Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2008. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
A maior roda gigante do mundo em funcionamento, chamada Estrela de Nachang , fica localizada na China e tem 160 m de altura. Em fevereiro de 2008 começará a funcionar o Observador de Singapura , com 165 m de altura e 150 m de diâmetro, que, movendo-se com velocidade constante, leva aproximadamente 40,0 minutos para completar uma volta. A distância percorrida pelas cabines do Observador de Singapura, após completar uma volta, e sua velocidade angular média são, respectivamente, iguais a:
165 π m; 0,157 rad/min.
165 π m; 40 rad/min.
160 π m; 0,157 rad/min.
150 π m; 0,157 rad/min.
150 π m; 40 rad/min.
Para suspender um carro de 1500 kg usa-se um macaco hidráulico, que é composto de dois cilindros cheios de óleo, que se comunicam. Os cilindros são dotados de pistões, que podem se mover dentro deles. O pistão maior tem um cilindro com área 5,0x10³ , e o menor tem área de 0,010m² . Qual deve ser a força aplicada ao pistão menor, para equilibrar o carro?
0,030N
7,5×109 N
300 N
7,5×104 N
30 N
A figura abaixo mostra o trajeto de um raio de luz branca através de um prisma de vidro. Analise as afirmações sobre o fenômeno da dispersão da luz, mostrado na figura.
I - No interior do prisma as diversas cores possuem velocidades de propagação diferentes.
II - O índice de refração do vidro é menor do que o índice de refração do ar.
III - A luz branca é refratada ao entrar no prisma, e as cores também são refratadas ao deixar o prisma.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
A figura (a) mostra um dispositivo que pode ser usado para ligar ou desligar um forno, dependendo da temperatura do local onde se encontra o sensor (barra AB). Essa barra é constituída de dois metais diferentes e, ao ser aquecida, fecha o circuito, como indicado na figura (b).
O funcionamento do dispositivo acima indicado ocorre devido:
a metais diferentes possuírem calores específicos diferentes.
a metais diferentes possuírem condutividades térmicas diferentes.
ao calor fluir sempre de um corpo a uma temperatura maior para um corpo a uma temperatura menor, e nunca ocorrer o fluxo contrário.
a metais diferentes possuírem calores latentes diferentes.
a metais diferentes possuírem coeficientes de dilatação térmica diferentes.
Um motor a gasolina consome 16100 J de calor e realiza 3700 J de trabalho em cada ciclo. O calor é obtido pela queima de gasolina, que possui calor de combustão igual a 4,60 x 104 J/g. Sabendo-se que o motor gira com 60,0 ciclos por segundo, a massa de combustível queimada em cada ciclo e a potência fornecida pelo motor são, respectivamente:
0,350 g e 222 kW.
0,080 g e 0,766 kW.
0,350 kg e 100 kW.
0,268 g e 500 kW.
3700 g e 60,0 kW.
Em Santa Catarina, as residências recebem energia elétrica da distribuidora Centrais Elétricas de Santa Catarina S. A. (CELESC), com tensão de 220 V, geralmente por meio de dois fios que vêm da rede externa. Isso significa que as tomadas elétricas, nas residências, têm uma diferença de potencial de 220 V. Considere que as lâmpadas e os eletrodomésticos comportam-se como resistências. Pode-se afirmar que, em uma residência, a associação de resistências e a corrente elétrica são, respectivamente:
em série; igual em todas as resistências.
em série; dependente do valor de cada resistência.
mista (em paralelo e em série); dependente do valor de cada resistência.
em paralelo; independente do valor de cada resistência.
em paralelo; dependente do valor de cada resistência.
Considere as seguintes afirmativas:
I - A experiência de Hans Christian Oersted comprovou que um elétron é desviado, ao se deslocar em um campo magnético, na mesma direção do campo.
II - Ao partirmos um ímã ao meio, separamos o pólo Norte magnético do pólo Sul magnético, dando origem a dois novos ímãs monopolares.
III - Quando uma partícula carregada desloca-se paralelamente ao vetor campo magnético, a força magnética sobre ela é nula.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
O campo magnético de um fio longo e reto, alinhado na direção Norte-Sul, percorrido por uma corrente elétrica constante:
altera a direção da agulha de uma bússola colocada em suas proximidades.
é alterado pela presença de um campo elétrico constante.
tem intensidade diretamente proporcional à distância do fio.
é induzido pela variação da corrente elétrica.
é, em cada ponto de suas proximidades, paralelo ao fio.
Foi determinado experimentalmente que, quando se incide luz sobre uma superfície metálica, essa superfície emite elétrons. Esse fenômeno é conhecido como efeito fotoelétrico e foi explicado em 1905 por Albert Einstein, que ganhou em 1921 o Prêmio Nobel de Física, em decorrência desse trabalho. Durante a realização dos experimentos desenvolvidos para compreender esse efeito, foi observado que:
1. os elétrons eram emitidos imediatamente. Não havia atraso de tempo entre a incidência da luz e a emissão dos elétrons.
2. quando se aumentava a intensidade da luz incidente, o número de elétrons emitidos aumentava, mas não sua energia cinética.
3. a energia cinética do elétron emitido é dada pela equação Ec = ½ mv² = hf - W, em que o termo hf é a energia cedida ao elétron pela luz, sendo h a constante de Planck e f a frequência da luz incidente. O termo W é a energia que o elétron tem que adquirir para poder sair do material, e é chamado função trabalho do metal.
I - Os elétrons com energia cinética zero adquiriram energia suficiente para serem arrancados do metal.
II - Assim como a intensidade da luz incidente não influencia a energia dos elétrons emitidos, a freqüência da luz incidente também não modifica a energia dos elétrons.
III - O metal precisa ser aquecido por um certo tempo, para que ocorra o efeito fotoelétrico.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do gás carbônico, do grafite, do ar atmosférico, do ozônio e do butano, respectivamente.
Mistura, composto químico, mistura, substância simples e composto químico
Composto químico, substância simples, mistura, substância simples e mistura
Composto químico, substância simples, mistura, substância simples e composto químico
Mistura, composto químico, mistura, substância simples e mistura
Substância simples, mistura, substância simples, composto químico e substância simples