Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2010. Confira! * Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.
Observe a figura abaixo e assinale a alternativa que contém os nomes dos estados que correspondem aos números no interior do mapa, na sequência 1, 2, 3, 4 e 5.
Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Maranhão, São Paulo
Pará, Tocantins, Piauí, Ceará, São Paulo
Amazonas, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pernambuco, Paraná
Amazonas, Goiás, Maranhão, Ceará, São Paulo
Roraima, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo
As proposições abaixo se referem ao Modernismo e aos seus Manifestos. Assinale a alternativa incorreta.
O Manifesto Verde-Amarelo, formado por um grupo de escritores jovens, surgiu logo depois do Movimento Pau-Brasil e tinha como objetivo dar continuidade ao Romantismo, que focava o homem português como herói nacional.
Na “Grande Noite” da Semana da Arte Moderna, Menott del Picchia fora vaiado ao apresentar o seu discurso, ilustrado com alguns poemas e excertos.
O Manifesto Pau-Brasil (1924) propunha uma literatura autenticamente nacionalista com base nas características do povo brasileiro e combatia a influência estrangeira na literatura.
A ideia do Manifesto Antropofágico surgiu quando Tarsila do Amaral presenteou seu marido, Oswald de Andrade, com a sua obra – a tela Abaporu.
O Movimento da Escola da Anta, que fazia parte do Manifesto Verde-Amarelo, representava a proposta do nacionalismo primitivo, elegendo como símbolo nacional a anta, além de valorizar a língua indígena “tupi”.
Neste exercício, a alternativa incorreta é a letra A – “O manifesto Verde-Amarelo, formado por um grupo de escritores jovens, surgiu logo depois do Movimento Pau-Brasil e tinha como objetivo dar continuidade ao Romantismo, que focava o homem português como herói nacional”.
O equívoco desta afirmação se dá porque apesar de o manifesto Verde-Amarelo ter surgido em seguida do movimento Pau-Brasil, o mesmo confrontava as ideias deste. Além disso, o objetivo não era dar continuidade ao Romantismo, já que foi um movimento modernista, decorrente da Semana de Arte Moderna, seu objetivo era, através de textos patrióticos e ufanistas, exaltar e idealizar o país. Nesta realidade, o homem português (europeu) jamais poderia ser idealizado como herói nacional, já que o movimento buscava uma identidade nacional brasileira.
As demais proposições estão corretas ao se referirem ao Modernismo e aos seus manifestos.
A Semana da Arte Moderna de 1922 tinha como uma das grandes aspirações renovar o ambiente artístico e cultural do país, produzindo uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas europeias, sem, contudo, perder o caráter nacional; para isso contou com a participação de escritores, artistas plásticos, músicos, entre outros. Analise as proposições em relação à Semana da Arte Moderna, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O movimento Modernista buscava resgatar alguns pontos em comum com o Barroco, como os contos sobre a natureza; e com o Parnasianismo, como o estilo simples da linguagem.
( ) A exposição da artista plástica Anita Malfatti representou um marco para o modernismo brasileiro; suas obras apresentavam tendências vanguardistas europeias, o que de certa forma chocou grande parte do público; foi criticada pela corrente conservadora, mas despertou os jovens para a renovação da arte brasileira.
( ) O escritor Graça Aranha foi quem abriu o evento com a sua conferência inaugural “A emoção estética na Arte Moderna”; em seguida, apresentou suas obras Paulicéia desvairada e Amar, verbo intransitivo.
( ) O maestro e compositor Villa-Lobos foi um dos mais importantes e atuantes participantes da Semana; neste ano comemoram-se 50 anos de sua morte.
( ) As esculturas de Brecheret, impregnadas de modernidade, foram um dos estandartes da Semana; sua maquete do Movimento às Bandeiras foi recusada pelas autoridades paulistas; hoje, umas das esculturas públicas mais admiradas em São Paulo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
V – F – V – F – V
F – F – V – V – V
F – V – F – V – V
V – V – F – V – F
V – V – V – V – V
Macunaíma o herói sem nenhum caráter (1928), a obra prima de Mário de Andrade e talvez a mais importante do movimento modernista, foi classificada também como rapsódia.
Em relação à obra de Mário de Andrade, é incorreto.
Mário de Andrade acrescentou livremente várias histórias na obra, resultado de suas pesquisas sobre o folclore brasileiro, em razão disso o personagem principal da obra, Macunaíma, assume no desenrolar da trama romanesca diversas identidades.
A obra reúne lendas, ditos, provérbios, máximas, mitos indígenas e sertanejos, fragmentos da cultura sul-americana.
Mário de Andrade teve como base para a criação da sua rapsódia, embora com algumas modificações, a leitura da obra Vom Roraima zum Orinoco do etnógrafo alemão Koch-Grünberg.
A obra escrita em 1922, e publicada dois anos depois, é a obra que sintetiza as propostas difundidas pelo Manifesto Verde Amarelo do próprio autor da rapsódia, muito embora a obra seja anterior a este manifesto.
Mário de Andrade buscou criar em Macunaíma o herói sem nenhum caráter uma linguagem brasileira, sintetizando a língua portuguesa falada no Brasil: as variações regionais, as influências estrangeiras e as criações populares.
Sobre o livro Macunaíma, de Mário de Andrade, a única afirmativa INCORRETA está presente na letra D: “A obra escrita em 1922, e publicada dois anos depois, é a obra que sintetiza as propostas difundidas pelo Manifesto Verde Amarelo do próprio autor da rapsódia, muito embora a obra seja anterior a este manifesto”.
A afirmativa está incorreta por vários motivos: primeiro, a obra foi publicada no ano de 1928; segundo, não sintetiza as propostas do manivesto Verde Amarelo, é uma obra surrealista que critica a linguagem culta vista no Brasil da época, em uma tentativa de representar o multi-culturalismo brasileiro; quanto à linguagem, a obra valoriza as raízes brasileiras e a linguagem dos brasileiros, buscando aproximar a língua escrita ao modo de falar paulistano; além disso, o movimento verde-amarelo foi fundado no ano de 1924 (antes da publicação de Macunaíma) pelos autores Cassiano Ricardo, Menotti Del Picchia e Plínio Salgado e não por Mário de Andrade.
As demais alternativas fazem afirmativas verdadeiras quanto à obra em discussão.