Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
As questões abaixo referem-se aos movimentos operários, no contexto da Revolução Industrial do século XIX.
I - Ao longo do século XIX a consolidação do capitalismo tornaria as condições de vida e de trabalho do nascente proletariado extremamente precárias.
II - O ludismo traduz as primeiras manifestações de resistência da nascente classe operária que ocupou os últimos anos do século XVIII e os primeiros do século XIX.
III - Em meados do século XIX a greve geral dos trabalhadores na Europa, organizada pelo sindicato que representava a classe operária, provocou importantes mudanças na legislação trabalhista da época.
IV - O movimento cartista, movimento operário que surgiu na primeira metade do século XIX, não se constituiu um fato isolado, pois foi precedido de greves, motins, insurreições e outras manifestações da classe operária.
V - Na segunda metade do século XIX, e principalmente com a formação das associações internacionais dos trabalhadores, percebeu-se uma estreita relação entre o marxismo e o movimento operário europeu.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo. (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987.)
Sobre a cultura renascentista, a que se refere Nicolau Sevcenko, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.
( ) O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.
( ) Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.
( ) Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.
( ) A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.
( ) Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam surgido.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.
V F V V F
V V F V V
F F V V F
F V F V V
V V F F V
No decorrer do século XIX, as grandes potências européias lançaram-se à conquista colonial da África e da Ásia. Sobre a ocupação da África e suas conseqüências, é incorreto afirmar:
A violência em que se deu a colonização provocou grandes distorções nas estruturas econômicas, sociais e culturais dos territórios dominados. Intrigas entre etnias foram estimuladas e antigos reinos destruídos, vencidos pela superioridade militar dos colonizadores.
Os europeus demarcaram fronteiras, confiscaram terras, forçaram grupos nômades a fixar-se em territórios específicos. Em conseqüência disso, os Estados africanos atuais, na sua maioria, não têm a mesma unidade cultural, lingüística e social.
A ocupação do território africano destruiu estruturas tradicionais; a economia comunitária ou de subsistência foi totalmente desorganizada, pela introdução de cultivos e outras atividades, destinadas a atender exclusivamente às necessidades das metrópoles.
A ocupação européia beneficiou o continente africano, pois possibilitou a inserção da África na economia capitalista mundial. Antes da colonização européia, a economia africana restringia-se a suprir as necessidades básicas de sua população; assim, os africanos viviam sob condições de vida bastante atrasadas.
A ocupação das colônias criou sérios problemas (muitos ainda não resolvidos, mesmo na atualidade). Pode-se dizer que muitos dos conflitos étnicos que existem hoje na região são conseqüências da dominação colonial da África.
Em 2008 comemorou-se 100 anos da imigração japonesa no Brasil.
Sobre a história da migração japonesa no Brasil, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.
( ) Grande parte dos imigrantes japoneses que imigrou para o Brasil, no início do século XX, era formada por camponeses de regiões pobres do Norte e Sul do Japão, que veio trabalhar nas fazendas de café do Oeste do Estado de São Paulo.
( ) O acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês foi feito para suprir as necessidades de ambos os países. No começo do século XX, o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão passava por um período de grande crescimento populacional.
( ) A maioria dos imigrantes japoneses fixou-se no Estado de São Paulo, nessa região formaram-se bairros e até mesmo colônias com um grande número de japoneses. Porém, algumas famílias de japoneses espalharam-se para outros lugares do Brasil.
( ) Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os japoneses enfrentaram muitos problemas em território brasileiro. A imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes.
( ) Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil, número que aumentou com o início da Primeira Guerra Mundial. Hoje, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses fora do Japão.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.
V, F, V, V, F
V, V, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, F
F, V, F, V, V
A partir de 1950, Santa Catarina passa também a receber imigrantes japoneses. Sobre a imigração japonesa no Estado, é incorreto afirmar:
A presença de japoneses no Estado localiza-se principalmente no planalto e no litoral.
Os japoneses aportaram no Estado, ainda no século XIX, e se instalaram no litoral, dando início à primeira leva migratória de japoneses no Brasil.
O município catarinense de Frei Rogério é uma das maiores colônias japonesas do Sul do Brasil.
A participação dos japoneses na economia de Santa Catarina deu-se especialmente no desenvolvimento da agricultura.
Os japoneses introduziram novas técnicas de horticultura e novas espécies de árvores frutíferas no Estado e são referências na cultura da maçã, pêra, nectarina, etc.
Alguns historiadores analisam a indústria catarinense a partir de alguns eixos tradicionais, relacionando-os a regiões específicas do Estado. Considerando esse recorte, relacione a coluna da esquerda, que contém os eixos da indústria, com a da direita, de regiões a que eles se relacionam.
Assinale a alternativa que contém a seqüência numérica correta, de cima para baixo.
1 3 2 4
1 3 4 2
4 1 2 3
3 1 4 2
2 3 4 1
Sem considerar os diferentes grupos indígenas que já habitavam o território, pode-se afirmar, de forma geral, que a sociedade catarinense foi estruturada a partir de ________ provenientes de São Vicente e de _______, que foram levados ao litoral e ao planalto. No século XVIII, recebeu _________ no litoral, e luso-brasileiros (paulistas) no _______; a partir do século XIX, alemães, ________, poloneses e outros contingentes étnicos.
Assinale a alternativa que contém a seqüência que completa corretamente o texto acima.
portugueses, negros, luso-brasileiros, planalto, italianos
bandeirantes, Paulistas, soldados, açorianos e madeirenses, planalto, tiroleses
luso-brasileiros, negros, açorianos e madeirenses, planalto, italianos
soldados da Guarda Nacional, afro-brasileiros, luso-brasileiros, oeste, italianos
portugueses, negros, luso-brasileiros, norte, japoneses
A consolidação da República em Santa Catarina foi marcada por diferentes acontecimentos. Dentre os relacionados ao Estado catarinense, assinale a alternativa incorreta.
a Revolta da Armada.
a Revolta da Vacina.
a Revolução Federalista.
a Guerra do Contestado.
a mudança do nome da capital do Estado.
Sobre a pesca artesanal em Santa Catarina é correto, exceto:
O Estado de Santa Catarina nunca foi grande produtor de pescado do país, pois a pesca artesanal representava no máximo 10% da produção total de pescado do Estado.
Os mais de 500 quilômetros do litoral de Santa Catarina abrigam centenas de pequenas comunidades que ainda cultivam hábitos artesanais de pesca.
A pesca artesanal no Estado é prejudicada pelos grandes barcos da pesca industrial, responsáveis pela dizimação das espécies, com a captura predatória.
No verão, quando diminui a atividade da pesca artesanal, alguns desses pescadores viram "hoteleiros" e oferecem as próprias casas para o aluguel de turistas e surfistas, como forma de garantir outra fonte de renda.
Os atuneiros fazem arrastões perto da praia, em busca de peixes jovens, para utilizálos como iscas vivas em alto-mar, prejudicando a pesca artesanal.
O Plameg I, no início da década de 1960, mudou definitivamente o perfil da economia catarinense, pois as indústrias obtiveram um forte impulso durante o governo de:
Jorge Lacerda.
Celso Ramos.
Heriberto Hülse.
Ivo Silveira.
Colombo Machado Salles.