Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2010. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
O urânio encontrado na natureza é formado por uma mistura de três isótopos. Os mais abundantes são o urânio-238 (238U) com aproximadamente 99,3%; o isótopo 235U com aproximadamente 0,7% e o isótopo 234U nas concentrações traço. O urânio (235U) é utilizado como combustível para reatores e na confecção de bombas nucleares. Desta forma, o 238U é convertido para o isótopo 235U através do processo de enriquecimento.
Assinale a alternativa correta em relação às propriedades de isotopia do urânio.
O número de elétrons (e) dos isótopos de urânio é: isótopo 234U e= 141, isótopo 235U e = 142 e isótopo 238U e = 139.
Os isótopos são átomos com o mesmo número de massa.
Os isótonos são átomos com o mesmo número de prótons.
O número de nêutrons (n) dos isótopos de urânio é: isótopo 234U n= 142, isótopo 235U n = 143 e isótopo 238U n = 146.
O número de prótons (p) dos isótopos de urânio é: isótopo 234U p= 234, isótopo 235U p = 235 e isótopo 238U p = 238.
A adsorção de íons é um dos fenômenos mais importantes na química do solo, pois é o principal atributo que afeta a concentração da maioria dos minerais na solução do solo. Dentre as propriedades físico-químicas, como eletronegatividade e polaridade, o tamanho do átomo apresenta influência direta na adsorção dos elementos.
K, Ca, Mn, Fe e Zn
Assinale a alternativa correta em relação à sequência dos elementos descritos acima.
O Zn é o maior elemento descrito na sequência acima, pois apresenta o maior número atômico.
O K é o menor elemento descrito na sequência acima, pois se encontra na família 1 A.
O Ca é o menor elemento descrito na sequência acima, pois apresenta número de oxidação 2+.
Os elementos estão ordenados em ordem crescente de raio atômico.
Os elementos estão ordenados em ordem decrescente de raio atômico.
Em 2009 comemorou-se o ano da França no Brasil com várias atividades envolvendo cultura, economia e política dos dois países. Por esta razão, as questões abaixo abordam o espaço geográfico francês.
Analise as proposições sobre os recursos minerais franceses.
I – A França dispõe de reservas de vários minérios, embora em pequena quantidade, destacando-se as de bauxita. Aliás, o minério de alumínio recebeu este nome porque foi descoberto pela primeira vez em 1821, nas proximidades da cidade de Les Baux, na Provença.
II – As usinas hidrelétricas francesas abastecem aproximadamente 25% das necessidades de energia do país. As principais usinas localizam-se nos rios Reno e Ródano.
III – Quanto ao petróleo, a França apresenta uma produção irrelevante e grande parte dele é importada, principalmente dos países do Norte da África, do Oriente Médio e do Mar do Norte.
IV – Utilizando o urânio das jazidas do Maciço Central e da Bretanha, a França mantém uma rede de usinas nucleares voltadas à produção de energia elétrica e possui um dos maiores índices de uso desta fonte energética no mundo todo.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O rio Sena deságua no Canal da Mancha, depois de atravessar a capital francesa.
( ) Oficialmente a França é um estado laico, mas a maioria da população é católica.
( ) A França tem a terceira maior população da Europa, perdendo para a Rússia e para o Reino Unido.
( ) Paris, a capital, é a cidade mais populosa da França.
( ) Até o século XX a população francesa se concentrava no campo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
F – V – F – V – V
V – F – V – V – V
V – V – F – V – V
F – V – V – F – F
F – F – V – F – F
Assinale a alternativa incorreta em relação às características dos solos que são importantes para a agricultura.
Possuir rochas decompostas, ricas em minerais.
Possuir quantidade suficiente de partículas pequenas (argilas, por exemplo) para reter a umidade junto às raízes.
Ter partículas maiores, como areia ou pequenas pedras, para que haja porosidade e a planta possa receber o ar necessário para viver.
Estar sujeito à laterização, nome dado ao processo de adubação natural dos solos.
Possuir elementos químicos e orgânicos necessários à nutrição das plantas.
Analise as proposições:
I – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) constatou diversos avanços no mercado de trabalho brasileiro em 2008, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. De 2007 para 2008, o contingente de trabalhadores cresceu, impulsionado pelo setor da construção civil, que gerou cerca de 900 mil novos postos de trabalho em todo o país.
II – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2008, confirmou o envelhecimento da população.
III – Segundo a Pnad de 2008, o Norte continua a ter a estrutura etária mais jovem do país.
IV – As regiões Sul e Sudeste apresentaram as estruturas etárias mais envelhecidas na Pnad de 2008.
V – Segundo a Pnad de 2008, houve um aumento dos trabalhadores com carteira assinada entre os anos de 2007 e 2008.
Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Analise as proposições sobre as noções de impacto ambiental.
I – É qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.
II – É qualquer alteração no sistema socioeconômico que possa ser atribuída exclusivamente a razões de caráter administrativo para satisfazer as necessidades de um projeto.
III – É uma alteração ambiental que pode ser natural ou induzida pelo homem; inclui um julgamento do valor da significância de um efeito.
IV – É a alteração do meio ambiente que afeta as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
V – Todas as atividades humanas, sem exceção, geram impacto ambiental direto e/ou indireto.
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Segundo a classificação do professor Aziz N. Ab’Saber, existem no Brasil seis principais paisagens Naturais e, entre elas, inúmeras faixas de transição. Analise as proposições sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros.
I – O Domínio Amazônico contém em sua maior extensão terras baixas. A Floresta Amazônica ou latifoliada equatorial é o elemento que mais marca a paisagem.
II – O Domínio da Caatinga é marcado por solos pouco profundos devido às poucas chuvas e ao predomínio do intemperismo físico.
III – O Domínio das Pradarias é um prolongamento, pelo território brasileiro, dos campos ou das pradarias do Uruguai e da Argentina.
IV – O Domínio do Cerrado possui vegetação semelhante às savanas africanas. Os solos do Cerrado são pobres e ácidos.
V – O Domínio das Araucárias possui solos diversificados. Existem manchas com terra roxa de grande fertilidade natural e solos mais ácidos e pobres em minerais básicos. A planta que marca visualmente a paisagem deste domínio é a Araucária.
Assinale a alternativa que contém a descrição correta do processo de conurbação:
É a reunião de cidades em torno de atividades comuns, formando redes econômicas especializadas em varejo ou atacado.
Conurbação é o movimento de trabalhadores que, diuturnamente, se deslocam para realizarem atividades de trabalho em municípios vizinhos.
Conurbação é o nome que se dá para o crescimento de duas ou mais cidades vizinhas, que acabam por formar um único aglomerado urbano. Em geral, numa conurbação existe uma cidade principal e uma (ou várias) cidade(s)-satélite.
Conurbação é o nome que se dá ao processo de êxodo rural que culmina na metropolização de áreas industriais recentes, formadas por polos econômicos.
É quando “cidades locais” se vêem polarizadas por centros regionais que exercem influência sobre as vilas e as áreas rurais e suas vizinhanças.
As principais religiões praticadas na Ásia Meridional e no Sudeste são o hinduísmo (dominante na Índia), o islamismo (Paquistão, Bangladesh e Indonésia), o budismo (Indochina e península Malaia) e o catolicismo (Filipinas). O hinduísmo é o grande fator de unidade nacional na Índia, país onde se falam cerca de 17 línguas e 1600 dialetos.
Analise as proposições sobre a Índia.
I – O domínio britânico na Índia trouxe sérias implicações econômicas: desarticulou a indústria artesanal, proibiu o surgimento de fábricas e forçou os indianos a abrirem grandes espaços para as culturas industriais como o algodão, o chá e a juta, agravando o problema de escassez de alimentos.
II – As reações mais fortes à presença britânica, na região, datam do fim do século XIX e cresceram após o fim da Primeira Guerra Mundial, sob a liderança de Mohandas Karamchand Gandhi chamado de Mahatma, que quer dizer “Grande Alma”.
III – A campanha de independência da Índia comandada por Gandhi contra o governo britânico era pacífica; como armas eram utilizadas as greves e o boicote aos produtos britânicos.
IV – A Índia conquistou sua independência após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1947.
V – Após a independência da Índia veio à tona o conflito entre hindus e muçulmanos – que já existia e que Gandhi inutilmente tentara resolver. Este conflito resultou na divisão do território indiano em dois países: a Índia (de maioria hindu) e o Paquistão (de maioria muçulmana).