Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2009. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Sobre a relação homem-natureza em Santa Catarina, é correto afirmar:
As dunas e os mangues do litoral catarinense são preservados e acabam sendo exemplos da ocupação planejada.
O lixo há muito deixou de ser um problema e uma ameaça ao meio-ambiente no Estado.
As enchentes de 1983 mostraram à Santa Catarina e também ao país, já naquela época, as conseqüências e os agravamentos das condições naturais advindas do crescimento sem planejamentos e preocupações ambientais.
A reciclagem é uma idéia que agrava a produção de lixo e piora muito a relação homem-natureza.
O cultivo do fumo no Estado é exemplo da bem-sucedida relação homem-natureza.
Sobre os conflitos em Santa Catarina durante o século XX, é correto afirmar:
A realidade do Contestado é tão complexa - posse de terra, catolicismo rústico , modernização do país - que apenas o embate entre Santa Catarina e Paraná é insuficiente para explicá-la.
A novembrada ocorreu em Itajaí entre os estivadores do Porto.
Os movimentos dos mineiros em Chapecó proporcionaram o desenvolvimento de políticas públicas preocupadas com o setor de mineração.
A degradação ambiental produzida pelos dejetos da indústria suína, em Criciúma, acirrou os embates em torno da forte atividade pecuária da região.
Trabalhadores e estudantes unidos conseguiram o transporte gratuito em algumas cidades do Estado, a exemplo da Capital, criando o Movimento Passe Livre em 2006.
Sobre o relevo catarinense, assinale a alternativa incorreta.
As depressões catarinenses circundam todas as serras, algumas abaixo do nível do mar.
A maior parte do relevo compõe-se de terrenos planos e altos.
Entre os planaltos e as planícies aparecem as serras.
Destacam-se dois importantes conjuntos de serras: a Serra do Mar e a Serra Geral.
As planícies são regiões predominantes do litoral, também chamadas de planícies costeiras.
Observe a tabela abaixo:
Sobre os municípios da Microrregião do Médio Vale do Itajaí, assinale a alternativa incorreta.
Blumenau da Oktoberfest é o município com maior população e maior IDH municipal da região.
Apiúna, onde se pratica o turismo de aventura, com esportes como rafting, rapel e montanhismo, é um município pequeno, com o pior IDH municipal da região.
Brusque é a segunda cidade em população na região, estando entre as cinco de maior IDH municipal para a região.
Apiúna, que contou em sua colonização com imigrantes alemães, possui o pior IDH municipal da região e uma população maior que Ascurra, com a qual faz fronteira ao Norte.
Embora os municípios de Doutor Pedrinho e Benedito Novo possuam o mesmo IDH municipal, o primeiro tem aproximadamente 1/3 da população do segundo, o que faz com que a população de Doutor Pedrinho tenha uma qualidade de vida muito superior à da população de Benedito Novo.
O gráfico abaixo representa a força de atrito (fat) entre um cubo de borracha de 100 g e uma superfície horizontal de concreto, quando uma força externa é aplicada ao cubo de borracha.
Assinale a alternativa correta, em relação à situação descrita pelo gráfico.
O coeficiente de atrito sintético é 0,8.
Não há movimento relativo entre o cubo e a superfície antes que a força de atrito alcance o valor de 1,0 N.
O coeficiente de atrito estático é 0,8.
O coeficiente de atrito cinético é 1,0.
Há movimento relativo entre o cubo e a superfície para qualquer valor da força de atrito.
A aceleração da gravidade na superfície do planeta Marte é aproximadamente 4,0 m/s². Calcule a que altura da superfície da Terra deve estar uma pessoa com massa de 100,0 kg, para ter o mesmo peso que teria na superfície de Marte.
1,0 x 107 m
3,6 x 106 m
4,0 x 1014 m
6,4 x 106 m
1,36 x 107 m
Uma lente convergente de distância focal d é colocada entre um objeto e uma parede. Para que a imagem do objeto seja projetada na parede com uma ampliação de 20 vezes, a distância entre a lente e a parede deve ser igual a:
20/d
20d
19d
21d
21/d
Em 1997, durante o exercício militar Mistral I, os aviões Mirage III-E da Força Aérea Brasileira conseguiram ótimos resultados contra os aviões Mirage 2000-C franceses, usando a manobra Doppler-notch . Esta manobra é utilizada para impedir a detecção de aviões por radares que usam o efeito Doppler (radares Pulso-Doppler). Ela consiste em mover o avião alvo a 90 do feixe eletromagnético emitido por este tipo de radar, conforme ilustrado no esquema abaixo.
Quando o avião B se move a 90º do feixe eletromagnético, o radar Pulso-Doppler do avião A não consegue determinar a diferença de freqüência entre o feixe emitido e o feixe refletido porque:
há movimento do avião B na direção do feixe.
não há movimento do avião B na direção do feixe.
a velocidade do avião B aumenta bruscamente.
a velocidade do avião B diminui bruscamente.
não há feixe refletido no avião B.
Um feixe de luz, cujo comprimento de onda é igual a 600 nm, propagando-se no ar, incide sobre um bloco de material transparente. O feixe de luz incidente forma um ângulo de 30° com relação a uma reta normal à superfície do bloco, e o refratado faz um ângulo de 20° com a normal. Considerando o índice de refração do ar igual a 1,00 e a tabela abaixo, o valor do índice de refração do material é:
1,47
0,68
2,56
0,93
1,00
Um transformador possui 50 espiras no enrolamento primário e 200 espiras no secundário. Ao ligar o primário a uma bateria de tensão contínua e constante de 12 V, o valor da tensão de saída, no enrolamento secundário, é igual a:
12 V, pois a tensão de saída é igual à tensão de entrada.
zero, pois o número de espiras do enrolamento secundário é maior do que o dobro do número de espiras do primário.
zero, pois não há força eletromotriz induzida nas espiras do secundário.
72 V, pois a razão entre a tensão de saída e a tensão de entrada é igual à razão entre o número de espiras do enrolamento secundário e o número de espiras do enrolamento primário.
48 V, pois a razão entre a tensão de entrada e a tensão de saída é igual à razão entre o número de espiras do enrolamento primário e o número de espiras do enrolamento secundário.