redemocratização do país e pelos direitos humanos.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Sobre o Planalto Norte Catarinense pode-se afirmar, exceto:
A população dessa região é de origem açoriana e paulista.
Essa região possui destaque no cultivo da erva-mate, sendo o segundo maior produtor nacional.
No setor secundário, São Bento do Sul destaca-se como o maior pólo moveleiro do estado, responsável pela exportação de móveis.
Com relação aos problemas ambientais, podemos destacar a poluição pela indústria de papel, mobília e madeira, além do assoreamento dos rios, em decorrência da erosão do solo.
Embora o setor terciário seja pouco expressivo, está desenvolvendo nos últimos anos o turismo, através do circuito chamado "Caminho dos Príncipes".
Em 1961 chegaram os primeiros imigrantes japoneses ao Estado de Santa Catarina. A cidade catarinense que os recebeu foi:
Apiúna.
São Joaquim.
Jaraguá do Sul.
Frei Rogério.
Governador Celso Ramos.