Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre a hidrosfera, pode-se afirmar:
I - No planeta Terra a água é encontrada naturalmente nos três estados: líquida, sólida e gasosa.
II - A água do mar só é salgada porque, após a solidificação da litosfera, e com o estabelecimento do ciclo da água, a ação do intemperismo desagregou e decompôs as rochas, dando origem a sais minerais. Estes eram levados para os mares e oceanos por diversos agentes erosivos. Assim, os mares e oceanos foram-se tornando salinos.
III - As águas se concentram mais no hemisfério Sul do que no hemisfério Norte.
IV - As marés são movimentos de lenta subida e descida das águas dos oceanos e mares; podem ser observadas no decorrer de um dia e são provocadas pela força de atração da Lua e do Sol.
Assinale a alternativa correta
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Assinale a alternativa que contenha a ordem correta dos Estados brasileiros numerados no mapa abaixo.
1. Ceará, 2. Alagoas, 3. Pernambuco, 4. Amapá, 5. Roraima, 6. Piauí
1. Rio Grande do Norte, 2. Sergipe, 3. Alagoas, 4. Rondônia, 5. Amapá, 6. Maranhão
1. Pernambuco, 2. Alagoas, 3. Bahia, 4. Roraima, 5. Rondônia, 6. Ceará
1. Alagoas, 2. Ceará, 3. Sergipe, 4. Acre, 5. Amapá, 6. Tocantins
1. Paraíba, 2. Alagoas, 3. Pernambuco, 4. Amapá, 5. Roraima, 6.Piauí
Para classificar o relevo, deve-se considerar a atuação conjunta de todos fatores analisados - a influência interna, representada pelo tectonismo, e a atuação do clima, nos diferentes tipos de rocha.
Sobre o relevo brasileiro, é correto afirmar:
Pelos novos estudos que classificam o relevo brasileiro, é fácil perceber que as planícies dominam o território nacional; por isso há tantas áreas disponíveis para a agricultura.
As chapadas são formas de relevo moldadas em rochas metamórficas, do que resulta a feição tabular, com a superfície mais ou menos plana e encostas abruptas. São muito encontradas na região Sul e Sudeste do Brasil.
Não ocorrem no país dobramentos modernos. Essa característica contribui para que o relevo seja bastante desgastado e rebaixado pelo intemperismo e pela erosão, fato evidenciado pelas modestas altitudes encontradas no país.
As planícies brasileiras terminam, na sua grande maioria, em frentes de cuestas - nome que se dá às áreas planas das praias.
Segundo o geógrafo Jurandyr Ross, não existem áreas de depressão no Brasil, pois nenhuma forma de relevo é mais baixa que a linha do oceano.
Assinale a alternativa que apresenta os dois Estados que mais receberam migrantes alemães no século XIX.
Paraná e Rio Grande do Sul
Paraná e São Paulo
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Santa Catarina e Paraná
Espírito Santo e Rio Grande do Sul
A atmosfera possui três camadas: a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. Sobre a atmosfera, pode-se afirmar:
I - O ozônio encontra-se na estratosfera.
II - A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.
III - O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea.
IV - O ar, ao contrário da terra e da água, não transforma a energia solar em calor. Por isso os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e incidem sobre a superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.
V - Na troposfera os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
Relacione as colunas, de acordo com a localização correta dos lugares indicados.
Assinale alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo.
3 4 5 2 1
5 2 1 3 4
2 1 3 4 5
1 3 4 5 2
4 5 2 1 3
A rede hidrográfica brasileira é composta por rios, em sua maioria perenes, e com grande potencial para a geração de energia elétrica, pois se encontram predominantemente em regiões de planalto. Analisando a rede hidrográfica brasileira, conclui-se que:
I - A navegação de maior porte é realizada em rios como os da bacia do Amazonas, os da bacia do Paraguai e em trechos do São Francisco.
II - Os rios das regiões Sul e Sudeste apresentam limitado potencial de navegação, sendo necessária, em alguns casos, a construção de eclusas como as do rio Tietê, no Estado de São Paulo.
III - A bacia do rio Paraguai é a maior do Brasil, e onde se situa a maior usina hidrelétrica do país - a Itaipu.
IV - O rio Uruguai nasce da junção dos rios Canoas e Pelotas.
V - A bacia Platina é composta pelas bacias do Paraná, Uruguai e Tocantins que, juntas, formam a maior rede navegável do Brasil.
Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Sobre a América do Sul é correto afirmar, exceto:
Grande parte do continente apresenta clima tropical quente e chuvoso. Ao longo da costa Oeste, as condições são muito mais secas, com clima semi-árido e desértico quente em alguns lugares.
Embora a economia de alguns países dependa de atividades primárias, outros, como Brasil, Argentina e Venezuela, também desenvolveram uma série de atividades manufatureiras e de alta tecnologia.
A produção de alimentos para exportação é uma importante fonte de renda para muitos países sul-americanos.
Apesar de o clima ser tropical, existem poucas florestas tropicais no continente, cuja população é majoritariamente rural.
A população da América do Sul está distribuída desigualmente. Existem altas densidades ao longo das costas, enquanto grande parte do interior é desocupada ou escassamente povoada.
Assinale a alternativa incorreta, em relação à obra O Ateneu.
Franco, jovem agressivo e problemático; Barbalho, balofo e vesgo, e Sanches, primeiro aluno da classe, são alguns dos meninos que dividiam com Sérgio o dia-a-dia do internato.
Entre os traços em comum entre esse romance e Menino de engenho há o fato de em ambos haver narrador de 1ª pessoa, e de os narradores irem para um internato.
Em linguagem otimista, o narrador revela os muitos anos passados em uma instituição modelar de ensino, cujo diretor era severo, porém compreensivo com os alunos mais fracos e desamparados.
Sérgio, personagem central de O Ateneu, impressionara-se favoravelmente com o internato para onde foi levado pelo pai; a realidade, no entanto, mostrou que o lugar era hostil, e que não havia consideração com os fracos.
Há um momento da história em que Sérgio se apoia nos astros e na devoção a Santa Rosália.
Com relação à obra O Ateneu, todas as afirmações estão corretas, exceto a letra C – “Em linguagem otimista, o narrador revela os muitos anos passados em uma instituição modelar de ensino, cujo diretor era severo, porém compreensivo com os alunos mais fracos e desamparados”. Esta afirmativa está INCORRETA, devendo, portanto, ser marcada como resposta para a questão.
Vejamos o porquê:
A linguagem da obra não é otimista, uma vez que a mesma faz parte do realismo, e este tem como característica a visão mais real das situações, a qual muitas vezes se transforma até mesmo em uma visão pessimista.
Outro equívoco é afirmar que os alunos mais fracos eram compreendidos pelo diretor. Isso não era verdade, o que pode, inclusive, ser comprovado pela alternativa D, que afirma: “a realidade, no entanto, mostrou que o lugar era hostil, e que não havia consideração com os fracos”. Ao contrário, o diretor, Sr. Aristarco, era um homem preocupado apenas com o lucro e com o ganho de bens materiais.
Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.)
I - Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.
II - As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais.
III - Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.
IV - Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal .
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, em que os períodos devem aparecer.
II, I, III, IV
IV, II, III, I
IV, I, II, III
III, I, IV, II
I, III, II, IV
Para responder corretamente esta questão é necessário observar os elementos de coesão, tais quais pronomes, conectivos, elementos anafóricos e catafóricos, pois assim perceber-se-á o mecanismo de ligação entre as frases para formar um período. A sequência correta é a seguinte:
A primeira parte (IV) é assinalada pela expressão “Nos últimos dez ou quinze anos” que é típica de um início de parágrafo, situando em determinado tempo o que se pretende dizer a seguir. A última, por sua vez, pode ser percebida pela expressão “enfim”, que é utilizada em frases conclusivas. A segunda frase (I) é percebida pelo pronome “elas” que faz referência às tatuagens, assunto introduzido na primeira frase (IV), e a terceira (II) fica aí por exclusão, pois não poderia ser a primeira nem a última, já que se trata de uma informação adicionais, nem conclusiva e nem introdutória, e já que não é a segunda frase, pois a frase I se encaixou melhor neste local.